Montar uma loja virtual de moda fitness é o sonho de muitos empreendedores que adoram praticar exercícios físicos e cultivar um estilo de vida saudável. Afinal, quem é que não quer transformar o seu hobby em um negócio rentável?
Como você deve imaginar, não existe segredo. Ao contrário do que muita gente pensa, no artigo de hoje não vou passar uma fórmula mágica com os “10 Passos infalíveis para você enriquecer com uma loja virtual de roupas para academia”.
O que posso fazer é usar minha experiência para dar algumas dicas que, se unidas ao trabalho duro e muita disposição, vão trazer excelentes resultados e podem mudar a sua vida.
>> “Como Montar seu Ecommerce do Zero”: Acesse a Palestra 100% Gratuita!
Vamos lá!
Índice:
O que você quer com esse negócio?
Em primeiro lugar, sempre que for começar projetos relevantes, eu recomendo que você se pergunte o que quer com eles. Ao começar uma operação de Ecommerce, alguns empreendedores têm como objetivo principal ganhar milhares de reais por mês, tirar o sustento da família e ter mais liberdade para trabalhar de dentro de casa.
Já outras pessoas, sonham em conseguir os primeiros milhões em pouco tempo. Como eu sempre digo, nenhum dos objetivos está certo ou errado, mas você precisa entender exatamente qual é o seu, pois é isso que vai ditar quais devem ser as estratégias escolhidas.
Definindo o público da sua loja virtual de moda fitness
O primeiro passo para começar a planejar o seu negócio é pensar no público-alvo. Você precisa partir das necessidades de um grupo de pessoas para, só depois, oferecer os seus produtos. Então, a pergunta a ser feita é: eu vou vender para homens? Mulheres? Ambos os sexos?
Depois de definir essa questão mais “macro”, você vai especificando seu público por idade, profissão, hobbies… Enfim, características mais pontuais. No caso de um negócio de moda fitness, o que provavelmente mais vai importar no começo é o sexo, a idade e os hobbies do cliente.
Se você está há algum tempo amadurecendo a ideia, provavelmente já materializou a loja na sua cabeça e sabe exatamente se quer vender para homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos.
Depois que tiver sua persona muito bem definida, eu sugiro que você comece a observar e interagir com essas pessoas. Para fazer isso, basta procurá-las em sites de concorrentes, grupos no Facebook, canais do segmento no Youtube ou qualquer outro ambiente em que estejam. Sua missão é entender como esses consumidores pensam. Ou melhor: como eles compram.
Só roupas?
Comparado com outros mercados, como o de suplementos alimentares, por exemplo, o nicho de moda fitness tende a ter um tíquete médio menor. A não ser que os seus produtos sejam muito superiores (ou a sua marca muito conhecida), você não vai conseguir vender as peças por valores muito maiores que os da concorrência, certo?
Assim sendo, uma ideia interessante para manter a saúde do caixa é trabalhar com outros produtos relacionados, como suplementos, produtos naturais, artigos de academia/crossfit ou qualquer outro item que se relacione com os interesses do usuário que está visitando o seu site.
O ideal é se fazer, constantemente, a seguinte pergunta:
Além do que eu ofereço, do que mais o meu cliente está precisando?
É assim que você vai começar a formar uma lista de produtos sólida, coerente e vendedora.
Encontrando os Melhores Fornecedores
Nós temos um texto muito bom que fala sobre como encontrar fornecedores. Quando estiver nessa etapa do negócio, leia cada parágrafo dele com atenção, executando o passo a passo simples indicado por lá.
Para resumir, o que você vai fazer é mais ou menos o seguinte:
Com sua lista de produtos em mãos, vá até o Google. O seu objetivo, nessa etapa, é encontrar pelo menos 2 bons fornecedores para cada item ou sub nicho do seu Ecommerce.
Por exemplo: se você vende um determinado estilo de calça com um revestimento diferente, precisa encontrar duas empresas que te forneçam exatamente o mesmo modelo… Se a primeira opção falhar, você tem a quem recorrer sem deixar os seus clientes na mão.
Uma vez no Google, procure por diversos termos diferentes, como:
- Moda fitness fornecedores
- Moda fitness fabricantes
- Confecção de moda fitness
- Atacado moda fitness
- Roupas para academia confecções + nome da cidade
Reserve tempo suficiente para fazer dezenas de pesquisas. Essa etapa é muito importante. Visite o site de cada fornecedor encontrado e crie um documento online (ou use um caderno mesmo) para anotar nome e contato de todos aqueles que interessarem. Só comece a fazer ligações depois de finalizado o trabalho de pesquisa.
Concorrentes
As pesquisa online continuam. Agora, em relação à concorrência. Pesquisar concorrentes é importante não só por questões de precificação, mas também para entender alguns macetes do mercado, produtos mais populares, esse tipo de coisa.
Nessa etapa, procure diversificar a análise, estudando sites de grandes e pequenas lojas de moda fitness. Veja o que cada uma está fazendo e, principalmente, o que os clientes estão achando.
Crie um documento online para anotar todas as ideias que possam surgir. O que os concorrentes fazem de bom? O que fazem de ruim? O que eles ainda não fazem que você poderia fazer? Qual é a principal reclamação dos consumidores (preços, fretes, demora, qualidade de produtos etc)?
Esse é o momento de aprender com os erros dos outros.
Validação dos produtos
Se você me acompanha já há algum tempo, provavelmente sabe que eu não indico que você contrate uma plataforma de Ecommerce antes de ter certeza de que os seus produtos têm mercado. Na verdade, isso não faz sentido nenhum.
Antes de investir tempo, energia e dinheiro configurando layouts, escrevendo descrições e cadastrando produtos, você precisa validar tudo o que vai vender. E é aqui que você começa a colocar a mão na massa.
Nessa etapa, você vai usar, basicamente, redes sociais e marketplaces para testar suas estratégias. O objetivo é muito simples: descobrir se os consumidores realmente estão precisando daquilo que você quer oferecer.
Muitos empreendedores, ao criarem um negócio, começam estruturando toda a empresa para só depois passarem a oferecer os produtos aos clientes. A nossa ideia é reduzir os riscos fazendo o contrário.
Se você tem uma pequena lista de produtos e começa a oferecê-la via Facebook, Instagram ou Mercado Livre, por exemplo, pode ser que venda muito ou que não venda nada. Se não vender nada, você precisa estudar o que está acontecendo.
O problema está no preço? No frete? Na qualidade do produto?
Foco no cliente
A validação é um momento de testes. É a hora de sentir quais produtos vendem mais que outros, quais devem ser retirados da operação, quais devem entrar… Teste, teste, teste. Lembre-se sempre de que o papel aceita tudo. Não adianta planejar um negócio, formalizá-lo, criar um ótimo site, trabalhar com embalagens bonitas… Isso, por si só, não é financeiramente sustentável.
O que importa é o cliente. Ele se interessa pelo que você está vendendo? Quando a resposta para a pergunta acima for “sim”, então podemos seguir em frente com a montagem da empresa.
Criando a sua marca- Nome e Identidade Visual
Agora que você já tem uma ideia um pouco mais madura sobre produtos, clientes e concorrentes, está na hora de criar uma identidade visual e registrar a sua marca. O primeiro passo é pensar em um nome para o seu Ecommerce. Apesar de parecer fácil, nem sempre é simples encontrar uma palavra perfeita.
O ideal é que a sua marca tenha um nome curto, original, simples de ser lembrado e que remeta aos produtos vendidos.Se não tiver ideia de qual nome escolher, comece pegando uma folha em branco e escreva todos os nomes que vierem à sua cabeça (por mais bobos que pareçam). Esse é o processo que chamamos de brainstorming.
Pense em palavras relacionadas a saúde, esporte, estilo de vida, alimentação saudável… Tenho certeza que, uma hora ou outra, você vai acabar encontrando um nome que agrade.
Caso decida ter sua própria loja virtual, você precisa registrar definir a sua plataforma (indicamos a Nuvemshop) e o seu domínio (o “nome” do seu site). Acesse o Registro BR para registrar o domínio “.com.br” e o Go Daddy para registrar o domínio “.com”. Uma vez nesses sites, você terá que pesquisar se o domínio ainda está disponível. Se estiver, registre ambos (você gastará menos de R$50 por ano com cada um). Caso contrário, você precisará usar variações da marca ou até mesmo modificá-la.
Depois disso, é hora de contratar um designer para fazer a sua identidade visual. Se não tiver ideia de onde encontrar esse profissional, você pode visitar sites como o Workana ou 99 Freelas, que concentram grande número de freelancers prontos para trabalharem de forma ágil e por preços bem em conta.
Caso queira tentar fazer sua própria logo, temos um conteúdo que vai ser bastante relevante:
Trabalhando Forte em suas Redes Sociais
Redes sociais bem trabalhadas trazem resultados para qualquer negócio. Mas elas são especialmente importantes em mercados como o da moda fitness.
Contas no Instagram e Facebook são obrigatórias. Você precisa usar esses canais para criar uma comunicação original com o público, sempre dando dicas, fazendo campanhas, soltando posts engraçados… A ideia é construir uma audiência e fazer com que ela fique engajada e se lembre da sua empresa.
Procure aprender um pouco sobre design e ferramentas como o Photoshop. Nem que seja o básico. Por ser um mercado puramente estético, trabalhar com boas imagens é fundamental para gerar desejo no consumidor. Esse tipo de compra, muitas vezes, é feita por impulso.
Outra sacada legal que eu posso te dar é que toda pessoa é duas: a que é e a que quer ser. É com a segunda que a sua marca precisa conversar.
Primeiras Parcerias
Se você está se perguntando sobre como montar uma loja virtual de moda fitness, provavelmente já acompanha algumas fanpages e canais do youtube que falam sobre o tema, certo? Outro ponto positivo desse segmento é que ele tem MUITO conteúdo a ser gerado, então muitos produtores e influenciadores comandam blogs, canais e páginas apenas falando sobre hipertrofia, alimentação saudável, bodybuilding etc.
A pergunta que você deve fazer é: quais são os influenciadores do meu cliente (aquele que você definiu lá no começo)? São essas pessoas que você vai procurar. Estejam elas no Instagram, Youtube, Pinterest, Facebook ou qualquer outro ambiente digital.
Apresente-se, fale um pouco sobre você, pergunte sobre possíveis parcerias. Nesse momento, você pode se surpreender Isso porque enquanto alguns pedem centenas de milhares de reais por um post patrocinado, outros podem promover a sua marca simplesmente por terem recebido um produto em casa.
Crie relacionamentos e esteja sempre em contato com essas pessoas. Por mais que pareça bobagem para alguns, influenciadores têm um poder enorme de fazer com que sua empresa ganhe notoriedade e gere mais vendas.
Trabalhe com brindes incríveis
Quando falamos sobre criar diferenciais em relação aos concorrentes, isso não é tão fácil quanto parece. Sendo assim, quanto mais criativo você for, melhor! Diferentemente de outros mercados, existem muitas ideias de brindes para se trabalhar no segmento de moda fitness. Mas atenção: se for trabalhar com essa estratégia, trabalhe com brindes de verdade, coisas que façam o cliente ficar feliz ao ganhar.
Diversos Ecommerces de moda fitness e suplementação trabalham, por exemplo, com shakers (coqueteleiras) personalizados para academia. É uma forma inteligente de fazer sua marca se propagar por diversas regiões do país.
Montando COMBOS para Vender Mais
Por último, vou falar um pouco aqui sobre a estratégias dos combos para aumentar suas vendas no Ecommerce.
Se você fez a lição de casa na hora de pesquisar os concorrentes, provavelmente percebeu que todos eles trabalham com alguns combos de produtos. Quando um cliente escolhe esse combo, geralmente faz uma compra maior e é agraciado com um pequeno desconto. Especialmente no Brasil, onde cada real é economizado, oferecer pequenos descontos em combos de produtos é uma forma bastante simples de aumentar seu tíquete médio.
Se um usuário está levando uma regata de treino, por que não oferecer mais uma bermuda e três pares de meias? Ou outras regatas de modelos diferentes? Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o que estou querendo dizer:
É claro que, mesmo depois de tantas dicas sobre como montar a sua loja virtual de moda fitness, ainda podem ter restado algumas dúvidas sobre o processo de formalização, planejamento, gerenciamento de estoque etc.
Se é o seu caso, eu recomendo que você visite os outros artigos do blog e o canal do Youtube. Tem MUITO conteúdo de ponta espalhado por aí… Não tenho dúvidas de que você vai encontrar tudo o que procura =)
Fature R$ 30 mil em 90 dias sem investir em estoque. Participe do evento Revolução do Ecommerce!
Montar um Ecommerce do zero é um projeto que atrai muitos empreendedores. Apesar disso, os gastos com estoque e detalhes logísticos sempre surgem como verdadeiros obstáculos, afinal de contas, não é todo mundo que tem o capital para fazer altos investimentos logo de cara.
Mas se disséssemos que é possível fazer parte do mercado de Ecommerce sem gastar um centavo com estoque ou logística, você acreditaria? Isso é possível!
No evento Revolução do Ecommerce nós vamos ensinar como fazer isso! São aulas gratuitas entre os dias 20 e 22 de junho, às 20h.
Você vai aprender ao longo das aulas:
- Vender sem estoque | Tudo que você precisa para começar;
- Como montar a estrutura perfeita;
- O passo a passo para ir do zero aos R$ 30 mil em 90 dias.
Você terá acesso à técnicas práticas, prontas para serem aplicadas, que te ajudarão a criar o seu Ecommerce mesmo sem experiência, ou altos investimentos iniciais.
Além disso, você também terá acesso a materiais complementares e grupos de discussão exclusivos.
Para se inscrever e participar dessa verdadeira Revolução do Ecommerce, clique no botão abaixo:
Amei as dicas vou ler mais porque ainda estou studando como começar meu negocio próprio sem erros .
Excelentes dicas, no caso de montar a loja virtual e não optar por Dropshipping, qual seria a quantidade inicial ideal para começar meu estoque? Já aprendi que é melhor ter no começo profundidade do que quantidade, mas em números o que seria razoável?
Olá, Frederico. A estratégia de Dropshipping consiste em fazer sem estoque, mas tome cuidado. Recomendo que leia esse artigo https://ecommercenapratica.com/dropshipping-o-pesadelo-disfarcado-de-sonho/
Sobre quantidade de estoque, de fato, não há um número exato ou razoável. Isso vai depender de vários fatores, inclusive, da sua disponibilidade de investimento.
Sensacional o artigo, muito completo!
Ola qual valor para registro de marcas, como funciona o inpi, o pagamento e mensal ?
Oi Marcela, já estamos preparando um artigo sobre o tema! =) Att, Equipe Ecommerce na Prática
Interessante.
Excelentes dicas e orientaçoes.
Didático, claro.
Precisava disso !!
Vou “arregaçar” as mangas e dar início ao meu empreendimento.
Obrigada