Se você quer começar a vender online sem deixar o seu emprego atual de lado, acredite: é absolutamente possível.

Isso pode funcionar muito bem para te gerar uma renda extra e complementar seu salário. Mas uma dúvida que pode surgir na hora de começar é de que formas fazer isso...

Caso você não saiba ainda como começar a vender online sem deixar seu emprego, listei 11 formas que eficazes para você dar o start e ganhar mais dinheiro.

1- Blog

Blog - vender online

A primeira dica - e uma das mais acessíveis - para quem quer começar a vender online  sem deixar seu emprego é a criação de um blog.

Você pode criar o seu próprio Blog e abordar os assuntos que tem domínio e gosta de falar… ou simplesmente pode escrever artigos para uma empresa, atuando como freelancer ou num regime de trabalho home office.

Aqui estão algumas dicas extras para você ganhar dinheiro com o blog: 

  • Escolha um assunto abrangente, que tenham diversos subtópicos para serem abordados; 
  • Aprenda sobre SEO  para ranquear o seu site e deixá-lo com um bom posicionamento no Google e em qualquer outro buscador; 
  • Evite erros de português, você precisa passar profissionalismo aos leitores; 
  • Use imagens criativas dentro dos seus artigos. 

Essas dicas vão te ajudar a ir na direção certa para alcançar o objetivo de ganhar dinheiro sem precisar sair do emprego. 

Mas tenha em mente que ter um blog por si só não vai dar dinheiro. Para conseguir uma boa renda, você precisa usar a audiência do blog para vender produtos ou disponibilizar espaço de anúncio pago.

Parceria com marcas

Como eu te expliquei, você pode divulgar os produtos das marcas dentro do seu blog.Essa é um método que funciona bem e geram muito lucro. 

Mas, para conseguir fechar negócio com uma empresa, o seu blog precisa ter relevância nos buscadores (ou seja, tem que está bem ranqueado). 

Por isso, trabalhe o SEO do seu site para conseguir um bom posicionamento nos buscadores. 

Espaço de anúncios

Nesses espaços de anúncio, caso você nutra uma boa audiência - e, para isso, precisa criar artigos relevantes -, empresas de todos os portes vão te pagar para incluir um banner ali.

Essa é a estratégia de grandes sites de notícia usam.

Negocie com empresas até chegarem em um acordo que favoreça os dois lados. Não precisa pensar em marcas grandes, você pode anunciar alguma loja do seu bairro ou alguma pessoa que tenha uma loja virtual… 

Veja o que está mais próximo da sua realidade.

2 - Programa de Afiliados

Programa de afiliados - vender online

Outra forma de começar a vender online sem deixar o seu emprego é vender como um afiliado.

O programa de afiliados é a união entre um produtor que quer promover o seu produto e um afiliado que vai divulgá-lo. A partir de cada venda, o afiliado ganha um percentual como remuneração pelo esforço de venda feito.

Se você tem uma audiência engajada, essa pode ser uma ótima opção para começar a vender online.

Busque por produtos que tenham relação com você e comece a divulgá-lo, utilizando sempre um link específico ou código. Com isso, tanto você quanto o produtor poderão ter um controle sobre a venda.

Como estamos falando de trabalhos extras, essa é uma ótima forma de continuar com o seu emprego fixo e, nas horas vagas, trabalhar como afiliado! 

3- Curso Online

Curso online

Se você tem algum conhecimento relevante, essa pode ser uma oportunidade única de começar a vender online sem deixar seu emprego. 

Vou contar uma história que pode te inspirar… 

Há alguns anos, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, oferecia conteúdo gratuito para as pessoas que acompanhavam o blog e outras redes sociais da empresa. 

O conteúdo foi tão relevante para as pessoas que queriam empreender no Ecommerce que, em determinado momento, elas pediram para que Bruno criasse um curso. E, a partir disso, surgiram os cursos online focados em empreendedorismo do Ecommerce na Prática. 

Se você tem domínio sobre algum assunto que te faz querer repassar esse conhecimento, por que não criar um curso online? 

Repassar o seu conhecimento e experiências adiante para diversas pessoas sedentas para aprender pode ser uma chance de aumentar seus rendimentos.

Além disso, é bem barato criar um curso online. Você pode oferecer PDF ou produzir videoaulas, vai depender do seu orçamento inicial, e aí pode disponibilizar em plataformas voltadas para o segmento, como Hotmart.

Só para você saber, vídeo-aulas e PDF são formatos de infoprodutos que irei abordar mais pra frente…

4- Faça o seu Canal no YouTube

No Youtube, as pessoas procuram por entretenimento, informação, conteúdo relevante… Então você não vai fazer uma venda direta de um produto, mas monetizar o seu canal com o sistema de anúncios que a própria plataforma oferece. 

É claro que também pode direcionar a audiência para um link de compra, utilizando o Youtube como base para impulsionar vendas de produtos físicos ou infoprodutos… Mas, a princípio, vamos falar sobre monetização do canal.

Se escrever não é o seu forte e ficar em frente a uma câmera não incomoda, é hora de apostar as suas fichas no tempo vago e elaborar conteúdo para o seu canal. 

Os vídeos mais comuns dentro do Youtube são os de entretenimento e com foco em jogos, comédia, filmes, finanças, entre outras coisas… e também têm os vídeos mais educacionais, com uma pegada explicativa e com tutoriais. 

O tema vai depender do que você gosta de falar, do que você tem mais conhecimento e, principalmente, se for anunciar, do é relacionado ao seu produto. 

Depois que tudo estiver planejado, veja este artigo sobre Como criar um canal no Youtube para vender mais. Lá, você vai encontrar o passo a passo completo para ter o seu próprio canal. 

5-  Vender Infoprodutos

Para começar a vender online sem precisar sair do seu emprego, não necessariamente você tem que vender um produto físico… 

Já parou para pensar nisso? 

Quando falo sobre os cursos online e os formatos de como oferecer esse tipo de conteúdo educativo, isso é um infoproduto! Ou seja: produtos digitais. 

Esse mercado é extremamente lucrativo e, para muita gente, mais simples do que lidar com produtos físicos.

Além de não ter a demanda de estoque e as vendas serem totalmente online, as pessoas também vão consumir o seu produto diretamente na internet. 

Alguns infoprodutos que você pode investir: 

  • Videoaulas;
  • Webinários;
  • E-books;
  • Podcasts.

Aqui, no Ecommerce na Prática, por exemplo, a maioria dos nossos treinamentos são considerados infoprodutos. 

Ou seja, o curso online que mencionei anteriormente também é um tipo de infoproduto. 

Veja qual nicho você prefere explorar e faça um infoproduto baseado nele. 

6- Gerencie Contas de Redes Sociais

Gerencie Contas de Redes Sociais

Gerenciar redes sociais também é uma forma de ganhar dinheiro extra. Há um mercado muito amplo nessa área e cada vez mais as pessoas procuram por alguém que saiba gerir bem uma rede social. 

Se você é antenado com as funcionalidades e ferramentas que as redes sociais oferecem, além de gostar de criação de conteúdo, essa é uma oportunidade que você não pode deixar passar. 

Isso pode cair como um trabalho de freelancer, outro assunto que vou falar logo mais… 

Talvez, entrando em algum site de freelancer, você consiga achar sua primeira oportunidade nessa área. 

7- Freelancer

Trabalhar como freelancer pode abranger diversas áreas que vão depender do seu conhecimento. 

Você pode trabalhar com conteúdo, projetos audiovisual, consultoria de empresa, redator, tradutor…

Tudo isso você pode encontrar nas plataformas de freelancers… Inclusive, vou deixar algumas aqui para você: 

  • 99Freelas 
  • Workana
  • GetNinjas
  • Upwork
  • Freelancer
  • Fiverr
  • Guru

Defina o nicho em que deseja trabalhar e ofereça os seus serviços em alguma dessas plataformas. 

Certamente, alguém precisará da sua ajuda por um período de tempo, basta conciliar com os seus horários e começar a trabalhar.

8 - Aulas à distância

Para ensinar uma pessoa sobre determinado assunto, você não precisa ser graduado, basta ter domínio e, principalmente, gostar de ensinar! 

E as aulas a distância englobam outros tópicos que já citei anteriormente, como o canal no Youtube e o curso online… Você pode montar vídeo-aulas sobre qualquer tema e começar a vendê-los! 

Eu sei que, no Youtube, existem diversas vídeo-aulas gratuitas sobre infinitos assuntos...

Porém, a grande maioria não possue todas as informações necessárias, além de terem péssima qualidade. Isso não é nada atrativo para quem quer aprender algo. 

Então você pode oferecer um conteúdo com qualidade e bem completo para essas pessoas. Assim, elas vão dar o devido valor e optar por pagar por suas aulas.  

Como qualquer em vídeo que você vá fazer, tenha uma boa câmera – seja do celular ou não -, monte suas aulas e venda para quem precisa! 

Aqui estão algumas dicas para você começar a ganhar dinheiro com aulas à distância: 

  • Tenha um público-alvo bem definido;
  • Fale sobre o que gosta e tenha domínio;
  • Busque uma plataforma com recursos para divulgar seus vídeos e se comunicar com os alunos; 
  • Ofereça mais de um formato de aula: ebook, vídeo-aulas, video-chamadas.

9 -Consultoria Online

Por fim, a última dica que tenho para você começar a vender online e não deixar seu emprego de lado é: faça consultoria online! 

Continuando com a linha do conhecimento e domínio de algum assunto, você pode usar isso para oferecer consultoria individuais ou para empresas. 

Mas o que um consultor faz? 

Veja um exemplo: 

Suponha que você tenha um vasto conhecimento sobre moda... você pode oferecer esse seu domínio para montar looks para as pessoas, com a sua consultoria.

Ou, se você ama o mundo fitness e é um nutricionista credenciado, você também pode montar dietas e fazer o acompanhamento individual das pessoas… 

Mas, se você quer mesmo trabalhar com o ambiente corporativo, existem alguns tipos de consultoria que você pode seguir: 

  • Gestão empresarial
  • Finanças
  • Marketing
  • Consultoria de Recursos Humanos

Portanto, veja o que você mais se identifica, quais as melhores oportunidades e invista na consultoria, pois é um mercado que cresce cada dia mais. 

10 - Vender em Marketplaces 

Começar com uma loja virtual não é interessante para quem está começando a vender online… O mais recomendado é utilizar os Marketplaces para vender seus produtos. 

Nos Marketplaces, como o Mercado Livre, você terá acesso às ferramentas que eles disponibilizam para que você consiga vender de forma simples e rápida. 

Além disso, você estará utilizando o tráfego incrível que esses “shoppings online” têm para aumentar suas chances de vender. Ali dentro, os seus anúncios poderão atingir milhares de pessoas e, consequentemente, terá mais oportunidades do que em um espaço sem tráfego algum.

Existem outras plataformas bem conhecidas que também podem ser a porta de entrada para quem quer vender online… Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Americanas e Shoptime são alguns dos nomes mais fortes do mercado neste sentido.

Outra vantagem de vender nos marketplaces são as diversas funcionalidades que facilitam a gestão do seu negócio. 

Por exemplo: 

O Mercado Livre oferece uma plataforma para intermediar o pagamento entre o seu negócio e o cliente (o Mercado Pago) e também oferece o serviço de envios dos pacotes (o Mercado Envios). 

Desta forma, a logística do seu negócio será bem mais fácil de gerenciar por conta das ferramentas que o Marketplace oferece. 

Escolha o seu tópico e comece a vender online agora 

Agora é o momento de escolher qual será sua atividade para começar a vender online e ter uma renda extra. 

Se ainda estiver com dúvida, leia este artigo quantas vezes for necessário para ter certeza do que você gosta para fazer de forma leve e não ficar sufocado com uma rotina intensa! 

Todos os tópicos pontuados ao longo deste artigo são bem simples de incluir na sua agenda e não há muitas dificuldades para entender como cada um funciona. Por isso, são ótimas oportunidades para quem quer começar. 

Porém, o seu negócio precisa ter uma estrutura bem feita para não trazer prejuízos futuramente. É importante encaixar todos os pontos e alinhar todos as etapas desse novo negócio. 

Foi por este motivo que o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, elaborou um Checklist gratuito com as 6 etapas que todo negócio online precisa para solidificar as bases e lucrar de verdade.

Baixe agora o checklist gratuito! Dessa forma, você terá o direcionamento necessário para montar o seu negócio no tempo que tem disponível em casa.