Os empresários sabem bem o poder que o marketing tem de levar seus negócios para outro patamar, não é verdade? Contudo, na hora de definir as ações certas para fazer isso, é comum que surja a seguinte pergunta: “marketing tradicional vs marketing digital, qual faz mais sentido para o meu negócio?” 

E você pode reparar: geralmente esta dúvida abre espaço para outro questionamento importante: é preciso escolher apenas um deles ou daria para combinar os dois? Pois é…

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, feita pelo Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento… 

Enquanto apenas 5,5% das empresas entrevistadas afirmam divulgar suas marcas apenas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos.

Logo, na hora de vender - seja no Ecommerce, varejo físico ou em ambos -, saber quais estratégias adotar para atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas é essencial...

Para isso, você precisa entender tudo sobre marketing tradicional vs marketing digital. E nós vamos te ajudar nisso ao longo deste artigo! Acompanhe… 

O que é o marketing tradicional?

O marketing tradicional utiliza formas de comunicação clássicas para fazer a divulgação de um produto ou serviço

Na prática, ele acontece por meio de comerciais em canais de TV, propagandas em programas de rádio, anúncios em mídia impressa (jornais, revistas, etc), outdoors, panfletos e por aí vai…

Algo importante a ressaltar nisso é que, embora já bastante conhecidas, essas ferramentas do marketing tradicional não perderam o seu valor com o passar do tempo. Pelo contrário, continuam gerando excelentes resultados para diversas empresas que as utilizam. 

Inclusive, no vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, líder de Aquisição do EnP, explica mais sobre o assunto. Assista quando puder!

O que é marketing digital?

O marketing digital, por sua vez, faz uso de iniciativas para promover e divulgar produtos e serviços no ambiente online

Isso acontece por meio de publicações nas redes sociais (como Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, por exemplo), sites e blogs, além de envios de e-mail marketing, etc. 

Assim, em meio ao avanço da tecnologia, o marketing digital se tornou imperativo para as pessoas que querem trabalhar com internet hoje em dia. Sem ele, não é possível atrair e conquistar cada vez mais clientes para os negócios.

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital?

Na prática, não existe apenas uma diferença quanto o tema é marketing tradicional vs marketing digital… mas sim algumas. Vamos apresentá-las a seguir:

1. Segmentação do público

O comum nas campanhas de marketing tradicional é que as suas iniciativas impactem muitas pessoas ao mesmo tempo. Ou seja, tanto as que estão em busca do produto que é o foco da ação, quanto as que não estão interessadas nele.

Por exemplo: imagine que você está caminhando pela rua e, bem à sua frente, há um outdoor com a propaganda de uma marca de shampoo. Quantas pessoas você acha que, ao fim de um dia, também “esbarraram” com este mesmo anúncio? Muitas, não é mesmo? 

Neste caso, a empresa vai precisar conhecer bem a região para ter certeza de que por lá vão passar uma boa quantidade de indivíduos querendo seus produtos. Caso contrário, infelizmente, a iniciativa poderia ser o mesmo que jogar dinheiro fora…

Já no marketing digital, os anúncios são feitos de forma segmentada, atingindo pessoas que realmente estejam a procura de um determinado item ou com potencial para isso. Basta utilizar ferramentas como: Google Analytics, Meta for Business (antigo Facebook Ads) e outras…

Com elas, você consegue se basear em informações disponíveis online para alcançar as pessoas certas, aumentando a taxa de conversão do seu negócio e o ROI (Retorno Sobre o Investimento) das suas estratégias de marketing.

Inclusive, no artigo “Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor?” nós fizemos um comparativo completo entre as plataformas. Vale a pena a leitura!

2. Alcance das campanhas

Para explicar a questão do alcance quando o assunto é marketing tradicional vs marketing digital, podemos utilizar até mesmo o exemplo do tópico anterior…

Aquele outdoor com a propaganda de shampoo pode ficar disponível durante dias, semanas… Mas a mensagem dele só vai impactar quem passar por lá. Querendo ou não, isso é algo um pouco mais limitado, concorda?

Com o marketing digital, por sua vez, é possível criar anúncios em proporção nacional - ou até mundial. Ou seja, a sua loja virtual pode vender para qualquer lugar (tendo a estrutura logística adequada para dar conta de todas entregas, claro). 

Neste ponto, você pode até questionar o seguinte: mas e se for o canal de TV em rede nacional, não dá no mesmo? Talvez… 

Para entender isso, seria preciso analisar muitos fatores que dizem respeito à persona de cada negócio. Entretanto, independentemente disso, algo que você precisa levar em consideração é o aumento do número de pessoas com acesso à internet hoje.

Para você ter uma ideia, o Brasil tem 152 milhões de usuários de internet, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais, segundo pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Um número bem expressivo, não é mesmo? 

3. Investimento necessário

Não é novidade que a publicidade em TVs, rádios e outros veículos tradicionais podem ser bem caras. Como dito anteriormente, estes ainda são meios relevantes para a audiência, mas não deixam de ter custos mais elevados.

Nesse contexto, o que acaba acontecendo é que as grandes marcas conseguem aproveitar mais esses espaços do que as menores… Algo que não acontece no marketing digital. 

No ambiente online, é possível começar a fazer anúncios com investimentos mais baixos, testando as estratégias que dão certo ou não, sem sentir tanto o peso disso no caixa da empresa.

É claro que os gastos fazem a diferença no fim do mês e para você não ter problemas nesse sentido, fique bem atento aos budgets e ao fluxo de caixa do seu negócio, certo?

4. Interação com as pessoas

Se tem uma coisa que revolucionou a relação dos clientes com as marcas nos últimos anos foi a internet. Hoje, as pessoas conseguem facilmente comentar, opinar, sugerir, reclamar e elogiar uma empresa por meio das redes sociais ou canais de atendimento ao consumidor

No marketing tradicional, obter esses retorno por parte do consumidor é mais complicado, uma vez que eles vão precisar telefonar, mandar email ou entrar em contato com uma central de atendimento. Ou seja, são meios que funcionam, mas que não são tão práticos e rápidos quanto as redes sociais, por exemplo. 

5. Mensuração dos resultados

Na hora de entender qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital, a análise dos resultados das ações não pode ficar de fora. 

No marketing tradicional, normalmente essa mensuração é feita após a veiculação dos anúncios. Já o marketing digital, esse processo pode ser feito em tempo real, o que permite ajustes rápidos caso algo não esteja saindo dentro do esperado.  

Ou seja, não há o risco de ter que esperar até o fim de uma campanha para saber se ela deu realmente certo ou não… Você já consegue acompanhar isso desde o início dela. 

Quais são as vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional?

Um dos primeiros pontos que pode ser dito na hora de entender quais são as vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional, é a maior segmentação

Desenvolver campanhas direcionadas para pessoas realmente interessadas nos seus produtos faz toda a diferença. Isso porque você aumenta as chances de vender mais e, ao mesmo tempo, evita o desperdício de dinheiro com iniciativas mais gerais e que não vão levar a nada. 

Outro ponto é a capacidade de mensuração. Desde o momento em que você dá início a uma campanha de marketing digital já é possível analisar seus resultados. E é essa flexibilidade no monitoramento que vai te ajudar a entender se você está atingindo os objetivos como o esperado. 

Além disso, o marketing digital sai na frente do marketing tradicional quando o assunto é o poder de viralização. Hoje, um conteúdo pode facilmente tomar proporções absurdas entre as pessoas e uma empresa faturar muito com isso…

Algumas dessas ações são até criadas com esta finalidade… É o chamado Buzz Marketing. Falamos mais sobre isso neste artigo: Buzz Marketing: o que é e como fazer [+ 3 exemplos]

Marketing tradicional vs marketing digital: qual vale mais a pena?

Para quem vende no Ecommerce, sem dúvidas, o marketing digital é indispensável. Falamos isso, pois no ambiente online é preciso atrair as pessoas para a sua loja virtual, uma vez que elas não estão andando pela rua com a chance de “esbarrar” na sua loja.

Entretanto, isso não significa que você não pode apostar também em iniciativas do marketing tradicional… No melhor dos cenários, dá para você combinar os dois

Por exemplo:

Vamos supor que você venda camisetas variadas… de bandas, séries, programas de TV e até personalizadas. E você sabe que os seus clientes são jovens, antenados e gostam de ouvir estações de rádio que tocam as músicas do momento. Por que não, então, investir também em comerciais nesses canais além das ações online?

O que realmente importa na hora de utilizar o marketing para alavancar o seu negócio, é fazer ações que estejam alinhadas ao seu público. Sem esquecer ou ignorar, é claro, que o marketing digital é o seu maior aliado na hora de vender online.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!