Atualizado em 10/08/2022 por Camila Canabarro
O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para o gerenciamento de dados de um Ecommerce. Além de ser completamente funcional e eficiente, a ferramenta é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa.
Mas como usar o Google Analytics de maneira correta?
Neste guia, vamos explicar como a ferramenta pode ser usada para o acompanhamento de dados e métricas, que vão te ajudar a entender melhor os resultados gerados com as vendas online.
Assim você será capaz de analisar os detalhe sobre o desempenho geral, ajudando em qualquer tomada de decisão para a otimização da empresa.
Mas antes de falarmos sobre o processo de registro e primeiros passos dentro do Google Analytics, vale a pena entender o que é essa ferramenta.
Índice:
Entenda o que é o Google Analytics
Em linhas gerais, trata-se de uma das ferramentas de análise de dados mais recomendadas do mercado, oferecida pelo Google. O Google Analytics funciona com base em um código que deve ser instalado no seu site.
A partir da instalação desse código, você é capaz de acompanhar diversos dados e métricas. Isso porque o código coleta informações em tempo real, como visitas, tempo de permanência dos usuários, cliques e muito mais.
Todos os dados coletados são transformados em relatórios que podem ser vistos diretamente no painel, de maneira intuitiva. Dessa forma, o Google Analytics é a ferramenta ideal para quem realiza vendas online.
Com base nos dados gerados, é possível analisar a eficiência das suas estratégias, como por exemplo, melhorar uma página de vendas com base na taxa de rejeição.
- Leia também: Guia Google Analytics: Tudo que você precisa saber
Por que o Google Analytics é importante?
Quem trabalha com vendas sabe como é importante acompanhar todos os resultados da empresa. Quando olhamos para um site, não é possível dizer de forma imediata quantas visitas ele recebe, qual a origem dessas visitas e outros detalhes relevantes…
Mas, com o Google Analytics esses dados se tornam acessíveis, contribuindo para que o empreendedor possa tomar decisões baseadas na realidade do negócio.
E lembre-se: Medir os resultados é indispensável para alavancar as suas vendas.
Dentre as ferramentas de análise de dados disponíveis – e gratuitas – essa é uma das que se destacam. As informações são exibidas de forma simplificada, permitindo que qualquer pessoa faça uso.
Mesmo assim, a plataforma oferece recursos que vão dos mais simples até os mais complexos e vamos falar sobre eles mais a frente…
Instalando o Google Analytics
Agora que já falamos o que é o Google Analytics, vale a pena aprender a instalar a ferramenta. O procedimento é simples e pode ser realizado até mesmo por pessoas não tão experientes com a linguagem de códigos.
Para fazer a instalação, o primeiro passo é criar uma conta no Google. Mesmo que você já tenha uma conta pessoal, vale a pena criar uma conta específica para o seu negócio.
O passo seguinte é acessar o site da ferramenta, clicar em “criar uma conta” e seguir os passos indicados na tela. O procedimento é bem intuitivo, podendo ser finalizado em questão de poucos minutos.
Ao final, o sistema informará um código de rastreio. Você vai inserir esse código dentro do seu site. No geral, o local mais adequado para colar o código é antes do fechamento </head>.
Alguns templates para WordPress contam com um campo específico para a inserção do código do Google Analytics dentro das opções do tema. Também existem plugins que permitem fazer tudo isso com mais praticidade.
Depois de inserir o código no site, ele começa a enviar os dados em 24h. Assim, você poderá analisar os resultados em tempo real, dentro da plataforma externa ou no painel do seu site.
Conceitos básicos para usar o Google Analytics
Existem três conceitos dentro da plataforma que são indispensáveis para fazer bom uso da ferramenta: conta, propriedade e vistas de propriedade.
1- Conta
A configuração de uma conta é um dos primeiros passos dentro do Google Analytics. Esse é considerado o nível mais elevados em termos de organização, sendo possível gerenciar os usuários. Cada conta do Google pode ter até 100 contas diferentes.
2- Propriedades
Dentro de cada conta podem existir uma ou mais propriedades (sites ou aplicativos que serão monitorados). Vale a pena ressaltar que cada conta suporta até 50 propriedades diferentes.
3- Vistas de propriedade
No terceiro nível de organização, você pode estabelecer quais serão os dados relevantes de uma propriedade. Por exemplo: é possível definir uma URL específica para ser monitorada ou o site por completo.
Principais dados fornecidos pelo Google Analytics
Separamos abaixo uma relação com os principais dados oferecidos pela ferramenta e de que forma eles podem te ajudar a gerir melhor as suas vendas.
1- Visitas
Na aba visitas, você verá o número total de visitas recebidas pelo seu site – ou página – em que o código do Google Analytics foi instalado. O sistema leva em consideração todas as visitas realizadas, mesmo que sejam repetitivas.
2- Visitantes únicos
Se um mesmo usuário visitar o seu site mais de uma vez no mesmo período, o sistema computará apenas uma visita válida no menu “visitantes únicos”. Assim, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página.
É possível também determinar o período em que as visitas serão computadas como sendo únicas. Por exemplo, se o período for diário, as visitas repetitivas de um mesmo usuário em um intervalo de 24h contarão como apenas uma visita.
3- Taxa de rejeição
Essa é uma métrica importante por revelar a taxa de usuários que abandonam o seu site após navegar pela primeira página. Ou seja, pessoas que fecham o seu site antes de clicarem em outros links, como menus.
Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!
Excelente artigo. Uma grande ajuda para o meu projeto.