Saber como vender pelo WhatsApp, hoje, é uma habilidade muito valiosa. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, essa rede se tornou uma das mais importantes para quem gerencia um Ecommerce. Neste artigo, vamos te ajudar a usá-la para vender muito mais. Confira! 

Embora, à primeira vista, o WhatsApp pareça só uma ferramenta de bate-papo, a plataforma guarda muitos segredos e vantagens para aqueles que desejam potencializar as suas vendas na internet. 

Para começar, essa é uma plataforma muito presente no dia a dia dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou que 79% das pessoas utilizam o WhatsApp como principal fonte de informação.

Além disso, uma pesquisa do Grupo Croma também revelou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone – um indício da grande importância que este aplicativo tem no dia a dia, certo?

Não à toa, o WhatsApp Business já é uma ferramenta usada por 5 milhões de empreendedores, sendo que boa parte deles está no Brasil. De acordo com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros. 

Com tudo isso, deu para perceber que a plataforma é uma rica ferramenta para Ecommerces e lojas virtuais, não é mesmo? Por isso, neste artigo, queremos te ensinar como vender pelo WhatsApp. 

Vamos começar? 

Mas qual é a vantagem de vender no WhatsApp?

Antes de saber como vender no WhatsApp, é importante que você conheça também as vantagens de usar essa ferramenta em sua estratégia. E, acredite, elas são muitas. 

Bom, para começar, essa é uma rede extremamente popular. De acordo com um levantamento da Mobile Time, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros. Isso porque a rede social oferece uma maneira prática e descomplicada de se comunicar. 

A plataforma sabe do seu poder para os negócios e, exatamente por isso, lançou o WhatsApp Business, uma versão do serviço especialmente pensada para empresas. Com tamanho público, é possível dizer que temos clientes dos mais variados nichos de mercado dentro da plataforma. 

Além disso, as taxas de abertura e engajamento dentro do WhatsApp costumam ser maiores do que em qualquer outro canal. Isso porque os consumidores preferem entrar em contato por meio da plataforma. 

Uma pesquisa realizada pela Cedro Technologies mostra que o WhatsApp é o canal preferido de 39% dos consumidores, seguido apenas pelo atendimento pelo site (26%) e aplicativo (19%).

Se esses números te animaram, saiba que as vantagens do WhatsApp para Ecommerce não param por aqui. No vídeo a seguir, Babi Tonhela, nossa Diretora de Produtos, mostra 8 funcionalidades que o WhatsApp pode trazer para sua empresa. Assista agora! 

Como vender pelo WhatsApp em 15 passos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que o WhatsApp representa para Ecommerces, é hora de compartilharmos o passo a passo para te ajudar a vender muito mais nessa plataforma. Vamos começar agora… 

1. Tenha um número próprio para o seu negócio

Se você quer saber como vender pelo WhatsApp, temos uma dica essencial logo de cara: não utilize o seu número pessoal. Nós orientamos nossos alunos dessa forma por uma série de razões, mas as duas principais têm a ver com a segurança e o profissionalismo. 

O número de WhatsApp da sua empresa vai estar exposto no site, no perfil do Google Meu Negócio e demais páginas na internet. Se esse número for o mesmo utilizado para passar mensagens pessoais, você estará suscetível a receber mensagens de pessoas que você não conhece. 

Além disso, com um número exclusivo para sua empresa, você pode fazer uma descrição de seus serviços, colocar uma foto de perfil personalizada e ainda adicionar catálogos ao seu perfil, passando uma imagem de profissionalismo muito maior… 

2. Use o WhatsApp Business

Se você assistiu ao vídeo que linkamos acima, sabe muito bem das vantagens e recursos que a versão Business do WhatsApp traz para o negócio. Sendo assim, se você quer potencializar as suas vendas, é hora de profissionalizar o seu perfil de uma vez por todas…

Uma das funções mais legais do WhatsApp Business é a capacidade de análise de métricas. Os recursos de relatórios permitem que você entenda como os clientes interagem com seu perfil, permitindo que você tome decisões acertadas em campanhas de marketing.

Além disso, você também pode categorizar as conversas de acordo com o estágio do cliente dentro do funil de vendas, aperfeiçoando a comunicação da sua empresa de acordo com a jornada do cliente. 

Por fim, o WhatsApp Business também permite a criação de respostas automáticas, que permitem a interação com o consumidor durante períodos de alta demanda ou quando você está fora das suas horas de trabalho. 

3. Crie catálogos de produtos

O WhatsApp Business também permite que você dê destaque a determinados grupos de produtos. Essa é a função que chamamos de catálogo. Com um recurso como esse, é possível comunicar de forma clara ao cliente fatores como preço e quantidade de cada item.

Você pode fazer tudo facilmente e de forma direta na plataforma. Para criar um catálogo de produtos no WhatsApp, você precisa acessar a configuração de conta, clicar em “catálogo”, fazer o upload das imagens e, depois, completar com as informações solicitadas. 

Alguns dos itens que você precisará informar são: nome, preço, descrição e link da página de venda. A grande vantagem da função catálogo é que mesmo que você ainda não tenha conta em nenhum marketplace, já pode começar a vender pelo WhatsApp.

4. Automatize o contato por meio das listas de transmissão 

O uso do WhatsApp Business deve vir para ajudar a sua empresa a ser mais ágil – e não tornar-se uma fonte de dores de cabeça. Por isso, indicamos que você automatize o contato com os clientes sempre que necessário. 

Isso pode ser feito por meio das listas de transmissão. 

Ao criar uma lista de transmissão, você adiciona o número dos seus clientes (um processo que pode ser feito regularmente) e encaminha a mensagem como numa conversa de grupo no WhatsApp.

Seus clientes receberão uma mensagem individual, como se você tivesse escrito especialmente para cada um deles. Nada mal, não é mesmo? 

Mas vale lembrar que as listas de transmissão funcionam apenas para clientes que têm o número da sua empresa adicionado em seus contatos. 

Para garantir que seu cliente tenha seu número salvo, o esforço é no sentido de pedir para que ele te adicione para receber novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o produto.

Dica extra: como dividir as listas de transmissão no meu WhatsApp Business? 

Se você quer ter sucesso ao vender no Whatsapp, saiba que de nada adianta juntar clientes em diferentes fases de compra numa só lista de transmissão.

Isso porque todo contato que você conseguir no WhatsApp deve ser dividido em pelo menos duas listas: uma de clientes que já compraram e outra de pessoas interessadas, mas que não deram o primeiro passo.

A partir disso, você vai conseguir enviar mensagens diferentes para atingir esses públicos e vender no whatsapp.

Porém, indicamos que segmente o melhor possível essas listas para enviar conteúdos e promoções interessantes para cada perfil de cliente. Imagine que chato seria enviar uma promoção de caneta para alguém que, na realidade, só usa lápis para escrever?

Por isso, quanto mais se esforçar em conhecer seu cliente, melhor será para enviar o conteúdo certo para ele.

5. Crie ofertas especiais para este canal

Quem não ama um bom desconto? A grande verdade é que ofertas exclusivas são uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes em um canal como o WhatsApp. Algumas das ideias nesse sentido são: 

  • Descontos exclusivos;
  • Formas de pagamento extra; 
  • Frete gratuito ou reduzido; 
  • Lançamentos antecipados;
  • Dentre outras vantagens. 

6. Invista em conteúdo de qualidade para o WhatsApp 

Ao contrário do que pode parecer, esse canal de comunicação não precisa ser usado apenas para vendas. O WhatsApp Business também pode ser um poderoso canal de distribuição de conteúdo. 

Para colocar essa estratégia em prática, você vai precisar de um plano robusto de marketing de conteúdo, além de um calendário editorial que faça sentido. Nesse canal, você pode compartilhar conteúdos que tirem dúvidas do cliente, aprofundem seu entendimento sobre o produto e mais!

Este é um canal rico em opções de formato, permitindo o compartilhamento de conteúdos em vídeo, áudio, imagem e texto. Use isso a favor da sua empresa com muita criatividade! 

7. Divulgue o seu contato

De nada vai adiantar ter um perfil no WhatsApp Business se o seu cliente não tem acesso a esse contato, certo? Por isso, divulgar este canal de atendimento é tão importante. Nós destacamos este cuidado porque, para que o WhatsApp torne-se um verdadeiro canal de vendas, é necessário que novos clientes estejam sempre chegando ao seu perfil

O primeiro passo é criar um link de compartilhamento que leva ao seu perfil. Esse processo deve ser feito utilizando a URL da API do WhatsApp: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem

Você precisará substituir o trecho “seunumerodetelefone” pelo número do WhatsApp da sua empresa. Lembre-se de incluir o DDI e o DDD, ou seja, os códigos de área referentes ao país e ao estado. 

Em seguida, você pode personalizar uma mensagem. Ela aparecerá na conversa do seu cliente quando ele clica no link e é redirecionado para a sua página. Vale lembrar que, dentro desse código, os espaços são representados pelo termo “%20”. 

Você também pode utilizar o Gerador de Link para WhatsApp da Nuvemshop. Essa é uma alternativa prática para criar um link de WhatsApp em apenas alguns segundos. Depois de completar esse processo, é hora de colocar o link em seu perfil nas redes sociais, seu site e demais canais de comunicação. 

8. Use o status do WhatsApp

Se você quer saber como vender pelo WhatsApp é importante aproveitar os seus recursos para compartilhar informações importantes.

O aplicativo possui um recurso chamado Status, que se assemelha muito aos Stories do Instagram e Facebook. Com essa ferramenta, você pode compartilhar informações importantes, deixando-as no ar por até 24h. 

Esse pode ser um espaço muito interessante para publicar informações sobre a sua marca para a sua rede de contatos. Mas é claro que como essa publicação só ficará disponível por um tempo limitado, é preciso pensar em algo que encaixe nesse formato.

Essa pode ser uma excelente ideia para divulgar uma oferta ou um comunicado, por exemplo.

9.  Use iscas digitais para conseguir o número do WhatsApp dos clientes

Para vender pelo WhatsApp com constância, você precisa que a sua lista de contatos esteja sempre crescendo. Uma forma de fazer isso é por meio das iscas digitais. 

Uma isca digital é quando uma empresa oferece um material rico em troca do contato para começar relacionamento do cliente com o negócio. Para criar uma isca de sucesso você precisa criar um conteúdo que gere interesse nas pessoas, como um e-book ou um guia, por exemplo.

Depois de criado, você vai oferecer o download do arquivo em troca do registro do celular do usuário. Se a sua isca for atraente para o público, ele vai aceitar a sua oferta…

E assim, ele vai deixar o número de contato em seu formulário se tornando um lead, que vai caminhar pelo seu funil de vendas.

Leia também: Como atrair clientes de graça com iscas digitais. 

como-vender-pelo-whatsapp

10. Tenha atenção à linguagem usada no canal 

Uma boa maneira de se conectar com o seu cliente dentro de um espaço como o WhatsApp é usando uma linguagem humana e empática. Tente aproximar o seu discurso da forma como os seus clientes falam. Para isso, você precisará de um conhecimento aprofundado da sua persona.

A persona nada mais é do que o perfil de cliente ideal, ou seja, aquela pessoa que tem mais propensão para comprar em sua loja. 

Além disso, no WhatsApp, você pode deixar a sua comunicação mais leve por meio do uso de emojis e outros recursos de formatação. A plataforma é realmente um prato cheio para empresas que desejam se aproximar de seus clientes… 

11. Treine a sua equipe de atendimento

Para garantir o melhor atendimento para seus clientes, é importante que os profissionais que gerenciam este canal sejam bem treinados para resolver problemas e executar uma comunicação clara. 

Essa é uma das formas mais efetivas de como vender pelo WhatsApp. Invista na capacitação desses profissionais e dê a eles o suporte necessário para lidar diretamente com os compradores.

Temos certeza de que este cuidado vai aumentar – e muito! – a experiência do cliente

12.  Configure o WhatsApp Payments

Se você quer saber como vender pelo WhatsApp, aqui vai uma boa dica: configure o WhatsApp Payments. Esse é um recurso de pagamento que permite que transações sejam feitas diretamente na plataforma. 

Além disso, a sua empresa também pode fazer pagamentos com a funcionalidade, facilitando a relação com fornecedores e outros parceiros comerciais. 

13. Esteja sempre aberto à feedbacks dos clientes

Quando falamos em como vender pelo WhatsApp, precisamos ter em mente que essa é uma comunicação de duas vias. Portanto, da mesma maneira que a sua empresa terá mais facilidade de contatar as pessoas, esses mesmos clientes terão maior liberdade para dizerem o que pensam do seu serviço. Esse é o famoso feedback. 

É importante ter em mente que nem toda experiência será positiva. E é exatamente nesses feedbacks negativos que a sua empresa pode entender onde é possível melhorar. 

Incentive o compartilhamento de feedbacks de seus clientes por meio do WhatsApp fazendo listas de transmissão com pessoas que compraram algo na sua loja nos últimos 6 meses, por exemplo… 

Pergunte como foi a sua experiência, o que eles mudariam e quais os elementos que mais deram certo. Essa é uma forma de trabalhar o relacionamento pós-venda e fortalecer laços com os clientes. 

14. Evite spams

Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas, certo? Isso vale para pessoas e empresas. Por isso, se possível, limite a sua comunicação neste canal, evitando enviar mensagens demais em períodos curtos de tempo. 

Encher a caixa de entrada de seu cliente pode fazer com que ele passe a enxergar a sua empresa com maus olhos, dificultando o processo de venda pelo WhatsApp. 

15. Atenção à LGPD

Como o número de telefone é uma informação sensível do seu cliente, é importante que você armazene e gerencie esse ativo com cuidado. Tenha atenção às regras da Lei Geral de Proteção de Dados para evitar problemas como multas e sanções. 

Além disso, se algum cliente solicitar a retirada de seu contato da lista de transmissão, esse processo deve ser feito imediatamente, cessando toda a comunicação da sua empresa com esta pessoa. 

Uma boa forma de conseguir o consentimento do seu cliente no momento da coleta do número é colocar uma caixa de marcação em seu site ou página de contato, explicando os fins daquela coleta. 

Resumo: como vender pelo WhatsApp? 

Se você chegou até aqui, é porque realmente quer saber como vender pelo WhatsApp. Esperamos que, depois de todas essas dicas, você se sinta mais preparado para criar um perfil empresarial na rede e começar a fazer as suas primeiras vendas. 

A seguir, listamos um resumo de todos os tópicos que aprofundamos anteriormente: 

1. Tenha um número próprio para o seu negócio;

2. Use o WhatsApp Business;

3. Crie catálogos de produtos;

4. Automatize o contato por meio das listas de transmissão; 

5. Crie ofertas especiais para este canal;

6. Invista em conteúdo de qualidade para o WhatsApp; 

7. Divulgue o seu contato;

8. Use o status do WhatsApp;

9.  Use iscas digitais para conseguir o número do WhatsApp dos clientes;

10. Tenha atenção à linguagem usada no canal;

11. Treine a sua equipe de atendimento;

12.  Configure o WhatsApp Payments;

13. Esteja sempre aberto à feedbacks dos clientes;

14. Evite spams;

15. Atenção à LGPD.  

Como vender pelo WhatsApp na prática?

Sempre que surgir um cliente interessado, peça para ele falar contigo pelo Whatsapp.

Envie um áudio ou grave um vídeo e feche a venda pelo próprio Whatsapp, gerando um link direto de pagamento no Mercado Pago, por exemplo.

Não existe a necessidade de enviar o link do produto no Mercado Livre ou onde for para que ele gere o próprio boleto – isso dá tempo do cliente desistir da compra.

Abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, traz mais dicas de como vender pelo Whatsapp todos os dias.

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!