Como vender pela internet?” Esta é uma pergunta bastante comum entre os empreendedores interessados em iniciar um Ecommerce… Nos últimos anos, ela tem surgido cada vez mais por causa do sucesso que as lojas virtuais têm feito entre diferentes públicos. Leia este artigo para saber mais!

De acordo com dados divulgados pela Neotrust, o Ecommerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021: mais de R$ 161 bilhões. Esse é um número 26,9% maior do que o observado no ano anterior. 

Pensando em ajudar aqueles empreendedores que estão dando seus primeiros passos, criamos este guia completo. Aqui, você vai encontrar todas as informações mais valiosas para quem está começando um novo negócio na internet. 

Com essas dicas, você tem mais chances de criar um Ecommerce de sucesso, evitando erros de principiantes. Então, se você quer mesmo aprender como vender pela internet, vamos começar…

Por que aprender como vender pela internet é importante? 

Muitas pessoas passam a vida procurando maneiras de melhorar a renda e conseguir a tão sonhada independência financeira. Isso pode vir por diversos meios, mas empreender costuma ser o mais bem-sucedido. 

E, tendo isso em vista, a maioria das pessoas se depara com as seguintes opções: abrir uma loja virtual ou começar um negócio físico. Enquanto ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens, podemos dizer que o Ecommerce é uma opção mais viável pois requer um investimento inicial menor… 

Mas, esse não é o seu único benefício. Em 2021, o segmento de lojas online no Brasil alcançou patamares nunca antes vistos e a América Latina foi a região com o maior crescimento nas vendas online, de acordo com estudo realizado pela Enext. 

Sendo assim, dá para perceber como este é um mercado muito lucrativo e que pode mudar a vida de empreendedores, não é mesmo? Se você também quer fazer parte dessa tendência, continue acompanhando o artigo… 

Por onde começar a vender na internet? 

A princípio, é provável que as incertezas te impeçam de dar o primeiro passo no Ecommerce. Porém, não queremos que você continue estagnado nesse ponto. Vamos te orientar em cada etapa que deve ser feita para construir o seu verdadeiro império de vendas online. 

Esses são os passos iniciais de um Ecommerce de sucesso:

  • Escolher um micro nicho de mercado que você tenha aptidão para trabalhar;
  • Validar sua ideia com base nas respostas a perguntas que envolvem metas e público-alvo;
  • Pesquisar fornecedores que sejam, acima de tudo, bons e confiáveis;
  • Elaborar uma listagem com os produtos que serão oferecidos.

Após essas definições, chega o momento de começar. Como fazer isso com mais assertividade?

A primeira recomendação que consideramos importante tratando-se de pequenos empreendedores é: escolha pelo um canal de vendas.

Você pode criar a sua loja virtual própria, atuar em marketplaces – como o Mercado Livre, por exemplo –, vender pelas redes sociais, etc. A ideia é você começar com apenas um canal e, com o passar do tempo, utilizar outros, se achar necessário. 

Neste vídeo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, conta mais sobre como começar seu negócio. Confira: 

Como vender na internet? Responda a essas 4 perguntas 

Para saber como vender na internet você precisa, antes de mais nada, de um bom planejamento. 

Sem ele, é muito improvável que o seu negócio vá para a frente. Para te ajudar nesse primeiro momento, listamos 4 perguntas essenciais, que todo novo empreendedor precisa responder antes de tirar o seu negócio do papel. 

Veja só: 

Pergunta 01 - O que vou vender? 

É importante que, antes de vender online, você tenha um nicho bem definido. Para tornar o trabalho mais agradável, você pode escolher produtos que tenham a ver com os seus hobbies.

Por exemplo: se você gosta de praticar esportes, é provável que já tenha um bom conhecimento sobre os produtos utilizados nessa área. Será mais fácil se aprofundar em algo que você já entende.

Caso não queira misturar lazer com trabalho, recomendamos pesquisar por outros produtos que sejam tendência do mercado Ecommerce. A partir disso, você pode encontrar um número variado de opções de produtos.

Quando escolher o que for mais interessante para você e o público-alvo, aprofunde seus conhecimentos. 

Pergunta 02 - Quem é o meu público-alvo? 

Não comece a vender online sem saber qual é o seu público-alvo. É importante entender quem é o seu cliente ideal – ou seja, a persona do seu negócio – saber quais as características gerais e como esses produtos podem trazer soluções para ele.

Com essas informações, você consegue assimilar as características em comum e criar conteúdos específicos e divulgar os produtos que vão interessar esses clientes em potencial.

Depois de encontrar as respostas para todos esses pontos, você terá um guia para atingir clientes com alto potencial de compra.

Pergunta 03 - Quais são os canais que vou utilizar nas vendas? 

Os canais de venda, por outro lado, são aqueles onde as compras serão concluídas. Como dito anteriormente, uma das opções para começar é ter sua loja virtual própria, criada a partir de uma plataforma de Ecommerce.

Você deverá dedicar tempo e recursos para montar sua loja virtual e desenvolver seus mecanismos próprios de atração de visitas para sua loja. Isso vai exigir recursos e conhecimento das plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Adwords.

A plataforma que indicamos para criar a sua loja é a Nuvemshop, líder em toda a América Latina, e que conta com um exclente plano gratuito. Para saber mais, clique aqui

Outra opção é criar uma conta profissional em marketplaces como o Mercado Livre, Amazon e Americanas Marketplace. Essas são ótimas opções para você gerar audiência e fidelizar clientes em potencial para crescer o seu Ecommerce. Se optar pelo Mercado Livre, por exemplo, você pode utilizar os canais estratégicos da empresa para otimizar o seu serviço: Mercado Pago, para realizar o pagamento das vendas, e o Mercado Envios, programa de Fullfilment.

Pergunta 04 - Quem são meus fornecedores? 

Com as etapas anteriores bem definidas, chegou o momento de buscar por bons fornecedores que vão te oferecer os produtos listados com o melhor serviço. 

Você precisa fazer uma boa pesquisa para encontrá-los. O que queremos dizer com isso: não adianta abrir a primeira página de pesquisas no Google, clicar nos 5 primeiros links e, em menos de 10 minutos, encontrar um fornecedor. 

Dificilmente você vai achar o que necessita e deseja rápido assim. 

Faça uma boa pesquisa, selecione os melhores serviços de acordo com o que você deseja, anote os contatos e ligue. 

Ligar é uma forma mais rápida de tirar dúvidas e conseguir mais informações. Muitas empresas demoram dias para responder e-mails ou mensagens deixadas no site. Por isso, a melhor forma é entrar em contato com os fornecedores através de ligações para economizar tempo. 

Dica importante: Mesmo você sendo um pequeno empreendedor, mostre ao fornecedor que o seu negócio tem grandes chances de crescer. Compartilhe com ele o seu sonho e crie uma boa relação. O fornecedor precisa saber que, se você crescer, ele também vai crescer junto. 

Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce? 

Como vender na internet [passo a passo]

Veja agora o passo a passo de como vender na internet: 

1. Legalize o seu negócio

Antes de começar a vender na internet, é preciso ajustar alguns pontos essenciais para que a sua empresa funcione dentro da lei. 

Faça o CNPJ para legalizar o negócio e poder emitir nota fiscal, assim seu cliente vai entender que sua empresa é séria. Se não tiver tempo ou não souber como fazer isso sem ajuda, contrate um contador para registrar a sua empresa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. O profissional vai saber exatamente quais passos devem ser dados para agilizar o processo. 

Mas, caso não queira contratar ninguém, você também pode abrir o MEI (Microempreendedor Individual) pela própria internet. Esse programa federal tornou o acesso ao CNPJ muito menos burocrático e bem mais barato, perfeito para quem está começando. 

Leia o guia completo de tudo o que você precisa saber sobre MEI neste artigo. 

2. Planeje o seu negócio

Se você está lendo este artigo na ordem, o primeiro passo já foi feito: o planejamento. Nesta etapa, aconselhamos que você esqueça conceitos complexos e simplifique. Tente responder as perguntas dos tópicos anteriores: 

  • Pergunta 01 - O que vou vender? 
  • Pergunta 02 - Quem é o meu público-alvo? 
  • Pergunta 03 - Quais são os canais que vou utilizar nas vendas? 
  • Pergunta 04 - Quem são meus fornecedores? 

A partir das respostas o seu mini planejamento tomará forma. Mas o planejamento não acaba por aqui… 

Antes de começar a vender pela internet, é fundamental planejar os gastos, as despesas e os investimentos que serão feitos nos próximos meses. A ideia é saber quanto é necessário para suprir as primeiras necessidades da sua empresa, usando o dinheiro de forma eficiente, para não ter surpresas desagradáveis no fim do mês.

Muita gente não dá a devida importância ao planejamento financeiro, mas a verdade é que esse planejamento é decisivo para o sucesso do seu negócio. Por isso, não se esqueça: ter um planejamento financeiro é fundamental para direcionar seu negócio no caminho dos melhores resultados.

3. Crie uma estrutura de trabalho enxuta

Seu negócio pode começar a funcionar com pouquíssimos recursos. Então economize!

Veja do que você vai precisar:

  • Emissão de nota fiscal (sendo MEI, isso já está resolvido);
  • Uma fanpage profissional no Facebook (grátis);
  • Uma conta profissional no Instagram (grátis);
  • Uma conta profissional no Mercado Livre (grátis);
  • Um canal de pagamentos e um canal logístico para enviar os pedidos.

Falamos um pouco sobre isso neste artigo aqui: Como Montar um Ecommerce com Pouco Dinheiro? 

4. Construa uma audiência

Quer saber como começar a vender na internet de forma mais eficiente? Então construa uma audiência o mais rápido possível... Para isso, produza conteúdo de valor para a persona.

É assim que o público se sentirá movido a curtir e compartilhar aquilo que você entrega gratuitamente... Dessa maneira, outros potenciais clientes também conhecerão a sua empresa, terão vontade de saber mais sobre o seu trabalho e a coisa toma a forma de um círculo virtuoso que só trará benefícios para o negócio.

O Facebook e o Instagram podem ser a chave para divulgar conteúdo de valor para atingir o público-alvo. Utilize todas as ferramentas de interação e seja ativo nas redes sociais para alcançar mais pessoas. 

Existem outros canais que você também pode usar para se conectar com o seu cliente, como o Whatsapp, por exemplo. Você deve escolher o canal no qual a sua audiência tenha mais hábito de usar diariamente. 

5. Crie conteúdo relevante

Aqui, o seu objetivo é alcançar o seu público ideal e convertê-los em clientes para a sua empresa. O seu cliente precisa ser atraído por conteúdos que tenham valor para ele e transmitam uma boa imagem da empresa. 

A verdade é que o seu produto sozinho pode não ter força o suficiente para chamar atenção das pessoas no volume que você precisa. Por isso, saber como vender pela internet também envolve intercalar a publicidade com conteúdos de valor para a audiência. Isso pode te ajudar a ganhar espaço na mente dessas pessoas.

Quando falamos sobre conteúdo de valor, estou falando sobre algo relacionado ao seu nicho que ajude seus seguidores a solucionar problemas ou a saber mais sobre o assunto. Isso impacta também a experiência deles com a sua marca.

Bons conteúdos atraem novas pessoas que estejam interessadas com assuntos do seu nicho, logo podem se tornar consumidores da marca. 

Fale sobre assuntos que estejam conectados com os seus produtos, apresente listas, dicas, sugestões… Se você não tem ideia do que pode postar, confira essa lista gratuita que criamos com 32 ideias do que postar nas redes sociais.

6. Invista em marketing digital

Ainda tem gente que pensa que marketing é estratégia só para grandes empresas ou que sente dificuldade em promover seus produtos. Isso é grande engano.

Segundo o especialista Philip Kotler, marketing nada mais é que “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.”

Na prática, o marketing digital é o que vai te ajudar a colocar o seu negócio no mapa, atraindo clientes e consolidando cada vez mais a sua marca no mercado. 

Existem diversas estratégias de marketing digital que você pode – e deve – investir. Inclusive, já falamos de algumas anteriormente neste artigo… Mas, para deixar o conteúdo mais claro, aí vai uma lista de iniciativas:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Dentre outras. 

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Marketing digital para iniciantes: 7 dicas rápidas para começar

7. Ofereça um bom atendimento

Saber encantar os clientes é chave para aprender como vender pela internet com excelência. 

E como será que podemos garantir um atendimento nota 10 no Ecommerce? O segredo é a simplicidade. A comunicação com seu público pode ser feita a partir desses 4 canais:

  • Fanpage no Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Perguntas do Mercado Livre.

Atue nas 4 frentes sempre com muita eficiência e profissionalismo.

Seguindo todos os passos apresentados até agora, é provável que a demanda do seu negócio esteja aumentando a cada dia. Com o número de clientes aumentando, é importante que você tenha um bom canal de atendimento ao cliente. 

Não precisa investir em nada muito elaborado. Pode usar canais acessíveis, como o Messenger - aplicativo de mensagens do Facebook -, as mensagens diretas do Instagram, o Whatsapp e até mesmo responder comentários de clientes no próprio Mercado Livre. 

Escolha os melhores aplicativos para você conseguir tirar dúvidas, anunciar promoções e solucionar todos os problemas solicitados pelos clientes. Isso conta como parte da experiência de compra, fazendo com o que o cliente possa indicar sua loja para amigos.

Nota: Lembre-se de responder o seu cliente o mais rápido possível, assim evita que ele se sinta frustrado com seu atendimento.

8. Acerte os detalhes logísticos

Aprender como vender pela internet é uma coisa, mas entender como entregar os produtos com qualidade para o cliente é outra. 

A logística de uma empresa vai muito além do transporte do produto. Na verdade, ela passa por pontos cruciais, como o planejamento de envio, o armazenamento dos produtos e o controle da movimentação do pacote.

A primeira coisa a pensar é: Como vai entregar os produtos? Vai utilizar apenas os Correios ou também outras transportadoras? O tamanho, peso e material dos seus produtos vai te ajudar a definir essa questão…

Outro ponto importante para a logística é como e onde vai armazenar os produtos e na fase final, é importante ter em mente como serão as embalagens e também ter o controle da chegada do produto.

Aprenda como vender pela internet com o Checklist Ecommerce do Zero!

Vender na internet não é uma tarefa impossível, como você pode ter notado ao longo deste artigo. As pessoas estão comprando mais pela internet e, vendo isso, novas marcas online têm surgido todos os dias.

O problema é que muitas delas acabam fracassando pelo caminho…

Isso acontece porque fazem tudo sem buscar conhecimento e sem ter um método validado para seguir. Aí, cometem aqueles erros que poderiam ser evitados e acabam quebrando.

Além de te mostrar como vender pela internet, neste artigo  nós também mostramos um pouco do método criado pelo Ecommerce na Prática para validar produtos online e construir um Ecommerce.

O seu sonho de criar um império no Ecommerce está cada vez mais próximo. 

Se quiser ter acesso ao método completo, criado por Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e especialista com mais de 20 anos de experiência em comércio digital e físico, basta clicar no botão abaixo.

Este é um checklist gratuito, com todas as etapas mais importantes para a criação de um negócio online. Se você seguir cada um desses passos, seu negócio estará pronto para alavancar dentro do mercado Ecommerce. 

Baixe agora, gratuitamente: