Quando pensamos em abrir um Ecommerce, uma das principais preocupações é com a forma que devemos utilizar para atingir nosso público-alvo. Será que adianta ter um site com um ambiente favorável para o visitante se a sua marca não tiver afinidade com o público, ou seja, se o seu negócio não for visto como um amigo pelo seu cliente?

Apesar da importância que um bom site tem, é necessário que o cliente veja a sua marca como um amigo. Para que isso ocorra, ter um ambiente onde o consumidor possa "conversar com a sua marca" é imprescindível.

Seja amigo do seu cliente

Quanto mais forte for o laço entre o seu negócio e o público-alvo, mais chances você terá de vender. Para isso, basta imaginarmos dois cenários: no primeiro, você acessa o chat online de uma loja - seja para reclamar, elogiar ou fazer sugestões - e recebe um atendimento personalizado, educado e carismático. No outro, você se depara com mensagens automatizadas e replicadas por um robô. Certamente a segunda opção não conseguirá criar vínculos com o cliente, muito menos fidelizá-lo.

Apesar da existência de várias estratégias para criar um laço de amizade com o cliente, o atendimento - mais do que nunca - deve receber uma atenção especial. Atualmente os consumidores sentem-se mais satisfeitos quando são tratados de forma pessoal, ou seja, de forma mais humana, assim como gostaríamos de ser tratado por qualquer amigo.

Confiança é coisa de amigo

A maioria dos vendedores esquece que, ao entrar numa loja, o consumidor está querendo suprir uma necessidade. Por isso, a sinceridade na hora de direcionar o seu cliente deve ser um pilar inquebrável.

Amigos confiam um no outro. Entretanto, quando essa confiança é quebrada, dificilmente a amizade volta a ser como antes. Você já deve perceber que sempre procura algum amigo ou familiar de confiança quando está na dúvida sobre alguma decisão que precisa tomar. Procure ser esse amigo para o seu cliente, e assim você conseguirá ajudá-lo na tomada de decisão.

Muitos vendedores enxergam apenas um cifrão na testa do cliente quando ele entra em contato. Esquecem que aquele cliente tem anseios, dúvidas e inseguranças. Muitos até se aproveitam desta insegurança, mas o efeito pode ser danoso para os seus negócios se o cliente sentir que a sua loja está se aproveitando de uma fragilidade exposta ao vendedor.

Tire essa impressão que muitos consumidores carregam de que o vendedor quer apenas o seu dinheiro. Mostre que você é um ser humano como ele, com as mesmas dúvidas e problemas. Esse é um grande diferencial para aumentar suas vendas: mostrar ao cliente que você se importa com a vida dele.

E lembre-se: quando fazemos um bom amigo, acabamos apresentando ele para outros colegas. Assim é feito também nas relações comerciais: quando ficamos satisfeitos com um produto, acabamos falando bem dele para outras pessoas e, possivelmente, indicando a mercadoria para outros amigos que pensam como nós.

E se você está pensando em perguntar o que fazer se o cliente não quiser comprar, a resposta é uma só: seu cliente não precisa comprar. Antes disso, ele precisa confiar em você. Mesmo que ele não compre nada hoje, possivelmente irá voltar outro dia, pois saberá que ali tem uma loja sincera, que ele pode confiar.

Amizade com fornecedores

Já imaginou o desafio que é se relacionar com um grande fornecedor? Qualidade do produto, negociação de preços, prazo de entrega... Quanta coisa, não é mesmo? Já imaginou também como um bom relacionamento com o fornecedor pode favorecer seus negócios?

A primeira dica é pesquisar bastante os fornecedores que pretendem trabalhar com você. Basta fazer uma busca pela internet e descobrir se a empresa responde a processos judiciais, por exemplo. Afinal, você não vai querer fazer amizade com alguém que não trabalha de forma correta e honesta, não é mesmo? Se o seu fornecedor não respeita o próprio cliente, pule fora dessa e procure outro com uma reputação melhor.

É muito importante também que você tente conhecer pessoalmente as instalações da empresa do seu fornecedor. É uma grande oportunidade para conhecê-lo melhor e tirar todas aquelas dúvidas sobre sua reputação que não seriam possíveis pelo e-mail ou telefone.

Quer saber mais tudo sobre criar e estruturar um Ecommerce de Sucesso? Faça o treinamento Ecommerce do Zero!

Para começar a assistir as aulas, é só assinar o Ecommerce na Prática neste link!