Vamos falar um pouco sobre Growth Hacking e como fazer funcionar no seu Ecommerce. O nome não é fácil e o conceito da técnica também não é. Mas, com estudo e entendimento do seu canal e dos seus objetivos, esse conceito e técnica de crescimento ágil vai se tornar mais fácil de incluir no dia a dia.

O conceito de Growth Hacking se baseia em processos de otimização de uma empresa no funil como um todo, desde a aquisição de visitantes, passando pelas vendas, receitas, retenção de clientes e recomendação.

É importante para ajudar na escala das ações, proporcionando crescimento exponencial da empresa. 

Vale lembrar que é um processo contínuo, e não uma técnica exclusiva que tem um início e um fim. É algo constante que engloba todas as áreas da empresa.

Mas, afinal, o que é Growth Hacking? Ao longo deste artigo, vamos explicar mais detalhes sobre o termo e como aplicar esta técnica no seu Ecommerce.  

O que é Growth hacking? 

O Growth Hacking é uma forma de adotar estratégias visando o crescimento acelerado do negócio, partindo sempre dos seus pontos fracos. Para realizar essas estratégias, é preciso fazer experimentos e validar hipóteses, descobrindo brechas de crescimento.

A ideia começou com as startups que precisavam de crescimento inicial com pequenos orçamentos e, hoje, alcançam grandes corporações. 

Todas as empresas têm problemas na parte de vendas, de marketing e isso é uma oportunidade de otimizar os processos. 

O que é preciso para fazer Growth Hacking?

Primeiro, você precisa definir o objetivo e a partir dele traçar hipóteses para colocar os experimentos no ar.

As ferramentas utilizadas para estes experimentos são ferramentas de teste, análise de dados e automação. O Growth Hacker não precisa ser um profissional de TI, mesmo se valendo de ferramentas tecnológicas. 

Ele é o profissional que encontra passagens para fazer o negócio crescer mais rapidamente e de forma inteligente, podendo estar na área de marketing. 

O profissional avalia o processo, experimenta tecnologias e faz testes. Pensa em desenvolvimento, analisa dados e o comportamento do consumidor. 

Por isso, é importante a observação e pesquisa no comportamento do consumidor. Quando tiver um experimento comprovado, ele se torna processo, repetível e escalável, de forma que a empresa não gaste tanto tempo e dinheiro naquela tarefa.

Leia também: 7 Tendências do Ecommerce

Principais Estratégias

Cada empresa vai ter uma estratégia específica para o seu negócio. Portanto, eles devem ser pensadas de forma específica para cada negócio. 

Mas algumas estratégias são básicas e funcionam inicialmente para todo tipo de empresa.Confira algumas das principais estratégias: 

  • Marketing de conteúdo: para quem quer aumentar o tráfego, essa é uma estratégia fundamental. Se você trabalha com conteúdo de apoio em site, blog e até mesmo redes sociais, é uma técnica que precisa ser estudada. Para ter melhores resultados, use técnicas de SEO, que é um conjuntos de ações que vão influenciar no posicionamento das páginas do seu site. Assim, pode ter um maior crescimento da audiência do seu site e, consequentemente, da venda dos seus produtos;
  • Marketing de referência: Essa técnica consiste em transformar seus clientes em promotores da marca. Geralmente isso ocorre por indicação de um usuário para outro, dando recompensas (muitas vezes para ambos). É uma forma de incentivar uma divulgação boca a boca, o que é essencial para reduzir o custo de aquisição por cliente e alavancar a base de usuários e aumentar o crescimento da empresa. Também é um formato que acaba fidelizando o cliente;
  • Escassez: um gatilho mental bastante conhecido para motivar as pessoas a adquirirem o produto ou serviço de forma mais imediata. O princípio é sempre que o escasso é mais valioso e garante a compra sem precisar investir tanto em publicidade;
  • Testes e mais testes: para obter sucesso é preciso fazer testes constantes nessas áreas e rodar diferentes versões do mesmo material para comparar os resultados sempre que possível. A única exigência é que os testes devem se basear em dados para embasar as decisões. 

Leia também: 8 Ferramentas Gratuitas de SEO para a sua Loja Virtual

Ferramentas que fazem o negócio crescer 

No mundo em que vivemos, pensar em crescimento de marca sempre acaba esbarrando em investir em ferramentas de tecnologia. No caso do Growth Hacking, não existem ferramentas específicas, mas em estratégias para fazer o negócio crescer

É válido conhecer ferramentas de gestão como o Bling para estruturar a organização interna e de automação, como para disparar e-mail marketing, por exemplo. O Google também oferece ferramentas de otimização de páginas e imagens, além de análise de dados. 

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários façam a organização e a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. 

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários (de cobranças e de propostas comerciais). 

Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de Ecommerce do país.Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Estratégias de Growth Hacking auxiliam seu negócio a ganhar autoridade na internet e alcançar novos clientes de maneira rápida e econômica. 

Lembre-se: os experimentos são o melhor formato para fazer seu negócio escalar, não se trata de truques, apenas de adaptações e muito estudo. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!