Você tem o sonho de começar a vender pela internet?
Então fique sabendo que você não precisa ter experiência no mundo dos negócios e na internet para aproveitar a oportunidade de vender no mundo digital. Porém, é preciso planejar e seguir alguns passos básicos.
Para ajudá-lo a realizar esse sonho, nós da Ecommerce na Prática separamos 5 coisas que você precisa saber antes de começar a vender pela internet, ou seja, fazer comércio eletrônico. Reflita sobre cada uma delas e mãos no teclado!
1 – O NEGÓCIO PODE CRESCER RÁPIDO SE VOCÊ “LEVAR A SÉRIO”
É isso mesmo! Se você for parar pra pensar, temos mais de 50 milhões de brasileiros que já fizeram alguma compra virtual e esse número deve dobrar nos próximos 5 anos. Isso significa que as oportunidades de crescer nesse negócio são bem mais escaláveis do que em uma loja física, visto que certamente você não tem a possibilidade de ter 100 milhões de pessoas passando por um shopping.
Além do alcance ilimitado do universo digital, ao contrário do que acontece com as lojas físicas, os negócios na internet podem ser abertos com pouco dinheiro, sem equipe de apoio e até de dentro da sua própria casa. No começo, você pode fazer sozinho usando apenas algumas horas por dia.
Isso é bom? É uma oportunidade incrível, mas também faz com que muita gente encare o empreendimento como algo sendo “menos sério” do que uma loja física no centro da cidade, por exemplo, e acaba desapontado achando que o negócio funcionaria sozinho como um passe de mágica.
Se você pensa assim, não se preocupe! Ainda dá tempo de mudar para apostar em um negócio altamente sustentável, duradouro e lucrativo.
Basta uma mudança de mentalidade para você passar a encarar seu negócio virtual como qualquer outro negócio. Ele pode crescer rápido ou devagar; trazer milhões de reais de retorno ou apenas dar dor de cabeça: tudo depende da sua dedicação e de uma boa visão estratégica.
2 – VOCÊ NÃO PRECISA DE UM SITE
Muita gente automaticamente associa ter um negócio na internet com ter um website, mas isso não é verdade. Esse costuma ser um grande empecilho, pois muitas pessoas deixam de investir em um negócio porque acham que ter um site está distante de sua realidade.
Já afirmamos muitas vezes isso, mas vamos repetir: você não precisa de um site para começar.
Inclusive, nós vamos além: é recomendável e seguro que você comece sem um site, usando apenas as redes sociais e marketplaces como o Mercado Livre. Isso vai te dar oportunidade de pegar experiência com vendas, construir sua audiência, validar seus produtos e ter retorno do seu negócio antes de fazer um investimento estrutural maior com a construção de uma loja virtual. Incrível, não?
3 – MARKETING É IMPORTANTE
Ainda tem gente que pensa que marketing é estratégia só para grandes empresas ou que sente dificuldade em promover seus produtos. Segundo o especialista Philip Kotler, marketing nada mais é que “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.”
Por isso, se você ainda tem medo ou receio de “fazer marketing”, saiba que o marketing feito de forma ética não só é saudável como é necessário, já que seus produtos podem ajudar muito a vida dos seus clientes. Afinal, de nada adianta ter produtos incríveis por preços excelentes se ninguém está sabendo da sua oferta.
Portanto, comece a se planejar para dedicar uma boa fatia dos investimentos ao marketing do negócio. Todo esse dinheiro vai trabalhar para que mais dinheiro entre rapidamente no caixa… Quando chegar a esse ponto, reinvista os lucros e faça a roda girar cada vez mais rápido.
4 – NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA OU DINHEIRO FÁCIL
Um dos grandes motivos que fazem as pessoas se sentirem desconfiadas em relação a um negócio online é a quantidade de falsos gurus que prometem a possibilidade de ficar rico da noite para o dia trabalhando pouco. Se você recentemente acessou um artigo ou vídeo onde alguém dizia isso, desconfie.
Como dissemos no tópico 1, mudar de vida com um negócio na internet é completamente possível e só depende de você. O comércio eletrônico pode apresentar retornos muito mais rápidos que escaláveis que você teria em um emprego comum ou em um negócio físico, por exemplo. Porém isso só vai acontecer se realmente for investido 3 fatores essenciais em qualquer projeto humano: tempo, energia e trabalho.
5 – É PRECISO NICHAR
Por fim, não seja o empreendedor que tenta vender “de tudo para todos”. Lembre-se que, ao começar a vender pela internet no Brasil, você alcançará um mercado potencial de 100 milhões de pessoas ou mais. Ao nichar seu alvo, você consegue acertar mais fácil naquelas pessoas que realmente podem se beneficiar dos seus produtos.
Sendo assim, estude muito bem sobre o seu público-alvo e segmente-o de acordo com diversas características, tais como gênero, idade, classe social, hobbies, hábitos, comportamento, estado civil, cargo profissional etc. Isso vai tornar mais fácil estabelecer um relacionamento com os seus clientes potenciais, pois eles vão se identificar com a comunicação do seu negócio.
MAS AFINAL, COMO COMEÇAR A VENDER PELA INTERNET?
Talvez você esteja lendo isso tudo e pensando: tá, eu quero ter o meu negócio, mas por onde eu posso começar?
Sem dúvidas, todo negócio de sucesso começa com um bom planejamento. Essa é a primeira etapa e é nesse momento que diversas ações serão definidas de forma estratégica para alcançar seus sonhos e fazer o seu negócio crescer de forma sustentável, duradoura e lucrativa.
A boa notícia é que temos um Mapa de como você pode Iniciar seu Negócio partindo do Zero. Esse mapa vai te ensinar todo o processo de validação e estruturação do negócio. Seguindo os passos na medida certa, você poderá iniciar seu negócio e atingir seus primeiros 10 mil de faturamento em cerca de 90 dias. Essa é a média que nosso estudo revelou.
Quer ter acesso ao Mapa? Assista Agora uma Apresentação que vai te explicar todo o Passo a Passo, desde a estaca zero até as vendas:
Conteúdo muito interessante e explicativo.
Excelente. Muito obrigada por compartilhar conosco tanta informação.
Poderia me indicar um link ou material que fale sobre as formas de pagamento que devo trabalhar no meu e-commerce e se é necessário ter cnpj
Oi, Gabriela!
Não é necessário ter CNPJ para ter um Ecommerce. Dá uma olhadinha nesse link:
https://ecommercedesucesso.com.br/cnpj-para-abrir-uma-loja-virtual/
Sobre meios de pagamento, a gente tem esse material:
https://ecommercedesucesso.com.br/meios-de-pagamento-online-como-funciona/
Sempre que quiser pesquisar algum material, você pode pesquisar naquela lupa que fica no canto superior direito do site também =)
Qualquer coisa, é só falar! Abraço!