O SEO para Ecommerce nada mais é do que um conjunto de estratégias aplicadas para otimizar um site, tornando-o mais atrativo para o Google ou outro motor de busca. É uma estratégia indispensável para gerar tráfego qualificado e mais vendas. 

Na hora de atrair mais consumidores para seus negócios, muitos empreendedores optam pela criação de anúncios pagos – o que está correto –, mas esquecem do bom e velho tráfego orgânico.

A melhor forma de conseguí-lo é por meio de técnicas de SEO, desenvolvidas para melhorar o desempenho do site e a experiência de compra do cliente, além de ranquear a loja para as primeiras páginas dos buscadores.

Mas o que fazer para implementar ou melhorar o SEO da sua loja? 

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é SEO para Ecommerce, sua importância, como implementá-lo e mais. Confira!

O que é SEO para Ecommerce?

SEO – Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Busca –,  é um conjunto de estratégias e técnicas para otimizar um site. No contexto do Ecommerce, seu objetivo é aprimorar a visibilidade da loja nos resultados de pesquisa orgânica dos buscadores, como o Google, por exemplo.

A linha de raciocínio é simples: uma vez que o seu site de vendas aparece entre os primeiros resultados de uma pesquisa, maiores são as chances de conquistar novos clientes e fazer mais vendas. 

A essência do SEO para Ecommerce está na adaptação do conteúdo e da estrutura da loja para atender aos critérios estabelecidos pelos motores de busca. O processo inclui uma escolha estratégica de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de alta qualidade, a otimização de títulos, meta descriptions e URLs, dentre outros pontos.

Por que SEO para Ecommerce é importante?

O SEO para Ecommerce é importante porque é por meio dele que você consegue gerar mais visibilidade, credibilidade e vendas para o seu negócio. E, para quem vende online, ter uma presença digital forte é crucial. 

O trabalho de SEO foca diretamente no aumento de tráfego orgânico, que diz respeito às visitas e interações que um site recebe de forma natural. Isto é, sem a necessidade de anúncios pagos. 

Por promover visitas de maneira espontânea, o SEO para Ecommerce tende a levar um pouco mais de tempo para gerar resultados. Apesar disso, seus efeitos são duradouros e geram maior confiabilidade nos usuários

💡 Aqui, vale um ponto de atenção: tanto o tráfego orgânico quanto o pago são importantes. Cada um tem o seu lugar. O ideal é que você mescle essas duas abordagens para obter bons resultados para a sua loja.

Como funciona a estratégia de SEO para Ecommerce?

A estratégia de SEO para Ecommerce funciona por meio da aplicação técnicas específicas para otimizar um site de vendas, melhorando sua performance nos resultados de pesquisa. 

Para entender isso de maneira mais clara, vamos compreender como funciona o Google?

Como o Google funciona?

O Google funciona a partir de um algoritmo que indexa e organiza os sites com base em sua relevância para cada pesquisa

Tal indexação inclui o rastreamento do site pelo Googlebot, o armazenamento dos dados em um banco chamado "index" e a classificação com base em mais de 200 fatores de ranqueamento. 

A calculadora de classificação que determina a ordem dos sites na SERP é super inteligente. Ela apresenta aos usuários os melhores resultados de acordo com suas intenções de busca. 

O que os lojistas precisam fazer, então, é entender sobre essas técnicas e fatores de ranqueamento para colocar seus sites no topo dos resultados de pesquisa. Parece muita coisa, não é? Mas calma… Nós vamos te ajudar nisso.

Como fazer SEO para Ecommerce? 20 dicas

Até aqui, já entendemos o quanto essa otimização do site é indispensável para posicionar a marca na internet e também fazer vendas, certo? Agora, podemos seguir para a parte mais prática do tema. 

Confira, a seguir, todas as dicas essenciais de como fazer SEO para Ecommerce:

1. Faça um planejamento de palavras-chave

Palavras-chaves são termos que representam a intenção de busca de um usuário na internet e o planejamento delas é o ponto de partida para o SEO. 

Como são as palavras-chave que vão te ajudar a conseguir atrair os consumidores para o seu negócio, sua seleção deve ser feita com cuidado. Ou seja, não basta só selecionar alguns termos e pronto…

É preciso criar um planejamento para que o uso das palavras-chave seja realmente eficiente

Isso significa fazer uma análise minuciosa das palavras-chave que são relevantes para o seu nicho de mercado e público. Para isso, basta utilizar ferramentas de pesquisa para identificar termos específicos que têm alta demanda e pouca concorrência

Vamos explicar em mais detalhes quais ferramentas você pode usar em breve… Por ora, saiba que ao escolher estrategicamente suas palavras-chave, você estará criando uma base sólida para a otimização de conteúdo. Não se esqueça disso!

2. Entenda as intenções de busca dos usuários

O que os seus clientes pesquisam na internet? Compreender as intenções por trás das buscas é essencial para o seu negócio. 

Quando você analisa os resultados de pesquisa para suas palavras-chave, automaticamente, você obtém insights sobre o que os usuários estão buscando. Assim, fica mais fácil otimizar a parte textual do seu site, desde as instruções de uso de um produto em uma página de venda, até os artigos do seu blog, por exemplo.

3. Use palavras-chave para nomear produtos e categorias

Já deu para perceber o quanto as palavras-chaves são determinantes para o desempenho do seu produto, certo? Elas são relevantes em diversos momentos, inclusive na criação dos nomes dos produtos.

Você deve escolher o melhor termo na hora de escrever os nomes dos seus itens. Esse processo facilita a indexação pelos motores de busca e ajuda os visitantes a encontrar rapidamente o que procuram

O foco é escolher palavras-chave específicas que representem com precisão o conteúdo e melhorem a navegabilidade do seu site.

4. Crie bons títulos para as páginas

A linha de raciocínio aqui é semelhante a do tópico anterior… 

Os títulos das páginas desempenham um papel importante no SEO para Ecommerce. Eles não apenas comunicam o conteúdo da página para os motores de busca, mas também influenciam a decisão dos usuários sobre clicar ou não. 

Por isso, foque em criar títulos eficientes, incluindo palavras-chave relevantes. Por “eficientes”, podemos entender um texto curto e objetivo, que entrega o tema de maneira clara e fácil de compreender.

✏️ Aproveite para ler: 10 formas de fazer títulos que vendem.

5. Organize as heading tags

As heading tags são recursos de programação em HTML que apresentam os títulos e subtítulos de uma página (seja ela de venda ou não). 

As heading tags, como H1, H2, H3, são fundamentais para organizar hierarquicamente o conteúdo da página. Na prática, elas facilitam a leitura para os usuários e ajudam os motores de busca a entender a estrutura e importância do conteúdo. 

É importante manter uma ordem na hora de utilizá-las, isto é, de forma forma lógica e consistente. Este artigo mesmo é um bom exemplo de uso das heading tags. Repare só na disposição dos títulos. 🤓

6. Faça boas meta descriptions

As meta descriptions são como um convite para os usuários clicarem no seu site nos resultados de pesquisa. Em termos simples, é uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas.

Apesar de não contarem para o posicionamento da página, as meta-descrições são ótimas para atrair visitantes, já que resumem o conteúdo nos resultados de pesquisa. Elas também contribuem para uma boa taxa de cliques.

As meta-descrições devem ser curtas (não tão curtas quanto um título, mas breves) e conter palavras-chave relevantes.

7. Otimize as imagens

A otimização de imagens vai além do visual. É preciso que você atribua textos alternativos descritivos (alt text) para melhorar a acessibilidade e ajudar os motores de busca a entenderem o conteúdo das imagens. 

Mas quais seriam essas imagens? As fotos dos seus produtos ou qualquer outra imagem que componha a página. 

Além disso, otimize também o tamanho dos arquivos para não comprometer o tempo de carregamento da página. Os usuários gostam de agilidade e não hesitam em fechar as páginas que demoram para carregar. 

📷 Leia também: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos.

8. Crie URLs amigáveis

A URL nada mais é do que o endereço do seu site de vendas ou página e também são importantes quando falamos sobre SEO para Ecommerce.

Para ajudar a posicionar o seu negócio entre os primeiros colocados nas pesquisas dos usuários, as URLs devem ser amigáveis, curtas, descritivas e conter palavras-chave relevantes

Como a maioria dos fatores de ranqueamento, é importante manter uma estrutura clara e compreensível. Este artigo, por exemplo, leva a URL “seo-para-ecommerce” e entrega, de maneira objetiva e simples, o foco do conteúdo. 

9. Capriche na descrição dos produtos

Assim como os títulos, as descrições dos produtos também têm um papel vital na persuasão do cliente e, é claro, no ranqueamento da página no Google. 

Mas, ao contrário do título ou da meta-descrição, por exemplo, as descrições dos produtos não precisam necessariamente ser curtas. Você pode – e deve – caprichar um pouco mais no texto.

Cite as características das mercadorias, seus respectivos benefícios, formas de uso e demais informações úteis. Ao longo do texto, também adicione as palavras-chaves referentes ao seu produtos.  

⭐ Pode ter certeza que isso vai ajudar a colocar a sua página lá no topo das pesquisas… Explicamos isso em mais detalhes no artigo: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita.

10. Trabalhe a linkagem interna

A linkagem interna é a criação de links entre as páginas do seu próprio site. Basicamente, é você adicionar o link de uma página relevante do seu site dentro de outra página dele. 

É uma estratégia que tem como objetivo manter o visitante dentro do site. Além disso, contribui diretamente para a distribuição equitativa de autoridade entre as diferentes páginas do seu site.

11. Obtenha links externos para suas páginas

Da mesma maneira que os links internos são importantes, os links externos também são. Isso porque a obtenção de links externos de qualidade é um fator-chave para construir autoridade e  melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca

No SEO, essa prática é chamada de Link Building e deve ser feita de forma natural, isto é, com outros sites relevantes da sua área. O Google penaliza sites com troca de links “forçadas” ou irrelevantes ao usuário.

12. Dê destaque para as avaliações dos clientes

As avaliações dos clientes desempenham um papel fundamental na construção de confiança e, consequentemente, na tomada de decisão

Por isso, reserve uma área da página do produto para destacar as avaliações dos consumidores. O conteúdo gerado pelos usuários é valorizado pelos motores de busca.

🔎 Você também pode se interessar por: Pesquisa de satisfação: o que é e como fazer do jeito certo [GUIA].

13. Organize a arquitetura do site

A organização da arquitetura do site é determinante para se estabelecer uma boa navegabilidade e indexação pelos motores de busca. Para isso, garanta que a estrutura do seu site seja intuitiva, com categorias bem definidas e páginas acessíveis

A ideia é tornar a experiência dos usuários simples e fácil, garantindo também que os motores de busca compreendam o conteúdo de maneira clara.

14. Tenha um site responsivo para mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, ter um site responsivo é uma necessidade. Ele deve ser adaptável tanto para o acesso desktop, quanto para dispositivos móveis, como smartphones, tablets, etc

Na prática, isso nada mais é do que garantir que o design e o conteúdo se adaptem corretamente a diferentes tamanhos de tela. Isso não apenas melhora a satisfação do usuário, mas também é considerado positivamente pelos motores de busca, impactando no ranqueamento do site.

15. Escreva para pessoas, não robôs

Você deve ter percebido o quanto é importante otimizar o conteúdo das suas páginas para os motores de busca. Entretanto, não se engane…  você não deve escrever para os bots, mas sim para os usuários, ou seja, os seus clientes e potenciais clientes.

Mas o que queremos dizer com isso? Vamos dar um exemplo:

As palavra-chaves são extremamente importantes para o ranqueamento das suas páginas, certo? Ao pensar no ranqueamento você pode achar que quanto mais termos, melhor. Mas não é bem por aí…

O uso excessivo das palavras-chaves para que o conteúdo seja encontrado pelo buscador vai causar um efeito contrário. Isto é, seu site não será visto com bons olhos pelos motores de busca. 

Por isso, o ideal é que você escreva pensando em pessoas, o que significa escrever de forma natural, concisa e clara. Entenda que textos simples e informativos têm muito mais chance de engajar os usuários e ser valorizado pelos motores de busca.

16. Tenha uma página sobre a sua empresa

Sabe aquelas páginas de “Quem somos” ou “Nossa história”? Essas páginas vão te ajudar a ranquear o seu site dentro do Google.

Se o seu site ainda não tem, já passou da hora de criar uma página muito bem elaborada contando sobre a sua empresa. 

Fale sobre as missões, os valores, conte a história do início até os dias de hoje. Não se esqueça de incluir as suas palavras-chave nessa página também. 

17. Fique atento ao tempo de carregamento do seu Ecommerce

A velocidade de carregamento do seu site é um fator crítico para a experiência do usuário e o SEO. Páginas mais rápidas proporcionam uma melhor experiência de navegação e são favorecidas pelos buscadores. 

O foco aqui é pensar na usabilidade. Por exemplo, quando você vai fazer uma pesquisa no Google e a página demora muito para abrir, você espera o carregamento ou segue para outra? Apostamos que opta pela segunda opção!

Esse é exatamente o pensamento da grande maioria das pessoas que compram online. Os usuários querem agilidade.

Sendo assim, otimize as imagens, considere o uso de uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo, em português) para melhorar o tempo de carregamento, dentre outros pontos.

💨 Se quiser uma ajuda extra nessa tarefa, sugerimos a leitura do artigo: Confira 5 dicas de como deixar o site mais rápido.

18. Cadastre sua loja física no Google Meu Negócio

Se uma loja física é parte do seu negócio, outra boa dica é cadastrá-la no Google Meu Negócio

Isso não apenas aumenta a visibilidade local nos resultados de pesquisa, mas também fornece informações úteis aos clientes, como horários de funcionamento, avaliações e localização no mapa. Fora o fato de que é especialmente importante para estratégias de SEO local.

19. Faça marketing de conteúdo para SEO

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para o SEO em Ecommerce e você não pode ignorar isso.

Então, crie conteúdo relevante relacionado aos seus produtos ou setor, a fim de atrair visitantes interessados e melhorar a autoridade do seu site. Blogs, guias, vídeos e infográficos são excelentes formas de criar conteúdo envolvente.

20. Faça vídeos dos produtos

Para encerrar a sequência de dicas SEO para Ecommerce, os vídeos não poderiam ficar de fora. Afinal, com os vídeos, você consegue detalhar ainda mais os seus produtos, mostrando todos os detalhes dos itens para os consumidores

Uma opção é você falar sobre o produto enquanto mostra ele no vídeo. Hoje, muitas pessoas preferem assistir vídeos curtos antes de ler textos… Por isso, não se esqueça deles!

Além de melhorar o SEO dentro do Google, você vai aumentar suas chances de fechar mais vendas.

Os principais erros de SEO para Ecommerce

Depois de conferir as dicas e passos, que tal agora entender  quais são os principais erros de SEO para Ecommerce e como evitá-los? Veja:

Conteúdo duplicado (interno e externo)

Conteúdo duplicado, tanto dentro do próprio site quanto comparado a outros sites, é um erro grave de SEO para Ecommerce. Você sabe por quê?

Porque os motores de busca, como o Google, visam fornecer resultados exclusivos e relevantes aos usuários. Quando um site apresenta conteúdo idêntico em várias páginas internas ou tem conteúdo copiado de outros sites, os algoritmos podem ter dificuldades em determinar qual página é mais relevante. 

E isso, é claro, pode resultar em uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa. 

Para evitar isso, faça auditorias regulares para identificar e corrigir qualquer problema. Lembre-se que o uso de tags canônicas e a criação de conteúdo exclusivo para cada página são práticas recomendadas.

Obs: Tags canônicas são uma forma de informar ao Google a respeito de conteúdos duplicados e priorizá-los no rastreamento das páginas feitos pelos robots 😉

Links quebrados

Links quebrados, ou páginas inacessíveis, representam outro erro prejudicial para o SEO em Ecommerce. Além de afetar negativamente a experiência do usuário, indicando falta de manutenção e confiabilidade, eles também são penalizados pelos motores de busca. 

💡 Nunca esqueça que os algoritmos favorecem sites que oferecem uma navegação suave e páginas acessíveis

A solução para esse problema envolve realizar verificações regulares para identificar e corrigir links quebrados. Também é importante redirecionar páginas removidas para garantir uma experiência de usuário contínua e evitar penalidades nos rankings.

Compra de links

A compra de links é uma prática desonesta que pode ter sérias consequências para o SEO de um Ecommerce. A estratégia nada mais é do que adquirir links externos de maneira artificial, com o objetivo de aumentar a autoridade percebida do site pelos motores de busca. 

⚠️ No entanto, saiba que os algoritmos desaprovam essa prática e penalizam sites envolvidos em esquemas de compra de links

A melhor abordagem é evitar completamente a compra de links e, em vez disso, concentrar-se em estratégias legítimas de construção de links. Ou seja, criando conteúdo relevante, estabelecendo parcerias orgânicas, etc. 

Ferramentas para implementar SEO no Ecommerce

Para complementar seus  conhecimentos e te ajudar a implementar o SEO no Ecommerce  na prática, aí vai uma lista de ferramentas úteis: 

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta poderosa que oferece uma variedade de recursos para aprimorar a estratégia de SEO. Ele é amplamente utilizado para análise de palavras-chave, permitindo a pesquisa de termos relevantes, identificação de concorrentes, e acompanhamento de posições nos rankings. 

Além disso, o SEMrush oferece insights sobre a estratégia de publicidade paga, análise de backlinks, auditorias de SEO, etc. É indispensável para entender a performance do seu site nos motores de busca e melhorar a visibilidade online.

seo para ecommerce

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que fornece ideias e sugestões relacionadas a um termo específico. 

Desenvolvida por Neil Patel, essa ferramenta ajuda na identificação de termos populares, volume de pesquisa, concorrência e variações de palavras-chave

Além disso, o Ubersuggest oferece insights sobre os principais concorrentes para as termos  escolhidos, auxiliando na criação de estratégias de conteúdo e SEO.

seo para ecommerce

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta abrangente de SEO que se destaca pela análise de backlinks. Ele oferece insights detalhados sobre a estratégia de link building, permitindo identificar quem está vinculado ao seu site e ao dos concorrentes. 

Também é bastante eficaz na pesquisa de palavras-chave, análise de tráfego orgânico, acompanhamento de rankings e auditoria de SEO. Vale a pena testar.

seo para ecommerce

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google para monitorar e manter a saúde do seu site nos resultados de busca. 

Ele oferece dados de indexação, erros de rastreamento, desempenho de palavras-chave, dentre outros dados. Para manter o seu SEO para Ecommerce em dia, esta ferramenta não pode faltar!

seo para ecommerce

Screaming Frog SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é uma ferramenta de rastreamento que oferece uma análise abrangente da estrutura do seu site. 

Ela rastreia todas as páginas do site, identificando links quebrados, erros de redirecionamento, etc. No geral, fornece dados sobre títulos, meta descriptions, tags heading e outros elementos-chave de SEO. 

O Screaming Frog SEO é particularmente útil para auditorias de SEO, já que ajuda a identificar e corrigir questões técnicas que podem afetar o desempenho nos motores de busca.

seo para ecommerce

Alavanque seu negócio com a ajuda do Eccommerce na Prática!

Gostou deste guia sobre SEO para Ecommerce? Esperamos que sim! Temos certeza que esses tópicos vão te ajudar a implementar ou melhorar essa estratégia no seu site!

Entretanto, não podemos deixar de dizer que o SEO é importante para um negócio, mas não é é o único conhecimento que você precisa ter para criar, estruturar e alavancar o seu negócio.

Você precisa do máximo de informações possível e nós podemos te ajudar nisso. Sabe como? Com a assinatura do Ecommerce na Prática!

Nela, você tem acesso a todos os nossos treinamentos renomados e mais de 350 conteúdos exclusivos feitos por especialistas do mercado, como masterclasses,  análises de negócio e diversas aulas sobre o mundo dos negócios. 

Quer fazer a sua assinatura? Clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é SEO para Ecommerce?

SEO – Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Busca –, é um conjunto de estratégias e técnicas para otimizar um site. No contexto do Ecommerce, seu objetivo é aprimorar a visibilidade da loja nos resultados de pesquisa orgânica dos buscadores, como o Google, por exemplo.

Como fazer SEO para Ecommerce?

1. Faça um planejamento de palavras-chave, 2. Entenda as intenções de busca dos usuários; 3. Use palavras-chave para nomear produtos e categorias; 4. Crie bons títulos para as páginas; 5. Organize as heading tags; 6. faça boas meta descriptions; 7. Otimize as imagens; 8. Crie urls amigáveis; dentre outros pontos citados no artigo.

Quais são as melhores ferramentas de SEO para Ecommerce?

SEMrush; Ubersuggest; Ahrefs; Google Search Console; Screaming Frog SEO Spider; dentre outras.