Saber como montar uma loja de roupas fitness é o sonho de muitos empreendedores, afinal, o estilo de vida saudável tem sido cada vez mais valorizado no Brasil e no mundo. Mas o que é preciso para ter um negócio dentro desse segmento? Te contamos agora… 

Você sabia que o Brasil é um dos países com maior número de consumidores dentro do mercado fitness? Nosso país, por exemplo, é o segundo colocado mundial em número de academias, com um total de 32 mil unidades. 

Mais de 8 milhões de brasileiros estão inscritos em uma academia, e o setor arrecada US$ 2,4 bilhões anualmente. E, como você já deve saber, existem outras formas de ganhar dinheiro neste mercado, que não incluem abrir uma academia. Vender roupas fitness é uma delas! 

Neste artigo vamos te mostrar como montar uma loja de roupas fitness e ainda dar dicas para fazer o seu negócio crescer dentro deste lucrativo mercado. Faça uma boa leitura! 

O que é uma loja de roupas fitness? 

Uma loja de roupas fitness é um tipo de negócio que se dedica à venda de roupas especialmente dedicadas para a prática de esportes e exercícios físicos. Esse tipo de roupa é diferente pois é confeccionada com tecidos resistentes ao suor e que permitem uma boa transpiração da pele. Elas precisam ser confortáveis, ou seja, não devem limitar os movimentos durante a prática. 

Existe uma grande demanda por roupas deste tipo no mercado, sobretudo nos últimos anos, quando a preocupação com hábitos de vida mais saudáveis começou a ser popularizada. 

Se você está considerando abrir uma loja de roupas fitness, é importante que você faça uma pesquisa de mercado aprofundada para entender as tendências atuais e o tipo de produto que é mais procurado pelos consumidores. 

Este é um segmento muito rico, já que pode abarcar nichos de mercado como roupas femininas e masculinas, roupas plus size, roupas para atividades na água e mais.

Qual o lucro de uma loja fitness?

Não é possível determinar o lucro de uma loja fitness, já que este é um fator que pode ser influenciado pelo tamanho da marca, o tipo de produto que é vendido, quem é o seu público e quais as estratégias de venda aplicadas.

Além disso tudo, o lucro também pode ser afetado pelo custo dos produtos, o markup que incide sobre as peças, os custos de operação da loja e a eficiência do sistema de controle de estoque

O que posso vender em uma loja fitness?

Existe uma infinidade de produtos que você pode vender em uma loja de roupas fitness. Veja agora algumas ideias: 

  • Roupas para a prática de exercícios: camisetas, calças de academia, leggings, shorts, regatas e sutiãs esportivos de alta sustentação; 
  • Calçados esportivos: tênis, chuteiras e sandálias esportivas;
  • Acessórios esportivos: meias, bonés, óculos de sol e para natação; 

Além de todos esses produtos, você também pode considerar oferecer itens que vão além do vestuário. Essa é uma forma de expandir o seu mix de produtos e abrir a oportunidade para estratégias de venda como cross selling e up selling

Veja alguma de nossas ideias do que vender em lojas fitness: 

  • Produtos de cuidado pessoal: toalhas de exercício, toalhas de mão, sabonete líquido;
  • Produtos para treinamento com peso: halteres, anilhas, barras, tapetes de exercício;
  • Suplementos alimentares: proteínas em pó, barras de proteína, alimentos reduzidos em gorduras e açúcares; 
  • Produtos para yoga: colchonetes, blocos ou faixas;

Vale lembrar que é importante manter-se atualizado sobre as tendências de mercado, considerando adicionar novos produtos à sua linha sempre que necessário. Isso mantém vivo o interesse dos clientes e ajuda a manter a loja relevante no longo prazo. 

🏃‍♀️ O mercado fitness é um dos que mais cresce no Ecommerce. Conheça um de nossos casos de sucesso no segmento: Ela transformou o sonho de correr uma maratona em um Ecommerce de sucesso

10 dicas de como montar uma loja de roupas fitness 

Se você quer saber como montar uma loja de roupas fitness, mas ainda precisa de algumas dicas extras, veja o que preparamos para você nos próximos tópicos: 

1. Estabeleça objetivos claros 

Em primeiro lugar, sempre que for começar projetos relevantes, recomendamos que você se pergunte o que quer com eles. 

Ao começar uma operação de Ecommerce, alguns empreendedores têm como objetivo principal criar uma fonte de renda mensal, seguir um sonho ou ganhar independência financeira. 

Nenhum dos objetivos está certo ou errado, mas você precisa entender exatamente qual é o seu, pois é isso que vai ditar quais devem ser as estratégias escolhidas.

2. Defina o público da sua loja

O primeiro passo para começar a planejar o seu negócio é pensar no público-alvo. Você precisa partir das necessidades de um grupo de pessoas para, só depois, oferecer os seus produtos. Então, a pergunta a ser feita é: eu vou vender para homens? Mulheres? Idosos? Jovens?

Depois de definir essa questão, você vai especificando seu público por idade, profissão, hobbies… Enfim, características mais pontuais. Esse é o processo de criar a sua persona. No caso de um negócio de moda fitness, o que provavelmente mais vai importar no começo é o gênero, a idade e os hobbies do cliente.

Se você está há algum tempo amadurecendo a ideia, provavelmente já materializou a loja na sua cabeça e sabe exatamente para qual público você quer vender. 

Depois que tiver sua persona muito bem definida, sugerimos que você comece a observar e interagir com essas pessoas. Para fazer isso, basta procurá-las em sites de concorrentes, grupos no Facebook, canais do segmento no Youtube ou qualquer outro ambiente em que estejam. Sua missão é entender como esses consumidores pensam. Ou melhor: como eles compram.

3. Considere diversificar o seu mix de produtos

Comparado com outros mercados, como o de suplementos alimentares, por exemplo, o nicho de moda fitness tende a ter um ticket médio menor. 

A não ser que os seus produtos sejam muito superiores – ou a sua marca seja muito conhecida –, você não vai conseguir vender as peças por valores muito maiores que os da concorrência, certo?

Assim sendo, uma ideia interessante para manter a saúde do caixa é trabalhar com outros produtos relacionados, como suplementos, produtos naturais, artigos de academia/crossfit ou qualquer outro item que se relacione com os interesses do usuário que está visitando o seu site.

O ideal é questionar, com regularidade, o que mais o seu cliente precisa. É assim que você vai começar a formar uma lista de produtos sólida, coerente e vendedora.

4. Pesquise bem os fornecedores

Com sua lista de produtos em mãos, vá até o Google. O seu objetivo, nessa etapa, é encontrar pelo menos 2 bons fornecedores para cada item ou nicho do seu Ecommerce.

Por exemplo: se você vende um determinado estilo de calça com um revestimento diferente, precisa encontrar duas empresas que te forneçam exatamente o mesmo modelo. Nesse caso, se a primeira opção falhar, você tem a quem recorrer sem deixar os seus clientes na mão.

Uma vez no Google, procure por diversos termos diferentes, como:

  • Moda fitness fornecedores;
  • Moda fitness fabricantes;
  • Confecção de moda fitness;
  • Atacado moda fitness;
  • Roupas para academia + nome da cidade.

Reserve tempo suficiente para fazer dezenas de pesquisas. Essa etapa é muito importante. Visite o site de cada fornecedor encontrado e crie um documento online – ou use um caderno mesmo – para anotar nome e contato de todos aqueles que interessarem. Só comece a fazer ligações depois de finalizado o trabalho de pesquisa.

Se você precisa de ajuda nessa busca, sugerimos que leia o seguinte artigo: Fornecedores de roupas: 8 dicas para encontrar [LISTA ATUALIZADA]

5. Faça um estudo dos concorrentes

As pesquisas online continuam. Agora, em relação à concorrência. Pesquisar concorrentes é importante não só por questões de precificação, mas também para entender alguns macetes do mercado, produtos mais populares, esse tipo de coisa.

Nesta etapa, procure diversificar a análise, estudando sites de grandes e pequenas lojas de moda fitness. Veja o que cada uma está fazendo e, principalmente, o que os clientes estão achando.

Crie um documento online para anotar todas as ideias que possam surgir. O que os concorrentes fazem de bom? O que fazem de ruim? O que eles ainda não fazem que você poderia fazer? Qual é a principal reclamação dos consumidores (preços, fretes, demora, qualidade de produtos etc)?

Esse é o momento de aprender com os erros dos outros.

6. Valide os produtos 

O processo de validação de produtos é essencial, afinal, ele evita que você invista muito dinheiro e tempo em produtos que não despertam o interesse dos seus clientes em potencial.

Esse processo de validação pode ser feito tanto por marketplaces, quanto por sua própria loja virtual. Ambos os métodos têm seus pontos positivos. Quando falamos em plataformas de Ecommerce, é preciso lembrar que muitas delas têm planos gratuitos. Isso te permite testar as águas antes de investir de verdade.

A Nuvemshop, por exemplo, é uma dessas plataformas com planos gratuitos. E, além disso, essa também é uma das plataformas mais renomadas da América Latina, com mais de 100 mil lojistas ativos. 

Não podemos deixar de destacar o papel das redes sociais no processo de validação. Ferramentas como o Facebook Marketplace ou o Instagram Shopping podem ser ótimas formas de começar, principalmente se você tem uma lista de produtos limitada. 

7. Invista em suas redes sociais

Redes sociais bem trabalhadas trazem resultados para qualquer negócio. Mas elas são especialmente importantes em mercados como o da moda fitness.

Criar conta no Instagram e Facebook é obrigatório. Você precisa usar esses canais para criar uma comunicação original com o público, sempre dando dicas, fazendo campanhas, soltando posts divertidos, mas que ainda informam. A ideia é construir uma audiência e fazer com que ela fique engajada e se lembre da sua empresa.

Procure aprender um pouco sobre design e ferramentas. Para isso, você não precisa do Photoshop, ou de ferramentas caras. 

Você ficaria surpreso com o nível de qualidade das imagens que podem ser produzidas no Canva. Nós, inclusive, temos um artigo onde ensinamos todos os truques para usar a plataforma: Como usar o Canva [TUTORIAL].

Leia também: O que é social selling? Entenda como vender mais nas redes sociais.

8. Busque suas primeiras parcerias

Se você está se perguntando sobre como montar uma loja de roupas fitness, provavelmente já acompanha algumas páginas, influenciadores e canais do youtube que falam sobre o tema, certo? 

Outro ponto positivo desse segmento é que ele é riquíssimo para a produção de conteúdo. Desde hipertrofia, até alimentação saudável e body building – os tópicos são tão numerosos quanto a sua imaginação permitir. 

A pergunta que você deve fazer é: quais são os influenciadores do meu cliente em potencial? São essas pessoas que você vai procurar. Estejam elas no Instagram, Youtube, Pinterest, Facebook ou qualquer outro ambiente digital.

Apresente-se, fale um pouco sobre você, pergunte sobre possíveis parcerias. Nesse momento, você pode se surpreender Isso porque enquanto alguns pedem centenas de milhares de reais por um post patrocinado, outros podem promover a sua marca simplesmente por terem recebido um produto em casa.

Crie relacionamentos e esteja sempre em contato com essas pessoas. Por mais que pareça bobagem para alguns, influenciadores têm um poder enorme de fazer com que sua empresa ganhe notoriedade e gere mais vendas.

9. Ofereça brindes

Quando falamos sobre criar diferenciais em relação aos concorrentes, isso não é tão fácil quanto parece. Sendo assim, quanto mais criativo você for, melhor! 

Diferentemente de outros mercados, existem muitas ideias de brindes para se trabalhar no segmento de moda fitness. Mas atenção: se for trabalhar com essa estratégia, trabalhe com brindes de verdade, coisas que  façam o cliente ficar feliz ao ganhar.

Diversos Ecommerces de moda fitness e suplementação trabalham, por exemplo, com shakers (coqueteleiras) personalizados para academia. É uma forma inteligente de fazer sua marca se propagar por diversas regiões do país.

10. Monte combos de produtos

Por último, vamos falar um pouco sobre uma estratégia de vendas muito efetiva: os combos. Se você fez a lição de casa na hora de pesquisar os concorrentes, provavelmente percebeu que todos eles trabalham com alguns combos de produtos. 

Quando um cliente escolhe esse combo, geralmente faz uma compra maior e é agraciado com um pequeno desconto. 

Especialmente no Brasil, onde cada real é economizado, oferecer pequenos descontos em combos de produtos é uma forma simples de aumentar seu ticket médio e aumentar a sua taxa de conversão

Se um usuário está levando uma regata de treino, por que não oferecer mais uma bermuda e três pares de meias? Ou outras regatas de modelos diferentes? Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o que estou querendo dizer:

Sabemos que, depois dessas dicas, você já sabe o básico de como montar uma loja de roupas fitness. Que tal colocar a mão na massa agora mesmo? 

Nós te convidamos a assistir a aula gratuita Ecommerce do Zero, na qual você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce totalmente do zero, faturando seus primeiros R$ 30 mil reais em até 90 dias. Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa. Assista à aula gratuitamente aqui:

Perguntas Frequentes

O que é uma loja de roupas fitness?

Uma loja de roupas fitness é um tipo de negócio que se dedica à venda de roupas especialmente dedicadas para a prática de esportes e exercícios físicos. Esse tipo de roupa é diferente pois é confeccionada com tecidos resistentes ao suor e que permitem uma boa transpiração da pele. Elas precisam ser confortáveis, ou seja, não devem limitar os movimentos durante a prática.

Qual o lucro de uma loja fitness?

Não é possível determinar o lucro de uma loja fitness, já que este é um fator que pode ser influenciado pelo tamanho da marca, o tipo de produto que é vendido, quem é o seu público e quais as estratégias de venda aplicadas.

O que posso vender em uma loja fitness?

Existe uma infinidade de produtos que você pode vender em uma loja de roupas fitness. Você pode, por exemplo, vender roupas para a prática de exercícios, como camisetas, calças de academia, leggings, shorts, regatas e sutiãs esportivos de alta sustentação. Tênis esportivo, chuteiras e outros calçados esportivos podem ser uma opção também.