Você acha que o seu Ecommerce tem uma alta performance em vendas? Ou faz parte daquele time de pessoas que acha que sempre tem como melhorar? Aprimorar processos é parte da rotina de empreendedores – o que também inclui a performance de vendas.

De acordo com uma pesquisa da revista Venda Mais, 60% dos vendedores considera que um dia de alta produtividade é aquele em que as metas de venda foram batidas. O que nos leva a perguntar: como estão as metas da sua empresa? 

Uma alta performance de vendas – ou seja, vender em boa quantidade e com regularidade – é a meta de muitos empreendedores. Por isso, neste artigo, vamos abordar o assunto! 

Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar o que é, de fato, uma alta performance em vendas, como atingir este patamar e ainda responderemos algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto. 

Para começarmos essa jornada de aprendizagem com o pé direito, te convidamos a escutar o episódio 71 do EnP Cast, o podcast do Ecommerce na Prática. O tema do episódio é "Como se tornar um vendedor campeão de vendas."

O que é alta performance em vendas? 

Em poucas palavras, a alta performance em vendas é um conceito comercial que determina se o volume de vendas feito por um site, loja ou grupo de vendedores é satisfatório dentro de um determinado período de tempo. 

Este, é claro, é um resumo. Na prática, o indicador de performance de vendas pode variar de acordo com diversos fatores, como o porte da empresa, o tipo de produto que comercializa, o mercado no qual a companhia está inserida e por aí vai...

O que queremos dizer é que não há um número exato que determina uma alta performance de vendas. Essa métrica vai ser diferente de empresa para empresa. 

Isso não quer dizer, no entanto, que não existam maneiras de aprimorar a performance de vendas, seja qual for o seu mercado. Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos, continue conosco. 

Como conseguir uma alta performance em vendas no seu Ecommerce?

Melhorar a performance de vendas do seu Ecommerce ou loja física é um processo que depende de diversos fatores. 

O primeiro pilar que merece a sua atenção neste processo é o planejamento. Sem um “plano de jogo” claro e conciso, será muito difícil conseguir resultados satisfatórios no seu empreendimento. 

Isso inclui, por exemplo, encontrar bons produtos para comercializar, fazer parcerias com os fornecedores certos, etc.

O outro pilar que entra nessa equação é o fator humano. Se você tem pessoas trabalhando em seu empreendimento, elas precisam ser qualificadas e compartilharem da mesma cultura empresarial que você.  

Vamos aprofundar mais sobre estes e outros tópicos a seguir. Veja: 

#1 - Tenha processos bem desenvolvidos

Ao contrário do que pode parecer, realizar uma venda não é um trabalho simples, nem que pode ser executado de uma vez só. Existem processos por trás de cada conversão e todos eles precisam estar bem documentados. 

Você sabia, por exemplo, que 40% dos vendedores não fazem um planejamento diário ou semanal? Isso pode ser um fator que prejudica a performance de vendas da sua empresa. 

Por exemplo, se a área comercial da sua companhia tem um processo específico, é importante ter isso por escrito e tornar este documento acessível para os demais times. Isso facilita também o processo de ambientação de novos vendedores. 

Ao ter um plano claro e bem documentado, seu time comercial vai trabalhar mais eficientemente para alcançar a tão sonhada alta performance em vendas. Ah, vale lembrar que, mais do que ter um processo documentado, é importante que todas as pessoas envolvidas sigam essas orientações, a fim de maximizar a produtividade. 

#2 - Estabeleça metas possíveis

As metas de vendas são um verdadeiro norte para as equipes comerciais. Elas podem ajudar a manter um clima de superação em alta e estimular vendedores a estarem em constante otimização. 

Isto é, se elas forem estipuladas corretamente. 

Um equívoco comum entre empreendedores é criar metas de venda impossíveis, pensando que assim vão estimular sua equipe comercial. O que acontece na prática é que as metas inalcançáveis geram um sentimento de frustração. 

As metas, portanto, não devem ser estabelecidas de acordo com limites aleatórios, mas baseadas em análises realistas do negócio e do mercado. 

#3 - Melhore a comunicação interna

Outro fator importante para a alcançar a alta performance de vendas é dar à sua equipe comercial todas as ferramentas necessárias para trabalhar com excelência. E parte disso inclui ferramentas de comunicação interna. 

Elas podem ajudar a agilizar a rotina de trabalho e evitar ruídos na comunicação. Dessa maneira, sempre que uma dúvida sobre determinado processo surgir, o contato é facilitado e o problema é sanado rapidamente. 

Algumas das ferramentas que podemos destacar nesse sentido são o chat do Gmail, o Slack e o Discord. Falamos mais sobre este assunto nesse artigo: Gestão de Equipe: 4 dicas para melhorar a performance do seu time. 

#4 - Invista na capacitação do seu time

Muitos empreendedores se perguntam como treinar vendedores para terem alta performance nas vendas – e essa é uma preocupação muito válida. 

Investir na capacitação do seu time é essencial, afinal de contas, vender também é uma habilidade que pode ser melhorada ao longo do tempo. Essa é uma boa alternativa para empresas que estão começando agora e não têm o orçamento necessário para contratar vendedores mais experientes… 

Treinar os profissionais da sua equipe comercial também permite que você tenha colaboradores extremamente engajados com a cultura da empresa, o que também pode contribuir para uma alta performance em vendas. 

Também vale lembrar que o mercado comercial está em constante mudança, sendo assim, a reciclagem é uma atividade quase mandatória. 

#5 - Crie campanhas de marketing alinhadas à persona

Como falamos anteriormente, uma venda não é um processo que acontece de uma vez só. As campanhas de marketing, por exemplo, fazem parte do fluxo de vendas e podem ajudar uma empresa a bater suas metas comerciais. 

Essas campanhas, no entanto, precisam estar bem alinhadas com a persona da sua empresa, ou seja, o seu cliente ideal. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado robusta, a fim de entender qual o público que a sua empresa deseja atingir.

Isso pode parecer um mero detalhe, mas subestimar o poder da uma comunicação bem alinhada é um erro grave. Para te ajudar no processo de definição de persona, criamos este artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo. 

#6 - Implemente uma cultura de feedback

Por último, mas não menos importante, a cultura de feedback também precisa ser implementada em sua empresa se você deseja alcançar uma alta performance em vendas. 

O time comercial deve ser reconhecido quando alcança ou supera suas metas. Esse reconhecimento pode vir em forma de bonificação, por exemplo, ou de incentivo verbal. O importante é que marcos positivos não passem despercebidos. 

Da mesma maneira, o time também precisa de uma orientação quando falha em cumprir com as metas estabelecidas. Nesse caso, a ideia não é apontar dedos ou comunicar-se de forma autoritária, mas entender quais foram os motivos que levaram à falha da equipe e como melhorar os processos no futuro. 

Você também pode gostar deste artigo: Gestão de Pessoas: o que é e como aplicar no seu time de Ecommerce. 

Alta performance em vendas: as principais dúvidas sobre o assunto

Alcançar uma alta performance de vendas é um processo que leva tempo e que pode gerar muitas dúvidas, principalmente entre empreendedores que estão começando. Por isso, listamos algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Veja só:

Qual é a melhor estratégia de vendas? 

É difícil determinar a melhor estratégia de vendas, afinal, isso pode variar de acordo com o mercado e o tipo de público da empresa. Como regra geral, no entanto, é importante comunicar-se com o cliente de maneira empática e clara, a fim criar um senso de confiança na sua empresa. 

Qual a melhor forma de atrair clientes?

Para atrair clientes você precisa, antes de mais nada, de um produto de alta demanda e qualidade. Depois, você também precisa oferecer um atendimento de excelência antes, durante e depois da compra. Por fim, é importante investir em iniciativas de criação de conteúdo de valor.

Quais resultados podem comprovar a boa atuação performance de uma equipe de vendas?

Isso vai depender das metas estabelecidas pela sua empresa. Atingir um determinado número de conversões, por exemplo, pode indicar que a sua equipe de vendas está performando bem. Mas outros fatores também devem ser considerados, tais como: contatos realizados, satisfação do cliente e clientes prospectados. 

O que a empresa pode fazer para aperfeiçoar a performance de um vendedor?

Para aperfeiçoar a performance de um vendedor, uma empresa pode oferecer cursos de capacitação e feedbacks constantes. Além disso, também é importante criar metas objetivas, dar as ferramentas necessárias para o trabalho e oferecer orientações sempre que preciso. 

Como melhorar a produtividade de uma equipe de vendas?

Se a sua equipe de vendas não está performando como você gostaria, é importante rever o planejamento e tentar entender se as metas estabelecidas são, de fato, executáveis. Além disso, invista em capacitação e crie recompensas para metas atingidas

Conheça o Curso Máquina de Vendas, disponível na assinatura Ecommerce na Prática

O curso Máquina de Vendas foi especialmente formulado pelo Thiago Reis, profissional da área de vendas e marketing com mais de 12 anos de experiência.

Ele já ajudou milhares de empresas a alcançarem alta performance em vendas e, hoje, seu método exclusivo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. 

No curso Máquina de Vendas, você aprenderá os seguintes tópicos: 

  • Como definir o perfil de cliente ideal; 
  • Como construir um processo de demandas;
  • Como criar processo de vendas; 
  • Como fazer um planejamento;
  • Quais ferramentas usar nesse projeto; 
  • E muito mais! 

A assinatura do Ecommerce na Prática é a plataforma de streaming do EnP. Nela, você pode aprender sobre os mais variados assuntos relacionados ao empreendedorismo, de onde quiser, a qualquer momento. 

Para assinar agora e já começar a estudar, basta clicar aqui