A Análise SWOT é uma das ferramentas que ajuda o empreendedor a tomar decisões mais assertivas no seu negócio. É com ela que empresas de todos os ramos conseguem fazer uma avaliação do cenário atual, se planejar, organizar ideias e evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

No vídeo abaixo, Alan Monteiro, Head Comercial do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira.

O que é Análise SWOT

Antes de te mostrar tudo o que uma Análise SWOT pode fazer para o seu negócio, preciso que você entenda exatamente o que de fato ela é.

o que é análise swot

“SWOT” é uma sigla formada pelas iniciais das palavras “strenghts” (forças), “weaknesses” (fraquezas), “opportunities” (oportunidades) e “threats” (ameaças). Em português, há quem chame de Análise FOFA, traduzindo a sigla para a nossa língua.

Uma Análise SWOT nada mais é que uma forma de planejamento estratégico na gestão de projetos, utilizada para analisar cenários e auxiliar na tomada de decisões.

Ela pode ser feita tanto no universo profissional quanto no pessoal.

Se feita corretamente, ela traz um estudo completo de todos os ambientes do objeto analisado, tanto internos quanto externos. Com esses dados em mãos, fica mais fácil de agarrar oportunidades e se proteger de possíveis ameaças.

Portanto, no mundo empresarial, é uma ótima maneira de avaliar os possíveis resultados de uma ideia antes de implementá-la.

Pelas palavras que formam a sigla, dá para saber quais análises são feitas: as forças e fraquezas se referem à análise interna, enquanto que oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo.

Dessa forma, olhando para dentro e fora da empresa, para os pontos positivos e negativos, você tem em mãos um panorama completo de tudo que pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto.

Por que fazer uma Análise SWOT?

Como já falei, a Análise SWOT serve para tirar ideias do papel. Como você vai ter em mãos um diagnóstico completo da sua empresa, fica mais fácil definir que caminho tomar com segurança.

A Análise SWOT serve para ajudar na tomada de decisões.

tomada de decisões

Isso porque ela traz todas os dados necessários para criar estratégias mais seguras, além de identificar projetos que são inviáveis.

Ao analisar o ambiente interno do negócio, é possível identificar os pontos positivos, que devem ser reforçados, e as fraquezas, que precisam ser melhoradas para que o projeto dê certo.

Observando o ambiente externo, é possível se prevenir de fatores sobre os quais não tem controle

As oportunidades te dãor ideias e insights que podem ter passado despercebidas, enquanto que as ameaças te mostram o que você deve antecipar para se proteger.

Como fazer uma Análise SWOT

Fazer uma Análise SWOT é simples, rápido e prático. E como você viu, ela pode fazer a diferença no futuro do seu negócio.

1 - Troque ideias com a equipe

O primeiro passo da Análise SWOT é juntar a equipe responsável pelo projeto para discutir os fatores e coletar informações. Esse é o momento onde todos devem falar o que pensam, com o objetivo de juntar o maior número de ideias.

Nesse primeiro momento, o objetivo é ser ágil e prático, juntando percepções do dia a dia da empresa.

Mas o mais importante é ser realista. É fundamental que todos apontem visões da empresa que condizem com a realidade. Somente sendo honesto com os cenários do negócio será possível traçar estratégias que dêem certo.

2 - Analise os fatores internos

Depois que todos os envolvidos já se reuniram e deram suas visões gerais da empresa, é o momento de focar nos fatores internos, mais precisamente nas forças e fraquezas do negócio.

análise swot - forças e fraquezas

Como já disse, esses fatores são aqueles sobre os quais a empresa tem controle direto. Por exemplo: se a análise identificar que os materiais e equipamentos disponíveis, como computadores e internet são uma fraqueza, eles podem ser facilmente substituídos para que se tornem uma força.

As forças e fraquezas indicam quais são as vantagens e desvantagens do negócio em relação aos concorrentes.

Abaixo estão alguns itens internos que devem ser analisados nessa etapa:

  • Localização
  • Tempo de mercado
  • Reputação
  • Recursos humanos
  • Recursos financeiros
  • Marketing
  • Gestão
  • Capacidade de operação
  • Acesso à matéria-prima
  • Equipamentos e materiais
  • Entre outras

Centenas de fatores podem aparecer na análise interna do negócio. Para que ela dê resultados, é importante focar naqueles pontos que farão a diferença na implementação do projeto em questão.

3 - Analise os fatores externos

Depois de analisar as duas primeiras letras da sigla, que se referem ao ambiente interno do negócio, é chegada a hora de avaliar as duas restantes, do ambiente externo.

Estamos nos referindo às oportunidades e ameaças. Esses fatores não podem ser controlados diretamente, mas podem servir de dados para se prevenir de algo ruim e para planejar determinada ação.

ameaças

Portanto, na Análise SWOT, você precisa identificar quais fatores externos podem influenciar o sucesso do projeto em questão.

É importante estar atento aos movimentos do mercado, do setor, da economia, da política e da sociedade em geral. Ou seja, deve-se analisar os micro e macroambientes.

  • Microambientes: São os fatores que atuam no seu setor. É importante entender como você se relaciona com eles.

Clientes: como o seu público se comporta

Fornecedores: qual o seu poder de negociação

Concorrentes: quantas empresas do seu setor existem no mercado e como elas se relacionam

Substitutos: existem produtos que funcionam como soluções alternativas para a sua mercadoria?

  • Macroambientes: Fatores que se referem além da empresa e do setor e que você não tem controle sobre:

Político: projetos de lei que podem influenciar no projeto, novos governantes, etc

Econômico: inflação, níveis de consumo, renda média do público-alvo, etc

Demográfico: crescimento da população, taxa de natalidade, escolaridade, etc

Tecnológico: novas tecnologias, processos operacionais, automações, etc

Sociocultural: crenças, valores, costumes, hábitos de consumo, etc

Natural: falta de matéria-prima, poluição, catástrofes, etc

4 - Monte a Matriz

Quando já tiver com todas as ideias, dados internos e externos reunidos, é hora de juntar tudo e montar a matriz. Dessa forma, você consegue visualizar de forma rápida todas as informações que precisa.

A matriz é formada por quadrantes, que dividem exatamente as quatro letras da sigla da análise: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Selecione somente aquilo que é realmente relevante e escreva em forma de tópicos, organizando-os em ordem de importância, de maneira que seja priorizado o que tem mais impacto no negócio.

Nos quadrantes de cima, coloque os fatores internos do negócio (forças e fraquezas), enquanto que nos de baixo, se localizam os externos (oportunidades e ameaças).

Os pontos positivos (forças e oportunidades) devem ser colocados à esquerda. Já os negativos (fraquezas e ameaças), devem ser posicionados à direita da matriz.

Dessa forma, fica fácil visualizar o que é preciso analisar e cruzar as informações para traçar estratégias.

Nós, do Ecommerce na Prática, montamos nossa própria Matriz SWOT, para facilitar o seu processo. Você pode baixá-la gratuitamente através desse link.

Utilize a Análise SWOT para montar suas estratégias

Com a análise pronta e em mãos, fica muito mais fácil de montar as estratégias do negócio de maneira segura, sabendo das oportunidades e das ameaças que aquela ação pode ter.

Afinal, é muito melhor saber todos os fatores que podem influenciar o sucesso de um projeto antes de iniciá-lo de fato. Assim, você fica prevenido de qualquer surpresa que possa aparecer no caminho.

Gostou dessas dicas? Tenho certeza que a partir de agora, você vai utilizar essa ferramenta para avaliar a implementação de um novo projeto no seu negócio.

Receba uma Matriz SWOT gratuitamente: