Nesse artigo, vou te mostrar as rotas para o sucesso no Ecommerce. Elas servem para empreendedores que já vendem online e querem otimizar resultados, lojistas físicos que querem fazer a transição para o mundo digital e para aqueles que ainda não deram os primeiros passos.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira:

Existem três tipos de empreendedores que desejam se destacar no Ecommerce. Cada um deles precisa de um direcionamento diferente para atingir o sucesso.

Vamos a eles:

1 - Cenário de quem já tem um Ecommerce

O primeiro cenário é o de empreendedores que já têm um Ecommerce, seja uma loja virtual ou vendendo em marketplaces e redes sociais.

Esses empreendedores já têm um negócio operante com algum tipo de resultado, que sentem que deveria ser muito maior a esse ponto da jornada.

otimizar resultados

Porém, como não têm uma estrutura e um modelo de negócios claro, sentem extrema dificuldade em superar a barreira de vendas que foi atingida.

Diagnóstico do negócio

A chave para essas pessoas é fazer um diagnóstico completo do negócio. Com ele, podem identificar quais são os pontos que podem ser melhorados no negócio.

Estrutura, logística, canais de venda, fornecedores, parceiros… Deve-se reunir todos os dados e informações dos aspectos que influenciam o funcionamento do Ecommerce.

diagnóstico do ecommerce de sucesso

Contudo, sabemos como essa montanha de informações pode ser difícil de organizar. Por isso, é preciso conhecer uma ferramenta que junta tudo isso de uma maneira simples e prática, que possibilita a visualização de todas as engrenagens do negócio.

Uma ótima forma de fazer isso é com o Modelo Canvas. O Ecommerce na Prática tem o seu próprio Canvas, com 11 quadrantes que te ajudam a criar um Mapa Visual do seu negócio. No vídeo abaixo, o Bruno mostra o passo a passo de como preenchê-lo da maneira certa. Confira.

Você tem acesso ao Modelo Canvas do Ecommerce na Prática nesse artigo.

Direcione os esforços nos pontos que devem ser melhorados

Com o diagnóstico em mãos, fica mais fácil entender os motivos do Ecommerce não estar com os resultados esperados.

Deve-se, portanto, identificar os pontos fracos do negócio e “atacá-los”, com o objetivo de transformá-los em pontos fortes.

Ferramentas, equipes, sistemas, canais de venda… O diagnóstico vai te mostrar exatamente quais são as prioridades.

Dessa forma, você consegue alavancar seu Ecommerce com velocidade e segurança.

Afinal, não adianta montar uma estratégia para acelerar as vendas seu o seu negócio não tem estrutura para suportar tamanha velocidade.

Lembre-se: conduzir um veículo a 200 km/h é uma experiência única, mas uma colisão a essa velocidade pode ser fatal.

2 - Lojistas físicos que querem fazer a transição para o Ecommerce

O segundo cenário é para aqueles empreendedores que já têm um negócio estabelecido e operante, mas apenas no mundo físico.

Aqui encontra-se quem já tem uma loja, uma rede, quem vende de porta em porta e que já tem um produto validado, um segmento e nicho de mercado.

Sabemos como o varejo tradicional está passando por um momento de saturação de mercado.

Portanto, esses empreendedores têm a consciência de que entrar no Ecommerce, sem abandonar a loja física, é a forma de alavancar o negócio.

transição para o online

Estar presente no mundo digital é uma forma de divulgar mais a marca, abrir portas, atrair clientes, aproveitar oportunidades de vender mais.

Ao limitar o seu negócio somente ao mundo físico, você pode estar perdendo dinheiro...

Para que essa transição dê certo, também é preciso, antes de tudo, fazer um diagnóstico completo do negócio, só que no meio digital. Isso porque o mercado na internet é completamente diferente do mundo físico.

É preciso saber, primeiramente, se os produtos oferecidos pela marca têm demanda na internet. Às vezes, o campeão de vendas de uma loja física pode não ter tanta força assim no mundo digital.

Além disso, deve-se observar os concorrentes que existem na internet. Afinal, existem muitos negócios que atuam somente nesse ambiente que o lojista físico pode nem saber da existência.

Feito esse estudo, ficam claros os pontos fortes desse mercado, que devem ser o foco do empreendedor na hora de fazer a transição para o Ecommerce.

Contudo, caso sejam encontrados muitos pontos fracos, o foco deve ser em resolvê-los para adentrar com força no mundo digital.

3 - Cenário dos futuros empreendedores de Ecommerce de sucesso

O último cenário é onde se encontram os empreendedores que estão começando o primeiro negócio ou já começaram e estão tendo dificuldades em obter resultados.

Nesse caso, o que eles precisam é de um direcionamento completo, pois tudo parece muito confuso e novo.

O principal motivo desses empreendedores não conseguirem resultados rápidos no início é porque não encontraram uma coisa chamada Product Market Fit (PMF).

Traduzindo para o português, é como se fosse um quebra-cabeças do negócio. Quem não encontra o PMF está, basicamente, tentando encaixar as peças erradas nos lugares errados.

Quebra-cabeças do Ecommerce de sucesso

O objetivo é conseguir encaixar a oferta e o produto da marca com a persona que o negócio deseja atingir. Quando tudo isso funciona, o Ecommerce começa a alavancar.

Para atingir esse PMF, é preciso construir uma estrutura mínima viável. O objetivo, primeiramente, é a validação do negócio.

É preciso dar um passo de cada vez, sabendo exatamente onde se está pisando.

Ou seja, deve-se entender o público-alvo, quais suas necessidades e desejos, para pensar em um produto que sirva como solução para os problemas dele.

Depois que já tiver o produto em mãos, é preciso pensar em uma forma de oferecê-lo que faça sentido e que dê resultados.

O objetivo da validação não é decidir se você vai ficar nesse negócio ou não. O objetivo é identificar se a sua oferta está encaixada com o público que deseja atingir.

Com o Ecommerce de Sucesso validado, é como se o empreendedor saltasse do terceiro cenário para o primeiro, que tem o objetivo de otimizar os resultados obtidos até então.

Coloque também o seu Ecommerce em uma rota para o sucesso

Como você viu, existem três grandes cenários que todos os empreendedores do mundo do Ecommerce se encontram ou já se encontraram em algum momento da jornada.

E, como também foi possível observar, existe uma solução para cada um desses cenários, desde que o empreendedor tenha o direcionamento certo e tenha em mente quais são suas metas para aquele negócio.

Seguindo uma das rotas que te mostrei aqui, tenho certeza que as chances de você aumentar os resultados do seu Ecommerce de sucesso crescem de maneira significativa.

Contudo, sabemos que o que diferencia um bom empreendedor do resto é a sua sede insaciável por conhecimento.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!