Entender como começar um pequeno negócio é o desejo de diversas pessoas que buscam por uma mudança de vida. Se você é uma delas, atenção… Neste artigo nós vamos ensinar um passo a passo completo para você conseguir isso.

Em meio ao crescimento das vendas online nos últimos anos, muitos enxergam no Ecommerce uma oportunidade para começarem seus próprios negócios. E você sabe o que é incrível neste cenário? Eles estão no caminho certo!

Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br, até outubro de 2022, cerca de 20 milhões de empresas estavam ativas no país, sendo 2,7 milhões abertas no mesmo ano.

E, além disso, mais de 350 mil empresas foram abertas no Brasil durante o primeiro mês do ano de 2023, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento.

Tudo isso significa que o mercado nunca esteve tão favorável para a criação de novos empreendimentos… E se você deseja seguir por este caminho, é preciso saber como fazer isso do jeito certo.

Por isso, ao longo deste artigo, nós vamos explicar como começar um pequeno negócio, além de apresentar dicas que certamente vão fazer a diferença no início da sua jornada empreendedora. 

Boa leitura! 

Por que começar um pequeno negócio?

Começar um pequeno negócio é a oportunidade que muitas pessoas buscam para serem donas de suas próprias empresas e conquistarem a tão sonhada independência financeira

Segundo o estudo anual NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, os pequenos e médios negócios faturaram R$ 2,7 bilhões com vendas online em 2022. A quantia é 17% superior à registrada no ano anterior. Ao todo, as PMEs venderam ao todo 46,5 milhões de produtos.

Além disso, de acordo com relatório desenvolvido pela Americas Market Intelligence, a projeção é que o Ecommerce cresça 20% por ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões. 

Na prática, esses dados só reforçam o quanto o mercado de Ecommerce continua sendo a principal opção para as pessoas que desejam empreender. 

O que vender para começar um pequeno negócio? 11 ideias

Costumamos dizer que é possível vender qualquer coisa pela internet, Mas antes de entender como começar um pequeno negócio, que tal conferir algumas ideias para você se inspirar

Confira a lista a seguir:

Caso ainda queira conhecer mais algumas opções, sugerimos que leia o artigo: O que as pessoas mais compram na internet? Conheça os 91 produtos em alta [2024] Certamente você vai encontrar alguma boa ideia para começar o seu pequeno negócio!

Agora, para avançarmos neste conteúdo, você precisa aprender a como começar o seu pequeno negócio… E é isso que nós vamos te ensinar no próximo tópico!

1. Defina os produtos ou serviços que vai vender

O primeiro passo para começar um pequeno negócio é escolher os produtos ou serviços que vai vender. 

Nesse momento, muitos empreendedores analisam apenas a demanda do mercado, contudo, também é importante também considerar seus próprios gostos e interesses. Falamos isso porque trabalhar com algo que você tenha alguma identificação pode tornar essa tarefa mais prazerosa. 

Imagine você ter que lidar com fornecedores, atendimento, ações de marketing… Tudo voltado para um produto com o qual você não se identifica. Isso seria um tanto inconveniente, não é mesmo?

Então, antes mesmo de estudar o mercado e seus concorrentes, tire um tempo para refletir com quais produtos você gostaria de trabalhar. Essa iniciativa é extremamente importante para construir a base do seu negócio. 

2. Conheça o seu público

Outro ponto importante ao saber como começar um pequeno negócio é conhecer o público consumidor que vai comprar os seus produtos. 

Conhecer o perfil dos clientes da própria empresa é ideal tanto no varejo físico, quanto no online. Entretanto, quando falamos de vendas no ambiente online, entender profundamente os gostos e interesses dos clientes é ainda mais importante. Vamos explicar…

Diferentemente das lojas físicas – sejam elas de shoppings ou de rua –, as lojas online precisam de estratégias de publicidade para atrair consumidores. Isso porque eles não estão passeando na rua e encontram a loja, entende?

Os sites de venda precisam de tráfego, ou seja, consumidores interessados em fazer compras. E a melhor maneira de obter esse fluxo de compradores é entendendo quem é o seu público – ou melhor, a sua persona

Se você quiser entender mais sobre esse conceito, nós vamos deixar aqui a sugestão de dois artigos:

Leia quando puder!

3. Escolha o canal de venda

O canal de venda é o espaço onde você vai vender os seus produtos. Entre os mais populares no Ecommerce hoje, estão os marketplaces, as redes sociais e as lojas virtuais próprias.

Os marketplaces são companhias que alugam espaços para lojistas comercializarem seus produtos. Já as redes sociais, como você deve saber, são plataformas muito conhecidas pelo compartilhamento de conteúdo, mas a cada ano que passa ganham mais relevância como poderosos canais de venda também.

As lojas virtuais, por sua vez, são sites próprios em que o empreendedor cria uma vitrine online, além de todos os elementos necessários para compra e venda online. Existem diversas opções disponíveis hoje no mercado…

Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda América Latina que atende negócios de pequeno, médio e grande porte. Para montar e estruturar a sua loja virtual com a Nuvemshop, você pode, inclusive, começar com o plano gratuito da plataforma. 

Assim, vale a pena ressaltar que todos esses canais possuem suas respectivas vantagens e, no fim das contas, você pode vender em todos eles. Contudo, o indicado é que você comece apenas por um, deixando para postar em outros canais conforme o seu negócio for ganhando maturidade.

4. Faça um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que reúne todas as informações relevantes sobre uma empresa. Isso engloba desde os aspectos mais básicos, como o nicho de mercado de atuação, até os mais estratégicos, como ações de marketing e planejamento financeiro

Basicamente, é um guia completo que fornece uma visão geral do negócio e ajuda a orientar as decisões e ações da empresa

Para deixar o seu plano de negócio bem completo, insira todas as metas e objetivos definidos para o crescimento do seu pequeno negócio e todas as ações que precisam ser feitas para que esses objetivos sejam alcançados.

Se quiser uma ajuda nessa tarefa, nós desenvolvemos uma Planilha de Plano de Negócios que você pode fazer o download. Ela é gratuita! 

5. Conheça as questões burocráticas

Não é incomum que algumas pessoas comecem pequenos negócios na internet sem se atentar para questões burocráticas, como a obtenção de um CNPJ, por exemplo. 

Isso se deve, em grande parte, à possibilidade de cadastro em marketplaces que não exigem o registro de pessoas jurídicas. Mas, se você quer começar um pequeno negócio de forma séria, saiba que ter um CNPJ é crucial

Os custos envolvidos podem variar de acordo com o porte da empresa… E entre as principais opções de modalidade disponíveis hoje, podemos citar o MEI (Microempreendedor Individual) e ME (Microempresa).

Falamos mais sobre este e outros pontos no artigo: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais! 

6. Invista em marketing

Saber como começar um pequeno negócio também significa entender a importância de investir em marketing – mais precisamente, em marketing digital

São as estratégias de marketing digital que vão te ajudar a atrair, engajar e converter clientes. Existem diversas iniciativas que você pode implementar para transformar o seu pequeno negócio em um verdadeiro sucesso, como:

Para te ajudar a entender melhor todos esses conceitos, nós temos o artigo: Marketing digital para iniciantes: 7 dicas rápidas para começar

7. Disponibilize formas de pagamento e envio

Tão importante quanto liberar os produtos para venda é definir boas formas de pagamento e envio para os seus clientes. 

No que diz respeito aos pagamentos, o indicado é que você disponibilize as opções mais utilizadas pelos consumidores. Cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIX e link de pagamento são as mais populares atualmente.

Já em relação ao envio, vale a pena você contar com boas transportadoras. Para isso, você pode entrar em contato com os Correios ou com empresas particulares que prestam serviços de entrega.

 Aí vão duas sugestões de artigos que podem te ajudar nessas duas tarefas: 

8. Tenha um diferencial competitivo

Cada empresa possui seus próprios diferenciais e a grande maioria deles já podem ser vistos desde a construção do negócio.

Ter um diferencial é importante para que a empresa se destaque no mercado, diferenciando-se da concorrência e ganhando um espaço só dela entre os consumidores

Por isso, ao começar um pequeno negócio, não deixe de identificar cada um dos pontos que tornam ele único, combinado? Isso vai fazer toda diferença na forma como as pessoas o enxergam a médio e a longo prazo. 

9. Escolha bons fornecedores

Os fornecedores são a base de todo o negócio. São eles os responsáveis por fornecer os produtos para a revenda ou a matéria-prima, em caso de produção própria.

Aliás, essas figuras são cruciais até nos casos das lojas virtuais sem estoque – que operam via dropshipping, por exemplo. Afinal de contas, nesses casos, são eles que cuidam do armazenamento e enviam os produtos para os consumidores finais.

Sendo assim, independentemente do modelo logístico do seu pequeno negócio, saiba que é essencial contar com bons fornecedores. E quando falamos isso, não queremos dizer que você deve ter apenas um… mas sim dois, três ou mais. 

A ideia é que você nunca fique sem as mercadorias que precisa, a fim de evitar que os seus clientes se deparem com a mensagem “produto fora de estoque” no seu site.

3 dicas para começar um pequeno negócio de sucesso

Depois de entender como começar um pequeno negócio, não poderíamos deixar de encerrar este artigo apresentando algumas dicas que vão fazer toda a diferença no início da sua jornada empreendedora. 

São elas:

1. Teste e valide sua ideia de negócio

Você precisa entender se a sua ideia para começar um pequeno negócio é realmente relevante. Para isso, nada melhor do que fazer testes e validar o seu projeto.

A verdade é que a vida de um empreendedor é feita de um equilíbrio entre erros e acertos. Para entender qual a melhor opção de pagamento, por exemplo, você vai precisar testar as principais e, depois, entender quais as que os seus clientes preferem.

Em relação à validação, você pode refletir a respeito das seguintes perguntas:

  • Já vendi o equivalente a R$ 30 mil ou mais dentro do período de 90 dias? 
  • Estou vendendo de maneira recorrente?

Se você respondeu “sim” para estas questões, o seu pequeno negócio está validado. Sinal de que você já pode começar a fazer mais investimentos para expandir o alcance da sua marca.

2. Faça networking

Fazer networking é crucial para conhecer pessoas que podem agregar ao crescimento do seu pequeno negócio

No mundo do Ecommerce – e do varejo como um todo, na verdade – existem diversas feiras e eventos em que você pode conhecer empreendedores que trabalham tanto no seu nicho, quanto em outros relacionados. 

Isso é ótimo para conhecer pessoas relevantes e encontrar novos parceiros profissionais que podem somar ao seu negócio. O contrário também vale… Você pode ser um bom contato para outras empresas. Pense nisso!

3. Busque sempre desenvolvimento profissional 

Outra dica importante que vale não só nesta etapa de começar a montar o seu negócio, mas durante toda sua trajetória como empreendedor, é sempre buscar por desenvolvimento profissional.

Falamos isso porque é por meio do conhecimento que você consegue obter toda a bagagem necessária para fazer a sua empresa atingir os melhores resultados.

Como você já deve saber, quem vende online precisa entender sobre logística, marketing, atendimento, dentre tantos outros pontos. Por isso, a busca pelo desenvolvimento profissional deve ser uma constante na sua vida.

Para te ajudar neste início, nós temos uma boa dica: a aula gratuita Ecommerce do Zero!

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que vender para começar um pequeno negócio?

Existem diversas opções para quem quer começar um pequeno negócio. Entre as principais, podemos citar: infoprodutos, artesanato, refeições, doces e salgados por encomenda, cosméticos, aulas e cursos online; consultorias, dentre outras.

Qual o melhor pequeno negócio para abrir?

Não existe uma opção definida como a melhor na hora de começar a empreender. Independentemente do produto ou serviço escolhido, o que o empreendedor precisa é estruturar e validar um negócio da maneira correta para ter sucesso online.

Como começar um pequeno negócio com pouco dinheiro?

Primeiro, você deve definir os produtos ou serviços que vai vender e conhecer o seu público. Depois, escolha o canal de vendas, faça um plano de negócios, conheça questões burocráticas e invista em marketing. Também disponibilize formas de pagamento e envio, tenha um diferencial competitivo e escolha bons fornecedores.