O Aliexpress finalmente abriu as portas para os vendedores brasileiros venderem na plataforma. E se você quer saber como aproveitar o Aliexpress no Brasil, esse texto foi feito para você.

Desde 2010 o Aliexpress atua no Brasil e nesse período, segundo o estudo Beyond Borders 2020, o nosso país já se posicionou entre os cinco maiores mercados do marketplace. 

Para entender como tudo começou, voltamos a 1999, quando o Alibaba começou como uma espécie de classificados online e então foi crescendo junto da popularização da internet na China. 

Então foi criado um braço de comércio eletrônico internacional, o AliExpress, que surgiu em 2010. 

Com o passar dos anos, o Alibaba teve que entender e adaptar seus serviços para o mercado ocidental e o Brasil não ficou fora disso…

Adaptações do Aliexpress no Brasil

Por aqui, a empresa não demorou a entender a importância de se adaptar ao estilo brasileiro de fazer negócios. 

Um exemplo disso está nos métodos de pagamentos, em que, por exemplo, ela adota boletos desde 2013, e atualmente permite até pagamentos por Pix.

Além disso, o AliExpress no Brasil criou uma plataforma só para vendas por meio de transmissões ao vivo: o AliExpress Live, que permite ver uma agenda de lives separada por idioma. 

Essas transmissões ao vivo são regadas a entretenimento com descontos para quem as acompanha.

Abertura do Aliexpress aos vendedores brasileiros

O AliExpress abriu sua plataforma para os brasileiros em agosto deste ano, oferecendo taxas de apenas 5% a 8% sobre o valor dos produtos comercializados.

Com isso, ele passou a atrair os sellers locais e a competir junto com a Shopee por espaço no Ecommerce brasileiro

Dessa forma, as entregas realizadas em solo nacional são feitas pelos Correios com prazo de até cinco dias para essa entrega para as principais regiões metropolitanas do Brasil.

Além dos desafios de ter um bom preço e entrega em tempo hábil, garantir a satisfação dos consumidores com o produto é o grande desafio da empresa.

Para isso, o AliExpress tem um programa de garantia de satisfação: se o produto adquirido não é como descrito ou não chegou dentro da data estimada, a empresa garante reembolso dentro de até 15 dias após a compra.

Para ler depois: 5 Passos para começar a Vender em Marketplace

Benefícios do Aliexpress no Brasil para os vendedores

O principal benefício do Aliexpress no Brasil para os vendedores é a taxa super competitiva que varia entre 5% e 8%.

Outros benefícios são um serviço integrado de logística, frete grátis e menores comissões. Além disso, o serviço de vendas locais do AliExpress garante aos lojistas brasileiros um fluxo de repasses financeiros mais rápido que a média dos marketplaces e a possibilidade de realizarem saques, sem custos, diariamente.

Ademais, com o Aliexpress no Brasil, os sellers podem contar com ferramentas de marketing criadas pelo grupo Alibaba para melhorar a conversão e performance de suas vendas e com canais como a Universidade AliExpress, onde há uma série cursos técnicos de marketing digital e um serviço de suporte para tirar dúvidas dos novos vendedores que ingressam na plataforma.

Incrível, não é mesmo?

Nós pontuamos as principais vantagens de aproveitar a chegada do Aliexpress no Brasil, dá só uma olhada:

  • Canal de Venda em Rápido Crescimento
  • Cadastro Rápido e Gratuito
  • Acesso a Milhões de Clientes
  • Taxas de Comissão Competitivas 5-8% conforme à categoria
  • Contabilidade Simplificada
  • Serviço Logístico Integrado
  • Fácil Operação| 100% Rastreável
  • Taxas Competitivas
  • Rápido Fluxo de Caixa
  • Pagamento em 7 dias após a entrega ao cliente com possibilidade de saque diário grátis
  • Suporte para Expandir o Negócio
  • Suporte Telefônico Consultores Especializados

Como vender no AliExpress no Brasil

Diante de tantas vantagens, aprender como vender no AliExpress pode ser uma excelente ideia para alavancar as suas vendas. Por isso, preparamos um passo a passo para você:

1. Faça o Cadastro da sua empresa no AliExpress

O primeiro passo para aproveitar o AliExpress no Brasil é cadastrar sua empresa no site oficial do marketplace

Depois, clique em “Criar conta” e preencha os dados solicitados como país do imposto da sua loja, e-mail e senha para login.

2. Preencha informações do seu negócio

Os dados necessários são seguintes:

  • Nome da marca;
  • Número do registro;
  • Número de identificação do representante legal;
  • Endereço do representante legal;
  • Certificado Fiscal/IVA.

Depois de preencher os primeiros dados, você será direcionado para uma página onde alguns dados como forma jurídica da empresa e nome de registro da empresa devem ser informados. 

Então, a próxima etapa é fazer o upload da licença CNPJ e preencher mais dados sobre o endereço da sua empresa.

Assim que concluir o cadastro, basta aguardar o time de vendas do Aliexpress no Brasil entrar em contato com você pelos dados informados para dar andamento no processo.

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura Ecommerce na Prática!

Com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui: