Em meio às dificuldades da vida empreendedora, muitas vezes, o seu maior inimigo pode ser você mesmo. Por isso, desenvolver uma mentalidade de sucesso é a chave para não desanimar, mesmo diante dos obstáculos. É sobre isso que vamos falar neste artigo… 

Muitas pessoas subestimam o poder que nossas ideias têm na nossa realidade. Cultivar uma mentalidade de sucesso é um fator muito importante para colher bons resultados, seja na sua empresa, emprego ou vida pessoal. 

Afinal de contas, a caminhada até os seus objetivos não é simples. E, quando você foca nas dificuldades ou no que dá errado, pode ser fácil perder o foco e desistir. 

Ainda assim, cultivar uma mentalidade de sucesso não é um processo que acontece da noite para o dia. E tudo começa com as crenças que você cultiva. Exatamente por isso que, neste artigo, vamos te mostrar alguns dos preceitos mais importantes para quem deseja construir uma mentalidade de sucesso. 

Boa leitura!

O que é uma mentalidade de sucesso?

Uma mentalidade de sucesso é um conjunto de crenças e hábitos que te ajudam a alcançar seus objetivos, seja na vida profissional ou pessoal. Esse é um dos fatores mais subestimados pelas pessoas. E existe uma razão para isso: cultivar uma mentalidade de sucesso é sair da zona de conforto. 

Dentro do empreendedorismo, cultivar uma mentalidade de sucesso é ainda mais importante – o que chamamos de mindset empreendedor. Vamos entender como colocar isso em prática no próximo tópico? 

5 crenças para desenvolver uma mentalidade de sucesso

Ao contrário do que muitos podem pensar, a mente é treinável. Isso quer dizer que podemos usá-la de forma intencional e mudar a forma como pensamos e agimos. Aí é que está a chave para criar uma mentalidade de sucesso. 

Treinar a mente é uma tarefa possível, mas que requer comprometimento, disciplina e consistência. Além disso tudo, também é importante que você tenha objetivos claros e mantenha eles em sua memória constantemente. 

Explicamos o motivo… 

Quando você não tem objetivos bem delimitados, o seu cérebro vai ser movido por recompensas rápidas. 

Pense bem… o que é melhor: assistir a um filme no final do dia, ou estudar sobre um tópico importante para o seu negócio? Comer uma pizza ou ir à academia? Para a maioria das pessoas, essas são escolhas fáceis. 

A seguir, vamos mostrar algumas das crenças que te levam a uma mentalidade de sucesso. Preparado? 

1. Mudanças fazem parte da vida 

Você certamente já ouviu aquela famosa frase: “nada é permanente, exceto a mudança”. Apesar de ser um clichê, ela representa bem o estado em que vivemos. As mudanças vão acontecer, você queira ou não. O que você pode controlar é a forma como você se prepara para elas. 

Pessoas com uma mentalidade de sucesso conseguem absorver as mudanças, se adaptar e transformá-las em algo positivo. 

Podemos ver isso dentro do segmento de Ecommerce por exemplo. Algumas décadas atrás, grandes varejistas com lojas físicas jamais apostariam que as vendas online cresceriam tanto como cresceram. 

Algumas delas se prepararam para essa mudança – enquanto outras estão correndo atrás do prejuízo até hoje. 

2. É preciso ter metas claras 

Pode ser muito fácil pensar em uma dúzia de coisas que você gostaria que acontecessem. No entanto, é preciso traduzir esses objetivos para a vida real, criando metas alcançáveis e progressivas. 

Alcançar pequenos objetivos, por menores que eles possam parecer, vai te dar motivação para continuar batalhando. Além disso, no final do dia, você vai ver a sua lista de objetivos cumpridos e sentir uma grande sensação de dever cumprido. Nada bate esse sentimento! 

3. Ter paciência compensa

Para ontem! Esse é o prazo com o qual trabalhamos na maioria das vezes. Seja porque nos comparamos com outras pessoas, ou apenas sentimos que nossos esforços deveriam ser melhor recompensados – a verdade é que o sucesso leva tempo.

Quando você foca em quanto está demorando para que seus objetivos aconteçam, pode ser difícil encontrar forças para continuar se esforçando com o mesmo entusiasmo. Lembre-se que nem mesmo as mais bem-sucedidas empresas começaram com centenas de vendas diárias. Tudo é um processo… 

4. É importante saber quais os seus pontos fracos

Quando falamos de uma mentalidade de sucesso, pode parecer estranho falar de pontos fracos. Apesar disso,a verdade é que ninguém é feito de fortalezas apenas. 

E não falamos que você deve mapear os seus pontos fracos para que eles se tornem objetos de tortura… Todos nós temos áreas que podem ser melhoradas e ter consciência delas é um passo importante para melhorá-las.

5. Reconhecer os fracassos também faz parte do sucesso 

Sabe o que todos os maiores empreendedores do mundo têm em comum? O erro. 

Todos eles, sem exceção, têm histórias que mostram como decisões equivocadas e até mesmo projetos fracassados não dizem nada sobre as suas capacidades como profissionais. Essa é a mentalidade do sucesso! 

As falhas devem servir como um aprendizado, um estímulo ou um lembrete para que você faça melhor da próxima vez. Essas são oportunidades para crescer como profissional e como pessoa.

🎬 Leia também: 22 filmes para empreendedores se inspirarem em 2024

Como desenvolver uma mentalidade de sucesso? 

Ainda que a gente esteja falando sobre mindset, ou seja, crenças e ideias, é preciso ter consciência de que o nosso cérebro não opera sozinho. Nós precisamos cuidar do nosso corpo por inteiro se queremos alcançar nossos objetivos.

Uma boa maneira de se começar a fazer isso é olhando para a sua saúde física. Por mais que a sua rotina seja corrida, é importante criar oportunidades para que você se exercite e se movimente. O seu corpo é uma máquina, no final das contas. 

Você também precisa exercitar a sua mente, seja lendo, meditando ou estudando. Na verdade, o estudo é um grande aliado da mentalidade de sucesso. Quando separa uma parte do seu dia – por menor que seja – para se dedicar a estudar e melhorar os seus conhecimentos, está fazendo um grande investimento em você e no seu negócio. 

Nós sabemos o quanto isso é importante na jornada dos empreendedores, e foi por isso que criamos a plataforma de educação do Ecommerce na Prática. Ela concentra treinamentos, resumos de livros, análises de negócio e muitos outros conteúdos aprofundados. 

Tudo sobre o mercado de Ecommerce em um só lugar. 

Se você quer conhecer mais sobre a plataforma e começar a investir no sucesso do seu negócio, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é ter mentalidade de sucesso?

Uma mentalidade de sucesso é um conjunto de crenças e hábitos que te ajudam a alcançar seus objetivos, seja na vida profissional ou pessoal. Esse é um dos fatores mais subestimados pelas pessoas. E existe uma razão para isso: cultivar uma mentalidade de sucesso é sair da zona de conforto.

Como criar uma mentalidade de sucesso?

Para criar uma mentalidade de sucesso, você precisa entender que mudanças fazem parte da vida, ter metas claras, ter paciência, mapear os seus pontos fracos e reconhecer os seus fracassos. Tudo isso te coloca mais perto dos seus objetivos!