A criatividade é fundamental para para o sucesso de um Ecommerce. Pensando nisso, o designer Isaac Nichelson criou a Circular Systems, que cria roupas a partir de biofibra de casca de banana e outros materiais. A ideia deu tão certo que a empresa foi campeã do Global Change Award 2018.

Caso de sucesso: Ecommerce de música personalizada

biofibra

O criador da marca sempre se preocupou com o excesso de produtos químicos na indústria têxtil. A ideia foi tomando forma a partir do momento em que Nichelson quase desmaiou quando entrou nas instalações de sua empresa de roupas de surfe, na década de 90. Logo depois, ele passou a pesquisar e desenvolver materiais naturais que tivesesem um bom desempenho e muito menos impacto ambiental. Assim nasceu a biofibra. Além disso, o empreendedor diz que esse método também ajuda os agricultores, gerando renda extra e impulsionando a geração de empregos.

Biofibra: uma oportunidade reciclada

"A ideia pode parecer nova, mas estamos voltando às origens. Em 1960, 97% das roupas eram feitas de fibras naturais. Entretanto, atualmente esse número diminuiu para 35%", disse Nichelson ao site americano TreeHugger. Além de cascas de banana, para fazer a biofibra também podem ser usados diversos outros componentes, como folha de abacaxi e restos de cana-de-açúcar triturada. Esses insumos seriam queimados ou descartados pelos agricultores. Toda a ciência por trás da confecção de roupas de alto rendimento é baseada em materiais 100% naturais.

A iniciativa da empresa foi muito bem recebida. Como resultado, recebeu o Global Change Award, da gigante têxtil H&M. O prêmio em dinheiro é de 350 mil dólares. Esse montante vai permitir que a Circular System continue investindo em tecnologias sustentáveis. A empresa também desenvolveu um sistema de reciclagem de fibras de roupas descartadas, reutilizando materiais que são jogados no lixo para criar peças resistentes e com baixo impacto ambiental.

Quer saber tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce? Assine o Ecommerce na Prática! Para conhecer os planos, clique aqui!