Saber como ter um negócio de sucesso está entre as prioridades daqueles que desejam empreender. Ainda que não existam fórmulas infalíveis, há alguns fatores que podem ajudar uma empresa a prosperar. Nesse artigo, vamos falar sobre eles… 

Fazer uma renda extra, alcançar a liberdade financeira ou dar um futuro melhor para sua família – existem muitos fatores que levam alguém a querer empreender. 

Ainda assim, muitas pessoas desistem antes mesmo de dar o primeiro passo

E o principal motivo para isso é o medo. O medo é uma resposta natural, ainda mais quando lidamos com situações novas, nas quais nunca nos vimos antes. 

Para te ajudar a perder um pouco esse medo de empreender, nós vamos te mostrar os 17 fatores mais importantes de um negócio de sucesso. 

Como lidar com comentários negativos sobre o meu negócio?

Quando gerenciamos um negócio – principalmente no setor de vendas – muitas vezes nos deparamos com comentários negativos e reclamações sobre a empresa, os produtos ou serviços que oferecemos. 

Sabemos que ninguém gosta de escutar queixas, mas devemos reverter esses problemas e encará-los como uma oportunidade para melhorar, promover mudanças, e o principal: reter o cliente no longo prazo.

De acordo com uma pesquisa Consumer Pulse Survey, realizada pela Accenture Global, US$ 6,3 trilhões foram perdidos por empresas que não deram atenção às reclamações dos clientes, que acabaram migrando para outras companhias. 

Com certeza você já escutou falar que “o cliente tem sempre a razão”, não é mesmo? Pois é; ele pode até estar errado, mas estudos apontam que a opinião dele pode causar um impacto bem negativo para sua marca. 

Isso porque um cliente frustrado com o seu produto ou atendimento contará, pelo menos, para uma média de cinco a oito pessoas a experiência ruim que teve com a compra. Entretanto, quando consideramos o potencial e alcance da internet, esse número será ainda maior e os danos para sua marca serão imensuráveis.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como lidar com essa situação desconfortável e garantir que o seu negócio tenha sucesso a longo prazo: 

1. Não ignore o cliente 

A primeira coisa que deve ser feita é não ignorar o que o seu cliente está sinalizando. Os clientes são a base do seu sucesso. Sem eles sua empresa não significa nada. Toda empresa é criada por pessoas. 

Neste aspecto, devemos entender que pessoas não são apenas os colaboradores, mas também os clientes. Por mais que você não concorde com a reclamação, basta retornar o cliente com uma mensagem informando que recebeu a crítica. Neste caso, diga que está promovendo melhorias e agradeça o feedback.

Entretanto, dependendo da queixa, não basta apenas enviar este tipo de resposta. Muitas vezes esse retorno não deixará o cliente satisfeito novamente, e o principal: você, de fato, não vai conseguir entender a fundo os problemas da empresa identificados pelo cliente. 

Por isso, solicite mais detalhes sobre o problema. Uma boa forma de conduzir este diálogo é pedir sugestões de melhorias para o próprio cliente.

Muitos empresários também não dão atenção àquelas queixas feitas por um número insignificante de pessoas. Por isso, a pesquisa também apontou que apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam. 

Isso quer dizer que a reclamação de um único cliente pode representar a queixa de muitos outros, que simplesmente decidiram parar de comprar sem ao menos reclamar.

Leia também: Break even: o que é e como saber o ponto de equilíbrio do Ecommerce.

2. Invista na comunicação da sua empresa com o cliente

Uma ferramenta muito importante – uma vez que apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam – é a pesquisa de satisfação. Dificilmente você conhecerá um empreendedor de sucesso que não tenha feito uso desse método. 

O empresário que realmente se preocupa com o cliente visando o crescimento do seu negócio não espera pelas reclamações, ele simplesmente vai atrás, ávido por entender todos os aspectos que precisam ser transformados em melhorias.

Muitas empresas, além de não promoverem pesquisas de satisfação, ainda dificultam os canais de atendimento para o recebimento de reclamações. 

Isso ainda pode resultar em processos judiciais que, muitas vezes, a própria empresa – principalmente em fase inicial – não terá como arcar. 

O dinheiro que deveria ser empregado em melhorias acaba sendo utilizado para pagar advogados e outras custas processuais, quando não indenizações e ressarcimento de prejuízos causados aos clientes. Não seria mais fácil receber a crítica através de um bom canal de atendimento e se comprometer com as melhorias?

Entre os canais que podem ser utilizados para monitorar a satisfação do cliente e também interagir com eles estão o telefone, as redes sociais e os emails corporativos. 

Também existem outras formas de comunicação como, por exemplo, os chats online. O que não vale é deixar o cliente na linha esperando um longo tempo até ser atendido.

3. Mantenha o foco na solução

Um dos principais erros cometidos pelas grandes empresas é estruturar o setor de atendimento e recebimento de reclamações com colaboradores que não terão nenhuma autonomia para resolver os problemas apontados. 

A impressão que dá é de que os comentários negativos foram apenas registrados, sem impacto nenhum. 

Quando isso acontece, o cliente insatisfeito busca outros canais de reclamação externos – como o Reclame Aqui – e a empresa acaba se deparando com um trabalho bem maior para minimizar o resultado desagradável.

Por isso, é importante que a equipe do canal de reclamações tenha autonomia para solucionar os problemas, por menores que sejam as soluções.

Sabemos também que, muitas vezes, dependendo do tipo de reclamação apresentada pelo cliente, não será possível apresentar, de imediato, alguma solução. 

Desta forma, se no primeiro momento foi pertinente apenas o registro da reclamação para repassá-la a outro setor, é imprescindível que a empresa faça um contato posterior com o reclamante e informe o que está sendo feito e adotado pela empresa para solucionar o problema

Além de solucionar um fator negativo na sua empresa, você ainda terá, desta forma, uma chance de estreitar ainda mais seus laços com o cliente.

4. Considere terceirizar o atendimento 

Dependendo do tamanho da empresa e das demandas recebidas é difícil para o empreendedor controlar o volume de colaboradores e canais de atendimento de forma interna. 

Uma das soluções mais utilizadas – principalmente pelas grandes empresas – é terceirizar esse serviço. 

Entretanto, colaboradores fornecidos por outras companhias podem não ter o comprometimento que você pretende oferecer para o seu cliente porque, de fato, não conhecem as diretrizes e os princípios da sua empresa. Neste caso, a melhor solução é cobrar métricas de desempenho.

Alguma vez na sua vida você já deve ter encerrado um atendimento telefônico escutando a seguinte pergunta: “Poderia permanecer na linha para avaliar e dar uma nota para o meu atendimento?”. 

Por meio de algumas metodologias como essa é possível tirar uma média de satisfação acerca do atendimento, e também identificar quais são os colaboradores que não estão finalizando as ligações com os clientes satisfeitos e identificar os motivos.

Esse é um caminho claro para ter um negócio de sucesso. 

Considere dentro do seu plano de métricas o número de reclamações e comentários negativos recebidos em determinado período, o nível de satisfação dos clientes e o tempo de atendimento.

Com base nestas informações será possível construir um planejamento de metas e indicadores de desempenho para melhorar os seus negócios e a comunicação com o cliente.

Os 17 fatores mais importantes para ter um negócio de sucesso 

Nós, do Ecommerce na Prática, já ajudamos milhares de pessoas a construir negócios de sucesso ao longo dos anos. E, com toda essa experiência, nós podemos observar alguns fatores que se repetem entre os empreendedores mais bem-sucedidos.

Vamos entender quais são eles agora? 

1. Conheça o seu perfil de empreendedor

A primeira coisa que você precisa entender é a seguinte: existem diversas maneiras de empreender.

Isso quer dizer que, independente do seu perfil, você pode abrir uma empresa de sucesso – e ter um alto grau de autoconhecimento é uma das chaves para isso. 

De forma resumida, existem três principais papéis que o empreendedor pode desempenhar: 

  • O de execução; 
  • O de gestão;
  • O de empreendimento. 

O primeiro deles, o perfil de execução, é o que coloca a mão na massa, ou seja, executa o trabalho. Já o perfil de gestão tem mais facilidade para tarefas administrativas, como o de delegar trabalhos, controlar processos e mais. Por fim, o perfil empreendedor é aquele que toma as decisões estratégicas do negócio. 

É importante que você tenha ciência dos seus pontos fortes e fracos, a fim de que possa delinear os caminhos do seu negócio. 

Também vale destacar que, ao menos no início, é esperado que você desempenhe uma mistura de todos esses papéis ao mesmo tempo. Isso pode parecer um pouco confuso, mas essa é uma etapa de muito aprendizado, que faz toda a diferença no amadurecimento do seu negócio. 

Leia também: Tipos de Empreendedorismo: quais são e qual o melhor? 

2. Faça o que você gosta 

Ainda falando sobre autoconhecimento… 

Trabalhar dentro de uma área que você gosta é um ótimo começo para ter um negócio de sucesso. 

Empreender é um processo demorado e que, frequentemente, demanda muitos sacrifícios do empreendedor. É possível que você tenha que cortar o seu tempo de lazer e dedicar horas preciosas do seu dia para construir uma empresa sólida. E, nesse caso, quando você faz o que gosta, as coisas ficam mais fáceis. 

Por isso, nós indicamos que você analise os seus hobbies e afinidades. Busque por produtos ou serviços que possam resolver dores de outras pessoas e entenda como você pode vendê-los para pessoas como você. 

Acredite… quando você faz parte do público consumidor do seu produto ou serviço, é mais fácil persuadir outras pessoas sobre o valor do que você está vendendo. 

3. Elabore uma proposta de negócio 

Depois de fazer esses exercícios de autoconhecimento, é hora de analisar qual a proposta da sua empresa. Nesse momento, algumas das perguntas que podem ser feitas são: 

  • Qual o papel da minha empresa:
  • Para quem meus produtos são destinados? 
  • Quais os problemas que esses produtos resolvem?
  • Qual o impacto que o meu empreendimento vai ter? 

Esse é um exercício importante para entender que você não vai estar meramente vendendo um produto ou serviço, mas sim uma solução que impacta positivamente a vida de alguém. 

A sua marca precisa refletir os seus valores e experiências, afinal, essa é uma das maneiras mais efetivas de gerar conexão com a sua base de clientes. Ter clareza sobre qual a sua missão vai te ajudar a ter um negócio de sucesso. 

Você também pode gostar deste artigo: Como abrir o próprio negócio na internet em 10 passos [GUIA]

4. Entenda se o seu negócio é viável 

Depois de entender o propósito do seu negócio, é hora de colocar na ponta do lápis e verificar se a sua ideia é viável. E, nesse ponto, estamos falando tanto do aspecto financeiro quanto do aspecto social.

Vamos explicar… 

A viabilidade de um negócio depende de alguns fatores, dentre eles podemos destacar: 

  • Existe público para este produto ou serviço? 
  • Quais os custos envolvidos na produção? 
  • Existem oportunidades dentro desse mercado em médio e longo prazo? 
  • Existem fornecedores para os produtos que desejo vender?

Ter essas questões mapeadas é essencial para que você invista no modelo de negócio mais promissor.

5. Faça um plano de negócio 

Um plano de negócio é um documento que contém todas as informações importantes de uma empresa. 

Ele envolve informações como o nicho de mercado – falaremos sobre isso no próximo tópico – planejamento financeiro, metas, prazos para alcance dessas metas e mais. 

O plano de negócios também tem informações como o tipo de sociedade, quem são os sócios e investidores, capital de giro e etc. Enfim, diversas informações importantes para a gestão empresarial.

Esse documento funciona como um grande guia para o empreendedor. Ele é especialmente útil quando consideramos os negócios criados por empreendedores de primeira viagem, que ainda não têm experiência dentro de seus respectivos mercados.  

6. Conheça bem o seu nicho de mercado 

Já falamos sobre o nicho de mercado no tópico anterior, mas esse é um ponto importante e que merece uma atenção especial. 

O nicho de mercado nada mais é do que um segmento específico de um mercado maior. Dentro dessa segmentação, é possível encontrar um perfil de consumidores mais engajado, ou seja, que têm interesses e necessidades bem específicas. 

Trabalhar com um nicho de mercado nem sempre foi possível. Por se tratar da comercialização de produtos voltados para um público bem específico, essa foi uma estratégia de vendas popularizada pelo Ecommerce.

E vale lembrar que existem vários cuidados que você precisa ter ao escolher o seu nicho de mercado. Nós falamos sobre eles neste artigo especial sobre o assunto: Nicho de mercado: o que é, importância e como definir.

7. Entenda quem é a persona do seu negócio

Outro pilar essencial em um negócio de sucesso é ter uma persona bem definida. A persona é o seu perfil semifictício que representa o seu cliente ideal. 

Mais profunda do que uma delimitação de público-alvo, o intuito de conhecer a persona do seu negócio é entender quem é o seu cliente, do que ele gosta e quais são os seus hábitos de consumo. 

Além disso, ao criar e desenvolver uma persona, você pode ter mais clareza sobre as necessidades dela. Sem uma persona definida, você corre o risco de investir em estratégias que têm baixa aderência e, consequentemente, uma baixa taxa de conversão

Existem várias formas de mapear e criar a persona do seu negócio. Para conhecer mais sobre elas, leia: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]

8. Organize as finanças desde o início 

Uma boa gestão financeira é o segredo de todo negócio de sucesso. Muitos empreendedores até começam suas empresas com um controle financeiro bem delimitado, mas acabam dando passos mais largos que a perna ao atingir determinado nível de faturamento. 

Dessa forma, é preciso fazer um planejamento financeiro sólido e, ainda mais importante, segui-lo com determinação. O ideal é que você faça projeções mais conservadoras para ganhos e gastos, mantendo as adaptações apenas para momentos pontuais. 

Mapeie, por exemplo, todo o investimento que precisa ser feito desde o início, incluindo gastos com a contratação de ferramentas, construção de uma equipe, custos operacionais e demais gastos que podem ser necessários. 

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia: Redução de custos: 6 maneiras de aplicar na sua empresa

9. Defina suas metas 

Nós falamos um pouco sobre objetivos até agora, mas queremos frisar a importância de ter metas objetivas e realistas. Elas são a base de todo negócio de sucesso e permitem que a empresa cresça com saúde em todas as áreas. 

Encontrar metas que sejam ousadas, mas que ainda possam ser atingidas, é um equilíbrio importante. Afinal de contas, de nada adianta criar objetivos incríveis, mas que não refletem a realidade do seu mercado

Nesse sentido, o plano de negócios – que mencionamos alguns tópicos atrás – pode ajudar a delimitar os cenários mais otimistas para o crescimento do seu negócio. Nós falamos mais sobre esse assunto aqui: Como criar um Plano de Metas para 2022.

10. Coloque-se no lugar do cliente 

“O cliente tem sempre razão”. Nós já ouvimos essa frase tantas vezes que, hoje, ela é um conhecido clichê. E ainda que essa frase não seja uma verdade universal, ela traduz o cuidado que as empresas precisam ter com a sua base de clientes.

Isso é especialmente verdade quando analisamos o cenário competitivo do mercado. Se você não oferece um bom atendimento para os seus clientes, temos certeza de que as companhias concorrentes vão oferecer… 

Por isso, procure sempre se colocar no lugar do cliente, prestando um atendimento de excelência e cuidando para que sua comunicação seja sempre clara e empática. 

E esse exercício de empatia com o cliente deve se estender desde o momento que antecede a compra até o pós-venda

11. Analise a sua concorrência

Você já sabe a importância de conhecer o seu público e o seu nicho de mercado… mas e os seus concorrentes? 

Essas são as empresas que estão no mesmo segmento que você e têm produtos voltados para a mesma parcela de mercado que a sua empresa. Por tudo isso, conhecer como eles atuam, quais as suas forças e fraquezas é essencial. 

Uma boa análise de concorrência ajuda a fortalecer o seu negócio, diferenciar a sua marca e mapear pontos no mercado que ainda não estão sendo atendidos.

12. Entenda qual o diferencial da sua marca

E já que falamos sobre fortalecer o seu negócio… nada mais justo do que seguirmos com o assunto, tocando nos diferenciais que fazem da sua empresa única. Se a sua empresa não tem diferenciais interessantes, pode ser difícil transformá-la em um negócio de sucesso. 

Muitos empreendedores acham que ter um diferencial se resume apenas a oferecer um produto inovador, que nenhum outro concorrente tem. Mas a realidade não é bem essa… 

Ter um produto único ajuda a diferenciar a sua empresa, é claro, mas ela também pode se destacar em outros pontos, como a experiência de compra, o atendimento, a logística e mais. 

Dessa maneira, ainda que você venda os mesmos produtos de outras lojas ou esteja em ambientes de alta concorrência – como os marketplaces – você ainda pode destacar a sua empresa e fidelizar clientes.

13. Escolha bons profissionais 

Seu negócio pode até ser pequeno agora, mas chegará o momento em que você vai precisar de uma ajuda extra – e é nessa hora que você deve ter cuidado. Seja na seleção de fornecedores, na adição de membros à sua equipe ou na construção de parcerias entre marcas, sempre priorize bons profissionais. 

Lembre-se que as pessoas e empresas que trabalham com você têm um impacto direto na performance da sua empresa. Procure parceiros que estejam alinhados aos valores da sua empresa e possam somar para entregar a melhor experiência para o cliente. 

14. Tenha paciência

Se você quer ter um negócio de sucesso é preciso entender que empreender não é um caminho para ganhar dinheiro rápido. 

Muitas pessoas cometem o erro de buscar por resultados fáceis no empreendedorismo e acabam se frustrando pela demora no alcance desses objetivos. Criar um negócio próspero é um processo que leva tempo e, muitas vezes, várias tentativas. 

Somente aqueles que têm paciência e não cedem às soluções fáceis alcançam suas metas. Por isso, nós aconselhamos que você empreenda com paciência e mantenha o foco no seu plano de negócio. 

15. Seja responsável pelas suas ações

Alguns empreendedores caem no erro de culpar terceiros por possíveis equívocos cometidos ao longo da operação. Não faça isso.

Pessoas bem-sucedidas sabem que são as responsáveis por suas próprias ações. Quando não se acredita nisso, há mais chances de você ficar dependente das circunstâncias. 

Assim, ao assumir sua responsabilidade, você ganha poder para mudar os resultados. Um cenário bem mais positivo, não concorda?

Leia também: Mindset empreendedor: o que fazem os negócios que vendem milhões?

16. Entenda que tudo acontece por uma razão

Tudo acontece com um propósito ou razão que trabalha a seu favor. Já pensou nisso?

Um empreendedor de sucesso pensa nas possibilidades, mas também acredita que até mesmo seus fracassos ou adversidades servirão como benefício futuro

Sendo assim, saiba que todos os negócios possuem altos e baixos. Na verdade, diversas esferas da vida são assim... Portanto, encare de forma positiva tudo que acontecer, sempre mantendo os pés no chão, claro, e extraia o melhor do que acontece.

O foco é trabalhar para as coisas acontecerem!

17. Invista em capacitação 

Quando você está começando um negócio, é comum que surjam dúvidas. Afinal de contas, empreender é uma atividade multidisciplinar, que demanda muitos conhecimentos diferentes. 

É comum que você se depare com atividades que não sabe como executar, conceitos que não conhece e estratégias que demandam um contexto que você não tem. E isso nem é uma exclusividade dos empreendedores iniciantes – até mesmo os experts passam por esse problema. 

Somado a isso, o Ecommerce faz parte de um contexto que está sempre mudando… isso quer dizer que conhecimentos que funcionam bem hoje podem não ter o mesmo peso daqui a alguns meses. O conhecimento não é estático!

Por isso, investir em capacitação é essencial. 

Mas em meio à tanta informação, pode ser difícil filtrar os conhecimentos que são úteis ou não. Como saber quais áreas estudar para ter um negócio de sucesso? Esse é um grande questionamento para empreendedores em todos os segmentos.

Foi por isso que nós criamos a assinatura Ecommerce na Prática. Com ela, você tem acesso a todos os cursos e aulas que nós já criamos – e todos que ainda vamos criar! 

Você não precisa comprar dezenas de cursos diferentes. Tudo que você precisa está em um só lugar. A assinatura Ecommerce na Prática é uma ferramenta de conhecimento dinâmica, que vai te acompanhar durante toda a sua jornada empreendedora, do zero ao sucesso. 

Para saber mais sobre a assinatura, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é um negócio de sucesso?

Um negócio de sucesso é aquele que cresce de forma saudável e tem uma boa percepção dentre o público. Para alcançar esse patamar é preciso de muito planejamento e controle financeiro, além de um investimento constante em capacitação.

Qual o tipo de comércio que dá mais lucro?

Atualmente, o comércio eletrônico é o que dá mais lucro. O custo para iniciar nesse mercado é muito baixo e, além disso, ele conta com uma alta adesão dos consumidores.

O que dá mais dinheiro hoje em dia?

É muito difícil determinar o mercado que mais dá dinheiro, afinal, a lucratividade de um negócio depende de fatores como público consumidor, concorrência, tipo de produto e mais.