Ter uma rede de contatos pode ser crucial para você conseguir as melhores parcerias e troca de ideias no mundo dos negócios. Essa rede de contatos valiosos é o que chamamos de networking. No entanto, devida a dificuldade de comunicação, muitas vezes a construção desse networking é complicada para profissionais e empresários.

Neste artigo, vamos te mostrar como fazer networking em eventos presenciais e quais pontos você deve levar em consideração na hora de escolher os eventos ideais para a sua empresa.

Para que você já aprimore seu conhecimento, também trouxemos aqui um vídeo completo, com a head de Produtos do Ecommerce na Prática, Babi Tonhela. No vídeo, ela conta a importância de sair de dentro do escritório e buscar inovações para o seu negócio em eventos presenciais.

O que é Networking?

Vamos deixar bem claro o que é Networking para você entender exatamente o que deve fazer para ampliá-lo. Networking é um termo em inglês usado para representar uma rede de contatos de troca de informações e conhecimentos. Por exemplo: quando você vai para um evento e tem a oportunidade de conhecer startups da mesma área que a sua empresa, você pode conversar com representantes e fazer negócios, parcerias…

Todo empreendedor precisa estabelecer uma rede de contatos para desenvolver o negócio e torná-lo escalável, reforçado sua presença no mercado. Além da possibilidade de fazer negócios, o networking também é importante pela troca de experiência e informações com pessoas do seu segmento ou de setores complementares. 

Mas uma dúvida que costuma surgir é: como fazer networking?

E é aí que entra a importância dos eventos presenciais.

O que é networking

A Importância dos eventos presenciais 

Os eventos presenciais são portas de entrada mais fácil para fazer networking. E o melhor é que, nesses eventos, surge uma grande oportunidade não apenas de fazer networking, mas de trocar ideias e atualizar o conhecimento, o que te ajuda aprimorar o seu negócio e os seus processos internos. 

Um empreendedor que busca o sucesso deve pensar além dos pontos básicos de estruturação de uma empresa (como o produto, serviço, precificação, logística…) e identificar aquilo que pode agregar valor ao desenvolvimento da empresa (como tecnologias de mercado, conteúdos, assuntos em alta, estratégias de marketing…).

E os eventos presenciais são locais extremamente interessantes para você aprender sobre esses assuntos ao lado de pessoas que também estão à frente de um negócio. 

Tenha em mente que nem sempre é preciso ir a um evento presencial para fazer networking. Hoje, com a internet, as trocas acontecem o tempo todo nas redes sociais, e-mail, call…

Mas o evento presencial é realmente o que mais agrega, por traz um combo de networking e conhecimento.

Como fazer Networking

como fazer networking

À medida em que vai conversando com essas pessoas e trocando ideias sobre o conteúdo do treinamento, sobre o que aprenderam, vai surgir a oportunidade de falar sobre negócios, sobre parcerias, sobre o que cada um faz… e assim vai desenvolver seu networking.

Portanto, não fique acomodado com o que você tem no momento e busque por mais recursos para otimizar os serviços. 

Mas, para isso, você precisa escolher o evento que mais se encaixa com o seu negócio e colocar em prioridade a ampliação do networking.

Por isso, participar de eventos presenciais são tão importantes,  justamente, por proporcionarem a interação com novas pessoas e marcas.

Como escolher o Evento Ideal para sua empresa

É importante entender que nem todos os eventos são essenciais para o desenvolvimento da sua empresa. Por isso, antes de decidir se vai ou não, deve analisar alguns pontos, como:

  1. O evento trará resultado positivo em prol da empresa? 
  2. Esse evento é direcionado para qual perfil técnico da empresa? (Head, analista, gestor…) 
  3. Qual o perfil do evento (as pessoas que estarão por lá)? 
  4. Onde será realizado o evento?
  5. Quanto a empresa precisará investir nessa saída? 
  6. Está dentro do orçamento? 

A partir dessas perguntas, você conseguirá mapear os eventos que mais se encaixam com o trabalho que a sua empresa faz. 

Se você já tem todas as respostas e elas validam a ida ao evento escolhido, vamos para a próxima etapa: o planejamento. 

No planejamento, você vai analisar tudo o que você e seus colaboradores vão precisar para se deslocar até o evento. São eles:  

  • Transporte;
  • Valor do ingresso;
  • Hospedagem - caso seja fora do estado;
  • Orçamento disponível para locomoção, alimentação...

Além disso, é importante você saber tudo o que vai acontecer dentro do evento.

Veja os horários das palestras, rodas de conversa, apresentações, workshops e selecione os mais interessantes para a sua empresa. 

Antecipe o que vai fazer para não perder tempo e, principalmente, perder boas experiências por falta de planejamento. 

Tenha em mente que você precisa tornar essa saída o mais produtiva possível para todos os envolvidos. 

E todos devem estar por dentro desse planejamento, porque nem sempre será o dono da empresa que irá ao evento. Por vezes, é mais interessante enviar um colaborador que possa se desenvolver lá dentro. 

Isso faz com que a sua equipe tenha novas experiências que podem agregar ao desenvolvimento pessoal de cada um e também da empresa. 

E o que exatamente o colaborador ganha com isso? 

  • O faz sair da zona de conforto;
  • Dá a oportunidade de conhecer novas ideias; 
  • Terá um campo de visão maior;
  • Amplia a atuação. 

O seu colaborador terá uma bagagem muito maior e experiências que, certamente, vão refletir na performance e produtividade dele. 

E um ponto interessante: tudo isso será adquirido em apenas um dia de evento, por exemplo, ou até mesmo em apenas uma tarde.

Ao retornar para o escritório, é importante que você converse com todos os colaboradores que participaram do evento e veja o que cada um deles aprenderam com a experiência externa. 

Faça perguntas sobre o que aconteceu, quais os pontos mais falados nas palestras, qual o assunto do momento em que todos comentaram, quem eles conheceram para a ampliação do networking… 

Assim, você terá uma ideia mais concreta se o investimento feito valeu a pena e poderá enxergar o que o conhecimento adquirido no evento vai agregar futuramente para a empresa. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!