Como ser um empreendedor é a dúvida de diversas pessoas interessadas em começar um negócio online. Isso não é à toa… Atualmente, o Ecommerce tem se mostrado um dos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo. E caso você também queira saber como ser um empreendedor de sucesso nesse segmento, este artigo é para você!

Segundo dados do eMarketer, o Ecommerce movimentou aproximadamente US$ 4,9 trilhões ao redor do mundo em 2021, o que representou uma alta de 16,8% em relação ao ano anterior. 

Quando falamos no Brasil, em específico, os dados também são animadores. De acordo com  o relatório Webshoppers 45, o Ecommerce brasileiro atingiu um faturamento de R$ 182,7 bilhões, quantia que simboliza um crescimento de 27%. 

Esses dados, além de serem bem expressivos, comprovam o quanto as vendas online não param de crescer no gosto do consumidor. Isto é, a cada ano que passa eles estão mais acostumados com as facilidades de comprar na internet. 

Há alguns anos, você imaginaria comprar os mais variados produtos em apenas alguns cliques e receber, na porta da sua casa, em apenas alguns dias - ou até mesmo poucas horas? Não dá para negar que a adesão ao online está acontecendo de forma avassaladora por parte dos consumidores…

Para te ajudar a aproveitar esse cenário positivo, vamos apresentar ao longo deste artigo dicas sobre como ser um empreendedor de sucessos no mundo virtual. Boa leitura!

Por que saber como ser um empreendedor digital?

Se você quer ser dono do próprio negócio, esta pergunta poderia facilmente ser trocada por “por que NÃO saber como ser um empreendedor digital?”. Vamos explicar…

Como vimos, o mercado nunca esteve tão positivo para quem quer entender como ser um empreendedor e ter sucesso no Ecommerce. Todos os dias, há milhares de consumidores à procura de produtos e serviços de qualidade na internet…

Prova disso é que, apenas no ano passado, o setor registrou um total de 87,7 milhões de consumidores comprando online - ainda de acordo com o relatório Webshoppers 45, que citamos na introdução. 

Diante disso, ao se perguntar se vale a pena ser um empreendedor digital, seja um empreendedor no Instagram, marketplace ou quaisquer outros canais de venda, saiba que há, cada dia mais, pessoas comprando online. 

O que você precisa fazer nesse sentido é descobrir qual o seu nicho de mercado e se há demanda para os produtos que você deseja vender. Este artigo pode te ajudar nisso: Nicho de mercado: o que é, importância e como definir. Leia quando puder!

Como ser um empreendedor: 32 dicas para ter sucesso

Agora que você já sabe por que vale a pena empreender no Ecommerce, chegou o momento de saber como fazer isso! A seguir, vamos dar dicas sobre como ser um empreendedor de sucesso. Confira:

1. Estude o seu mercado

Quer saber como ser um empreendedor? Antes de qualquer coisa, estude o mercado que você deseja trabalhar. Para isso, acompanhe as tendências, conheça os interesses dos consumidores, analise os seus concorrentes diretos e indiretos e por aí vai... 

Ter consciência sobre esses e outros pontos é o que vai te ajudar a definir qual produto ofertar (o chamado Product Market Fit), ter uma visão ampla sobre o mercado e a saber como posicionar o seu negócio dentro de determinado contexto. 

Pontos indispensáveis para ser um bom empreendedor e ter sucesso vendendo online, concorda? Para te ajudar nesse sentido, sugerimos a leitura do artigo: Como fazer uma boa análise de concorrência

2. Tenha disciplina

É muito difícil uma empresa ter um bom desempenho - seja no Ecommerce ou em outro setor - quando não há disciplina por parte de seu dono. Na prática, isso nada mais é do que trabalhar com constância, fazendo o que é necessário e dentro dos prazos definidos

Assim, ao pensar em como ser um empreendedor bem-sucedido, lembre-se que o caminho é trabalhar com afinco e buscar constantemente por evolução. Para isso, não tem jeito: ter disciplina é fundamental. 

3. Estabeleça uma rotina

Por mais que o empreendedor tenha liberdade para definir quando e onde trabalhar, é indispensável que se crie uma rotina. É isso que vai evitar acúmulo de demandas e contribuir para o bom fluxo de trabalho

Ter horários para desempenhar suas atividades não significa ser metódico, mas sim organizado. Isso, inclusive, ajuda muito ao seu corpo entender quando é o momento de trabalhar e quando é o de descansar, sabia?

Manter uma rotina vai te ajudar a ser mais produtivo e focar no que realmente interessa, sem distrações.

4. Desafie-se constantemente

Ao pensar em como ser um empreendedor de sucesso, tenha em mente que desafiar-se constantemente é algo extremamente importante. É comum que lojistas atinjam um determinado patamar e fiquem desmotivados ou estagnados naquele mesmo ponto. 

Para não correr este risco, busque se colocar fora da zona de conforto sempre que possível. Pense em mais oportunidades de crescimento para o seu negócio, iniciativas voltadas para sua evolução profissional, enfim… Desafie-se! É isso que vai fazer você e o seu negócio permanecerem constantemente em movimento e evolução. 

5. Seja apaixonado pelo o que faz

Quando falamos em como ser um empreendedor, ser apaixonado pelo o que faz é algo essencial. Pense um pouco: imagine dedicar horas e horas dos seus dias para um negócio que você não gosta… Complicado, não é mesmo?

Não é à toa que indicamos aos lojistas iniciantes que escolham seus nichos de mercado e produtos a partir de suas preferências pessoas. Isto é, segmentos com os quais eles mais se identificam. 

Pense que você vai trabalhar todos os dias para fazer a sua empresa crescer. Vai lidar com consumidores, fornecedores, times internos, etc. Logo, não há muito como fugir: ser apaixonado pelo o que faz é fundamental se você pensa em como ser um empreendedor!

6. Seja realista

Sonhar, fazer planos, imaginar a sua empresa no topo do mercado… Tudo isso é incrível. Mas para que também seja realidade, é preciso que você seja realista. Esse é um dos pilares para ser um empreendedor de sucesso. 

Na prática, você não precisa necessariamente traçar metas fáceis, mas, pelo menos, tangíveis. Existem uma série de técnicas e estratégias que podem te ajudar a manter os pés no chão tanto para definir metas quanto para atingi-las…

Esses artigos podem te ajudar nisso: BSC: o que é Balanced Scorecard, vantagens e como aplicar na empresa e Ciclo PDCA: o que é, como funciona, etapas e como implementar. Boa leitura!

7. Arrisque-se 

Essa dica sobre como ser um empreendedor pode parecer um pouco incoerente ao analisar que já falamos por aqui sobre a importância de ser disciplinado, traçar metas realistas, etc. Mas ela não tem nada de contraditória… 

Arriscar-se é quase que inevitável quando se possui um negócio. A questão é que isso pode - e deve - ser feito de maneira ponderada.

Antes de fazer uma compra de equipamento para a sua empresa, por exemplo, analise o fluxo de caixa dela. Não faça isso contando com a sorte, sabe? Analise os riscos e calcule os possíveis danos. 

Isso serve para diversas outras iniciativas que visam o crescimento do seu negócio, como o investimento em ações, contratação de um novo funcionário, definição de budget para ações de marketing, etc.

Aproveite para ler: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio

8. Tenha um planejamento

A base de todo empreendimento é ter um bom planejamento. Então, não abra mão dessa iniciativa na hora de saber como ser um empreendedor de sucesso. E isso não diz respeito só aos planos para a empresa em médio ou longo prazo… Planejar é uma atividade constante na vida de um empresário e faz toda diferença para sua empresa. 

Sendo assim, faça um planejamento geral sobre a sua empresa e aproveite para planejar ações de áreas pontuais, como a financeira, por exemplo. Tudo isso é importante para que você seja um empreendedor de sucesso!

Acreditamos que a leitura deste artigo pode te ajudar nesse sentido: Como fazer um Planejamento para o seu Ecommerce em 2022

9. Seja produtivo

A produtividade muitas vezes é um calcanhar de aquiles na vida de um empreendedor. Afinal de contas, são muitas tarefas a serem realizadas e a gestão do tempo nem sempre é feita da melhor maneira em meio a correria do dia a dia. 

Para mudar isso, vale a pena adotar medidas simples, como planejar mais detalhadamente a rotina, criar metas com prazos realistas, diminuir as distrações ao longo do dia e várias outras ações

Se quiser uma ajuda extra nesse sentido, confira outras orientações dados no artigo: Gestão de tempo e produtividade: 10 dicas práticas para empreendedores

10. Conheça bem seus clientes

Neste tópico, podemos falar sobre a necessidade de conhecer a persona do seu negócio. Isso porque um dos principais motivos que levam ao insucesso de uma loja virtual é desconhecer os seus próprios consumidores. 

A partir do momento que você sabe quem são os compradores, seus gostos, comportamentos e necessidades, torna-se possível direcionar todas as ações da sua empresa para eles. Sejam elas de venda, marketing ou outra. 

Saber como ser um empreendedor de sucesso é isso: conhecer profundamente o perfil do seu cliente. 

11. Organize a sua vida financeira

Esta dica é extremamente importante não só para a sua vida financeira, mas principalmente a da sua empresa. É muito comum que empresários misturem as despesas pessoais com as do negócio, o que é um grande erro

Por isso, o primeiro passo é ter uma conta para você (pessoal) e outra para o seu negócio. Além disso, evite a todo custo misturar os gastos ou utilizar o caixa da empresa para pagar contas pessoais. 

Uma boa sugestão nesse sentido é participar da Jornada Mestre das Finanças, ministrada por Diego Ciciliano, especialista em Finanças, Consultor, Diretor de Operações e sócio do Ecommerce na Prática. O conteúdo está todo disponível no EnP Prime, nossa plataforma de educação por assinatura. 

12. Valorize sua equipe

É comum que no início de um negócio apenas o empreendedor execute todas as atividades que precisam ser realizadas. Mas, com o crescimento gradual da empresa, a contratação de colaboradores é inevitável. 

Com isso, a sua companhia depende diretamente dos esforços de outras pessoas, o que, automaticamente, faz com que você precise valorizá-las. Assim como você, a sua equipe trabalha todos os dias não só para ter o próprio sustento, claro, mas também para fazer a sua empresa crescer. 

Então, faça não só uma boa gestão de equipe, mas iniciativas que demonstrem o quanto você está satisfeito com o trabalho dos colaboradores e os valoriza por isso!

13. Esteja em constante busca por conhecimento

O conhecimento é a chave para o crescimento e a evolução. Em um mercado que cresce de forma exponencial como o Ecommerce, estar atualizado de maneira constante é o básico para um empreendedor. 

Diante disso, não hesite em acompanhar diariamente as notícias do setor, conhecer as novas ferramentas e tecnologias, as tendências de consumo das pessoas e por aí vai. O importante aqui é você não deixar passar nada que possa fazer você e a sua empresa prosperar. 

💡 Já conhece a nossa Formação Consultor de Ecommerce? É uma forma de empreender e conquistar os melhores clientes do mercado, fechando contratos de R$ 6.000 ou mais!

14. Confie em si mesmo

Não basta só saber o que é ou como ser um empreendedor. A jornada rumo ao empreendedorismo é cheia de desafios e você precisa confiar em si mesmo para ultrapassá-los da melhor maneira possível

Na verdade, ser um empreendedor de sucesso significa que você já adquiriu certa experiência. E que, a partir disso, aprendeu a escutar a própria intuição e confiar em si mesmo para a tomada de decisões

Fora o fato de que as pessoas - o que inclui seus colaboradores, parceiros de negócios, etc -  tendem a seguir e acreditar mais em líderes que são realmente confiantes.

Inclusive, há alguns excelentes livros sobre o assunto. Se quiser saber mais sobre eles, sugerimos a leitura do artigo: Conheça os 20 Melhores Livros de Empreendedorismo.

15. Tenha paciência

Imagine que você começou a implementar estratégias de marketing digital para atrair e fidelizar ainda mais clientes na sua loja virtual. Ótimo, não é verdade? Mas você não pode esperar que os resultados delas sejam perceptíveis de forma rápida, pois nem sempre isso é viável. 

Por exemplo: as otimizações para os mecanismos de buscas, com base em técnicas de SEO, precisam de algum tempo para mostrarem os primeiros frutos. Isso acontece porque ela traz resultados de maneira orgânica, isto é, sem anúncios ou impulsionamento de conteúdos. 

Sendo assim, saiba que a paciência é fundamental nesse e em vários outros aspectos do negócio. A rotina de um empreendedor tende a ser bastante corrida, então… respire fundo e seja paciente quando for preciso.

16. Conte com ótimos parceiros

Todo negócio precisa de parceiros para funcionar plenamente e isso não poderia ser diferente no caso do Ecommerce. Os fornecedores são bons exemplos disso…

A partir do momento que você atua com matérias-primas ou produtos comprados por terceiros , é preciso assegurar que estes itens tenham a melhor qualidade possível. Inclusive, não se limite a apenas um fornecedor ou parceiro, mas tenha duas, três ou mais opções. A ideia é que na ausência de um fornecedor, outro consiga suprir a sua demanda, sem deixar os seus clientes na mão. 

Dessa maneira, para ser um bom empreendedor, construa boas relações com esses e outros parceiros. Essa é uma das bases para uma carreira de sucesso no comércio eletrônico. Inclusive, vale a pena conferir nosso material gratuito sobre Como Encontrar Fornecedores de Qualquer Segmento em 30 minutos!

17. Faça controle de estoque

Fazer o devido controle de estoque é o que vai evitar que os seus clientes fiquem sem o produto que desejam. 

Imagine que desagradável para eles acessar a sua loja virtual e encontrar a mensagem “Produto sem estoque”. Você, que pensa em como ser um empreendedor de sucesso, não quer isso para o seu negócio, certo?

Por isso, faça uma boa gestão do seu estoque constantemente. Se você já tem a sua loja virtual própria por meio de uma plataforma de Ecommerce, isso fica ainda mais fácil. Várias ações, como a de acompanhamento de estoque, podem ser feitas por lá. 

Falamos mais sobre o tema neste artigo: Gestão de Estoque: Como fazer e qual a sua Importância.

18. Escute o que o seu cliente tem a dizer

Não seja um daqueles empresários que, após atingir certo patamar, deixam de acompanhar o que os clientes dizem. A chave de como ser um empreendedor de sucesso é ouvir o que os consumidores acham do produto ou empresa

É claro que você precisa contar com uma boa equipe de atendimento antes, durante e no pós-venda - os chatbots também podem te ajudar nisso. Contudo, não deixe de também saber o que os seus consumidores falam. É a partir deles que você pode extrair insights valiosos para implementar ações no seu negócio!

Assim, fique atento aos comentários deixados pelas pessoas nas redes sociais da sua empresa, nas páginas dos produtos e demais locais em que o seu produto esteja exposto. 

Aproveite para ler também: Review de produto no Ecommerce: como ele pode ajudar sua loja?

19. Use as redes sociais ao seu favor

Já se foi o tempo em que as redes sociais eram utilizadas só para o compartilhamento de fotos e vídeos entre amigos e familiares. Hoje, elas são poderosos canais de venda.

Para você ter uma ideia, 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Logo, na hora de saber como ser um empreendedor, entenda de uma vez por todas que essas plataformas têm um papel importante na vida dos consumidores modernos e não as ignore. 

Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter… Analise quais fazem mais sentido para a sua empresa e aposte pesado no potencial delas!

20. Gerencie os riscos

Uma vez que você se arrisca como empreendedor, será preciso fazer a gestão desses riscos. Mas o que isso significa na prática? Você precisa aprender a identificar quais são os riscos que valem a pena serem tomados e os que precisam ser evitados

Tão importante quanto isso, é entender qual é o melhor momento para tomar riscos. Isso porque o timing errado para adotar determinadas ações pode ser fatal para uma empresa. E o foco é evitar problemas em sua jornada empreendedora, certo? 

Esse artigo pode te ajudar nesse sentido: Como fazer uma Gestão de Riscos em tempos de Crise. Boa leitura!

21. Precifique os seus produtos corretamente

A precificação inadequada de produtos é um problema que pode levar um empreendedor a ter sérios problemas. Pense que hoje, com o avanço da tecnologia, os consumidores conseguem facilmente fazer comparativos de preços dos produtos antes de escolher onde comprar. 

Por isso, você precisa trabalhar com preços competitivos, sem estabelecer valores altos ou baixos demais em relação aos seus concorrentes

E como fazer isso? Precificando os seus produtos corretamente! Para te dar uma ajudinha extra nesse sentido, confira o artigo: Precificação De Produto: 4 Dicas Infalíveis Para Não Ter Prejuízo.

22. Exceda as expectativas

Ao saber como ser um empreendedor, pense em oferecer a melhor experiência para os seus clientes. Ou seja, busque entregar mais do que o prometido sempre que possível.

Existem muitas formas de fazer isso: oferecendo brindes, promoções exclusivas, frete grátis, entrega mais rápida (como a entrega expressa, por exemplo), etc. 

23. Peça ajuda sempre que preciso

Hoje, para se entender como ser um empreendedor, pedir ajuda sempre que necessário é vital. Não há vergonha nenhuma nisso… Pelo contrário, isso significa que você tem maturidade o suficiente para entender os pontos em que precisa de mais conhecimento

Por muitas vezes a rotina de um empresário acaba sendo um tanto solitária - principalmente no início do negócio. Afinal, é você com você mesmo em busca de soluções para tudo o que precisa ser feito. 

Nesse sentido, é indispensável que você converse com que possa ter mais experiência no ponto em que mais esclarecimentos são necessários. Não é à toa que uma das dicas dadas neste artigo foi manter-se sempre em busca por conhecimento, não é mesmo? Isso, inclusive, nos leva para o próximo ponto desta lista…

24. Faça networking

Fazer networking nunca é demais, não é verdade? No mundo do Ecommerce e do Varejo como um todo, existem vários eventos e feiras em que você pode conhecer empresários do mesmo segmento que o seu ou de vários outros. 

O que importa nesse sentido é a troca de experiências. Você pode ter passado por algumas situações que te deram bagagem para, hoje, ajudar alguém que está em uma situação similar a que você viveu. E vice-versa!

A partir do networking é possível encontrar até mesmo novos parceiros profissionais que podem somar ao seu negócio. Bem interessante!

25. Conheça as leis do Ecommerce

As leis do Ecommerce representam um conjunto de legislações que regulam o funcionamento de lojas virtuais no Brasil. Elas existem para proteger os consumidores e as empresas. 

Nenhum negócio funciona plenamente sem o conhecimento dessas leis, o que afeta diretamente o seu desempenho como empreendedor, claro.  

Sendo assim, saiba que existem as seguintes leis e regras que você precisa ficar atento:

  • Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990);
  • Lei do Ecommerce (Decreto Federal nº 7.962/2013);
  • Lei da Transparência (Lei nº 12.741/2012);
  • Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014);
  • Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).

Falamos mais sobre cada uma delas no artigo: Leis do Ecommerce no Brasil: saiba como adequar sua loja às legislações

26. Coloque suas demandas em uma agenda (ou calendário)

Organização é fundamental em vários âmbitos da vida, sobretudo no profissional. A partir do momento que você ordena suas tarefas, todo o seu dia fica mais estruturado e você, automaticamente, não perde nenhum prazo. 

Para isso, uma boa iniciativa é colocar as suas demandas em uma agenda. Existem boas ferramentas para isso, como o Trello ou até mesmo o Google Calendar. Com elas, você pode dividir e trocar informações com o seu time de colaboradores também. Bem prático e útil!

27. Tire um tempo para descansar

Você já ouviu falar naquele ditado “Trabalhe enquanto eles dormem?” Essa é uma mentalidade comum no mundo do empreendedorismo. Contudo, na prática, isso pode acabar sendo um grande problema. 

A verdade é que todo mundo precisa descansar, até mesmo os mais dedicados dos empreendedores. Caso contrário, não seríamos humanos, mas sim máquinas, concorda? Então, tire um tempo para fazer isso, seja sozinho, com a sua família, enfim… Você que vai determinar isso. 

Talvez você não sinta necessidade de fazer isso todos os dias. Até aí, nenhum problema… Mas não hesite em reservar um tempo para descansar

28. Aceite os possíveis fracassos

Não, a sua jornada como empreendedor não vai ser feita só de acertos e vitórias. Os fracassos também vão acontecer… E mais importante que isso: você vai precisar aprender com eles!

Assim, entenda que fracassar em algumas iniciativas vai ser algo normal no dia a dia dos negócios. Isso só não pode virar uma rotina, nem algo que vai te parar de tentar coisas novas, entende? 

Logo, tenha em mente que, sim, você vai fracassar. Sofrer com isso ou ficar paralisado pelo medo é algo que não pode acontecer. Entenda o equívoco que te levou a fracassar, aprenda com ele e siga em frente. 

29. Utilize ferramentas que facilitem os processos

Quem empreende online sabe como as tarefas do dia a dia ficam muito mais fáceis de serem executadas quando existem ferramentas para isso. 

Por exemplo, você prefere lidar manualmente com informações dos seus clientes ou ter um sistema CRM, capaz de realizar ações, como:  coleta, registro e gestão de informações dos consumidores, envio de emails e  propostas, gestão de relatórios completos, etc?

As tecnologias para facilitar o dia a dia do empreendedor estão evoluindo na mesma proporção do Ecommerce. Sendo assim, não deixe de adotar as ferramentas que podem ser úteis na sua rotina e na da sua equipe. 

Aproveite para ler: O que é ERP? Saiba como funciona e qual é o melhor sistema

30. Saia da informalidade

Muitos empreendedores começam no mundo dos negócios de um jeito mais informal, o que nem sempre é o melhor caminho. Algo que você pode fazer, desde o início, é atuar de maneira formalizada. 

O MEI é uma boa opção neste sentido. O microempreendedor individual pode faturar até R$ 81 mil por ano, o que dá, em média, R$ 6.750 por mês. Lembrando que esse valor não precisa ser igual todos os meses. O importante é você não ultrapassar o teto anual. 

Depois, conforme a sua empresa for crescendo, você pode avaliar se vale a pena trocar para uma Microempresa (ME). Essa mudança não precisa ser feita de uma hora para outra… Vá acompanhando o desenvolvimento do seu negócio ao longo dos meses para tomar essa decisão. 

Falamos mais sobre este tema no artigo: MEI e ME: Conheça as principais diferenças

31. Ajude as pessoas

É claro que o objetivo é que a sua loja virtual forneça soluções para as pessoas, ajudando-as em suas necessidades. Contudo, quando o assunto é como ser um empreendedor bem-sucedido, é importante que você vá além dessa ideia. 

Seja em uma simples atitude no dia a dia, se você puder, ajude alguém. Isso é válido não só pela sensação boa gerada pelo ato de ajudar, ser útil. Mas porque esta é também uma forma de aprendizado e evolução como pessoa

Em meio a sua jornada como empreendedor, certamente você também vai precisar de ajuda, não é verdade? Então, faça o mesmo… Ajude as pessoas!

32. Seja persistente

Esta dica sobre como ser um empreendedor está diretamente ligada à anterior. Ser dono da própria empresa é algo extremamente desafiador. Haverá dias em que você vai amar o que faz e outros que, talvez, você não deixe de amar… Mas se encontre cansado ou desmotivado. 

O que você vai precisar nesses e em tantos outros momentos? Ter persistência!

Ser persistente nada mais é do que não desistir. Ou seja, se por acaso você não está conseguindo atingir o que deseja no tempo estimado, fique calmo. Reavalie as possibilidades e, claro, persista para fazer o que você quer acontecer!

Seja um empreendedor mais eficiente com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Muitos querem criar um Ecommerce de sucesso, mas diversos fatores como a inexperiência ou o excesso de informações podem entrar no caminho...

Ao longo de nossa trajetória, já ajudamos mais de 50 mil empreendedores que, juntos, já alcançaram mais de R$ 2 bilhões em vendas. Nesse meio tempo, pudemos observar que alguns dos Ecommerces mais bem-sucedidos têm um fator em comum...o aperfeiçoamento constante.

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática, um serviço que dá o acesso a todos os nossos cursos e treinamentos por um único preço.

Ao assinar o Ecommerce na Prática, você poderá começar a estudar com treinamentos especialmente formulados para empreendedores, aprendendo sobre finanças, gestão empresarial, gestão de estoque e muito mais...

Assine agora para começar: