Quem trabalha com vendas online precisa conhecer tudo a respeito das formas de pagamento online disponíveis no mercado, concorda? Pois é… Hoje, com o forte crescimento do Ecommerce e a constante digitalização das instituições bancárias, não entender sobre o assunto é o mesmo que desperdiçar valiosas oportunidades para vender mais.  

A verdade é que o consumidor moderno está cada vez mais exigente. A partir disso, você precisa ter em mente que cada vez que uma pessoa acessa a sua loja virtual e não encontra o meio de pagamento que deseja, maior será a chance de ela desistir da compra… 

De acordo com a pesquisa CX Trends 2022, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 62% dos consumidores desistiram de uma compra pela web ou aplicativo por causa de uma experiência ruim durante o processo de aquisição de um serviço ou produto.

Além disso, o levantamento diz que 66% dos participantes realizaram pagamentos por PIX, já que a modalidade oferece mais facilidade e praticidade. 

Assim, levando em conta que o PIX é uma meio de pagamento relativamente novo, além da importância e grande adesão das outras formas de pagamento online, você não pode perder tempo nesse aspecto… 

Para te ajudar, ao longo deste artigo nós vamos explicar o que são as formas de pagamento online, como elas funcionam, quais são as principais e suas respectivas vantagens. Preparado? Vamos lá…

O que são as formas de pagamento online?

As formas de pagamento online nada mais são do que os meios utilizados para a quitação de uma compra feita no ambiente digital. O boleto e os cartões de crédito são alguns exemplos disso. 

E para que a transação seja considerada digital, é preciso que ela aconteça por meio de uma plataforma de pagamento online, aplicativo de dispositivo móvel ou carteira digital. 

Isto é, não cabe utilizar nenhum componente físico em seu processo,  como dinheiro em espécie, maquininha de cartão ou algo do tipo. 

Este tema, na verdade, tem ganhado cada vez mais relevância porque o consumidor moderno quer a facilidade para se sentir no controle e decidir a melhor forma de pagamento para sua compra.

É um fato que quanto mais opções oferecidas, maiores são as chances da compra ser feita no seu Ecommerce.

Como funciona o pagamento online?

O pagamento online funciona por etapas. Em uma loja virtual, por exemplo, os produtos são vendidos por meio de uma plataforma de Ecommerce e o cliente seleciona os itens que deseja, adicionando-os no carrinho de compras… 

Em seguida, o comprador escolhe a forma de pagamento de sua preferência na página de checkout. Caso seja cartão de crédito, por exemplo, a instituição bancária recebe em tempo real a solicitação para a devida aprovação.

Com isso, estando tudo certo com o pagamento, o cliente receberá a cobrança da compra em sua fatura do mês (ou no mês seguinte, dependendo da data de virada da fatura). E a empresa receberá o pagamento em 30 dias.

Razoavelmente simples, não é verdade?

Lembrando que existem outras formas de pagamento online e que seus meios de funcionamento podem variar. Mas vamos falar mais sobre elas a seguir…

Quais são as principais formas de pagamento online?

Agora que você já sabe o que são e como funcionam as formas de pagamento online, chegou o momento de conhecer quais são as principais disponíveis no mercado hoje. Vamos lá? 

Cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito e débito fazem parte da vida dos brasileiros há alguns bons anos e estão entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores.

Segundo estudo realizado pela consultoria Gmattos, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, o cartão de crédito atingiu 98% de aceitação entre os consumidores no período… 

O percentual, inclusive, indica que essa forma de pagamento é a mais utilizada entre as pessoas. 

Já o cartão de débito, teve uma diminuição em sua aceitação, caindo de 37,3% para 30,5% em um ano. Contudo, vale sinalizar que isso não aconteceu à toa… outra forma de pagamento online vem crescendo exponencialmente entre os consumidores e isso pode ter alguma ligação. Vamos falar sobre ela em breve. Continue a leitura…

Débito online (ou em conta)

O débito online, ou em conta, é um dos meios de pagamento mais usados pelos consumidores na hora de quitar as mais variadas contas, como luz, telefone, água, etc. 

Na prática, o débito online é a ligação entre os clientes e as empresas que vendem serviços ou produtos. 

Nesse sentido, vale a pena citar também o débito automático, que nada mais é do que uma forma de o pagamento ser debitado automaticamente na conta da pessoa. Isto é, sem ela precisar fazer a leitura de um código de barra, copiar os números ou algo do tipo. 

Boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais tradicionais no Brasil. Aliás, hoje já é possível até o recebimento de pagamento por meio do boleto digital.

Em sua forma mais clássica, é preciso que o comprador imprima o boleto e efetue o pagamento com base no código de barras. Na online, não é preciso nem ao menos imprimir… basta fazer o pagamento a partir da numeração.

PIX

O PIX é a modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central. Desde sua criação, em novembro de 2021, ele vem conquistando o coração dos consumidores ao redor de todo país…

Para você ter uma ideia, ainda de acordo com o levantamento feito pela consultoria Gmattos, a aceitação do PIX nas maiores lojas online do Brasil cresceu 281%. Antes esta forma de pagamento online era disponibilizada só em 16,9% dos negócios… agora, ela é encontrada em 64,4% das empresas.

Uma adesão bem expressiva, não é mesmo? 

Se você quiser saber mais sobre a adoção do PIX, vale a pena ler o artigo: PIX para empresas: Entenda a Importância

Gateways de pagamento 

Os gateways de pagamento são bastante conhecidos no comércio eletrônico. Basicamente, eles funcionam de maneira integrada ao negócio online, na qual uma operadora financeira autoriza as transações feitas no ambiente digital

Ou seja, eles são como uma espécie de ponte entre as partes. E essa ligação é estabelecida por meio de endereços IP, sendo que cada um dos envolvidos em todo o processo tem o seu próprio. 

Assim, existem diversas opções hoje no mercado… Paypal, PagSeguro e Mercado Pago são algumas delas. 

Caso você queira se aprofundar mais o assunto, sugerimos a leitura deste artigo: Gateway: o que é, como funciona e para que serve 

Link de pagamento

É possível dizer que o link de pagamento funciona de uma maneira diferente das outras formas de pagamento online. Ao utilizá-lo, o comprador não precisa acessar a loja virtual para ser direcionado para a página de pagamento.

Basta que o vendedor cadastre a sua empresa em sites de softwares com essa tecnologia, como é o PagSeguro, por exemplo, e depois encaminhe o link direto para o cliente finalizar a compra. 

Também vale deixar o link disponível na bio do instagram, em caso de venda feita diretamente pelas redes sociais.

Quais são as vantagens do pagamento online?

Não basta só conhecer as principais opções dos consumidores na hora de comprar pela internet… 

É preciso conhecer as vantagens de cada uma delas! É o que vamos te mostrar a seguir:

  • Cartão de crédito e débito: segurança, controle financeiro, pagamento aprovado rapidamente, possibilidade de o cliente parcelar a compra, etc;
  • Débito online (ou em conta): menor risco de inadimplência, segurança, funciona durante 24h, etc;
  • Boleto bancário: não é preciso que o cliente forneça informações financeiras,  não há necessidade também de ele ter conta corrente em algum banco, o recebimento da quantia paga é à vista após a efetivação do pagamento, etc;
  • PIX: compensação bancária acontece na hora, disponível em qualquer horário do dia, permite pagamento via QR Code, precisa de apenas uma informação para a realização da transferência, etc;
  • Gateways de pagamento: não precisa de um intermediador, ajuda a reduzir gastos com taxas bancárias e operadoras, etc;
  • Link de pagamento: não há necessidade de o empreendedor ter loja virtual, ajuda os micro e pequenos negócios no início de suas jornadas, praticidade, etc.

Como escolher as melhores formas de pagamento online?

Depois de tanta informação relevante, é hora de entender como escolher as melhores formas de pagamento online, certo? É o que vamos te mostrar a seguir:

1. Conheça bem o perfil dos seus clientes

A melhor maneira de decidir em quais opções de pagamento apostar é conhecendo as preferências do seu público. Isto é, as formas mais queridas e utilizadas pelas pessoas que compram na sua loja online. 

Para fazer isso, basta conhecer bem a sua persona, que nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal. E ela pode ser definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. 

Neste artigo aqui nós explicamos mais sobre o assunto: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2. Disponibilize mais de uma forma de pagamento online

Uma vez que você já sabe quais são as opções de pagamento mais utilizadas por seus clientes, basta você disponibilizar as principais delas no seu Ecommerce. 

Isso é importante porque diferentes perfis de clientes frequentam seu Ecommerce e isso reflete diretamente em seus comportamentos em relação ao dinheiro e em como ele é usado para pagar algo.

Mas calma… você não precisa liberar todas todas ao mesmo tempo, pois isso não é tão fácil no início dos negócios, por exemplo. Ao longo do processo, priorize aquelas que os seus clientes mais se identificam.

Ressaltamos isso porque é realmente importante para um negócio ter uma boa diversificação nas formas de pagamento. Afinal de contas, é isso que gera maior segurança nas transações e promove a escalabilidade do negócio, tornando-o uma referência em experiência de pagamentos.

3. Calcule os gastos

Toda forma de pagamento gera um gasto para a empresa. O boleto bancário, por exemplo, possui a cobrança de uma tarifa para a sua emissão. Já os cartões de crédito, têm as taxas exigidas pelas operadoras. 

Sendo assim, calcule com atenção todos os custos envolvidos na disponibilização das formas de pagamento que deseja para o seu negócio… Faça de tudo para que elas não comprometam a gestão financeira da sua empresa, certo?

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!