Começar um negócio online gera dúvidas importantes sobre meios de pagamento. Afinal de contas, se os seus clientes acabarão comprando ou não com a sua empresa, depende muito das opções que a mesma colocará à disposição dele para pagar pelos produtos ou serviços vendidos.
Sendo assim, é importante que você leia o artigo de hoje com muita atenção. Nele vamos falar sobre qual é a melhor forma de pagamento na internet… A ideia é levantar alguns pontos sobre as principais opções disponíveis e causar algumas reflexões.
Vamos lá!
A Melhor Forma de Pagamento no Ecommerce: Boleto Bancário x Cartão de Crédito
Boleto bancário
Não é nenhuma novidade que, no Brasil, as duas formas mais utilizadas para pagamento sejam o boleto bancário e o cartão de crédito. Milhões de pessoas no país usam esses meios de pagamento todos os dias.
Se você está começando o negócio agora, pode estar se perguntando: “O que preciso fazer para aceitar boletos bancários em minha loja virtual?”.
Em primeiro lugar, a plataforma usada pelo seu negócio precisa ter integração com um banco, seja ele Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal etc.
* No ecommerce, os bancos mais usados são o Bradesco e o Itaú.
Se quiser passar a aceitar boletos bancários em seu ecommerce, você precisa ter uma carteira de cobrança em um desses bancos. Para fazer isso, vá pessoalmente à sua agência e negocie com o gerente a menor tarifa possível para cobranças com registro e depois integre sua plataforma com o banco em questão.
Em casos onde a plataforma não realiza o serviço de emissão de boleto bancário, você pode terceirizar essa tarefa para empresas como PagSeguro, Pagar.me e Moip.
A grande vantagem dos boletos bancários, além da praticidade, é a segurança. Essa forma de pagamento costuma agradar bastante aqueles consumidores mais desconfiados que vivem com medo de terem o seu cartão de crédito clonado.
A desvantagem dessa forma de pagamento é que muita gente acaba gerando o boleto e, por algum motivo, não finalizando a compra. Se você tem enfrentado esse problema, dê uma olhada neste vídeo aqui.
Cartão de crédito
Existem algumas formas simples de aceitar pagamentos com cartão de crédito em seu ecommerce:
- Usando o seu próprio gateway de pagamento
Instalando gateways em sua loja virtual, você permite que o usuário realize esse tipo de pagamento. Alguns dos principais gateways são Cielo, Rede, Pagar.me e Braspag.
Sempre verifique a compatibilidade da sua plataforma de ecommerce em relação a esses serviços. Faça testes para ter certeza de que essas implementações servirão mesmo para o objetivo final: facilitar a vida dos clientes.
Caso sua plataforma não possua capacidade de integração com esses gateways, muito provavelmente ela se integrará aos intermediadores de pagamento, que fazem uma mediação entre clientes e loja virtual. O cliente se sentirá seguro com isso, pois terá a garantia de segurança de nomes já muito conhecidos no mercado, como PayPal, Moip, Mercado Pago e PagSeguro.
- Checkout Transparente
Essa forma de pagamento por cartão de crédito funciona e é sim bastante indicada pela nossa equipe.
A grande vantagem é que ela permite que o cliente insira seus dados diretamente na loja virtual, sem a necessidade de se deslocar até o site do PagSeguro, por exemplo.
Apesar de parecer simples, essa mudança de ambiente assusta muitos consumidores, que não entendem bem o que está acontecendo, ficam inseguros e acabam desistindo da compra.
E aí, você ainda está esperando uma conclusão comparativa que responda qual é a melhor forma de pagamento na internet?
Nada disso! Se você tem uma loja virtual, o ideal é oferecer não apenas pagamentos via boletos e cartões, mas também outras opções como depósitos e transferências. Quanto mais opções, mais conforto para o consumidor e mais vendas para você!