Google Adwords ou Facebook Ads: Qual traz Melhores RESULTADOS?


google adwords ou facebook ads

Google Adwords ou Facebook Ads? Qual dessas duas plataformas traz mais resultados para o seu ecommerce?

Se você montou uma operação de vendas na internet, é bem possível que já tenha pensado na questão acima… Afinal de contas, ninguém quer investir dinheiro sem ter algum retorno desse investimento.

Se você quer aprender como avaliar qual das duas plataformas de anúncios é a mais indicada para o seu momento, fique comigo, pois é justamente sobre isso que vou falar no artigo de hoje!

Google Adwords ou Facebook Ads: números

Antes de tudo, é preciso dizer que o tema que vou abordar aqui hoje é muito importante para o seu crescimento enquanto empreendedor digital.

Aliás, saber em quais canais de marketing investir é mais que importante, é fundamental. Por vezes é isso que separa os bons empreendedores daqueles que acabam ficando pelo caminho.

google adwords ou facebook ads

Bom, vamos a alguns números:

Segundo pesquisas divulgadas pelo próprio Google ao longo dos últimos anos, a empresa conta hoje com uma incrível marca de 40 mil pesquisas por segundo. Isso dá cerca de 180 bilhões de pesquisas mensais.

Com toda essa potência, a plataforma alcança mais de 90% dos usuários de internet do mundo inteiro.

google adwords ou facebook ads

O Facebook, por sua vez, conta com mais de 1,6 bilhões de usuários ativos no planeta. 99 Milhões deles estão no Brasil (nós somos um dos países mais “viciados” em redes sociais do mundo).

E aí, só com essas informações você já consegue dizer qual das plataformas é mais efetiva na hora de trazer lucros para o seu negócio? Não? Então vamos começar a aprofundar essa análise.

A Grande Vantagem do GOOGLE ADWORDS

A rede de pesquisa do Google Adwords possui uma grande vantagem sobre o Facebook Ads: seus usuários só encontram produtos e serviços quando estão buscando por eles.

Por exemplo: ninguém digita “Assistir Filmes Online” e visualiza uma propaganda de suplemento alimentar no Google… As coisas não funcionam assim.

Se um usuário está visualizando uma propaganda de um suplemento alimentar é porque acessou o Google e pesquisou por termos como “suplementos para ganhar massa”, “suplementos para emagrecer”, “vitaminas para ser mais saudável”, esse tipo de coisa…

Sendo assim, podemos concluir que a grande vantagem do Google Adwords sobre o Facebook Ads está no momento em que o anúncio aparece para o usuário.

O Adwords impacta as pessoas quando elas já estão no que chamamos de “momento de compra”, então a taxa de conversão acaba sendo maior.

google adwords ou facebook ads

A Grande Vantagem do FACEBOOK ADS

Por outro lado, o Facebook Ads também apresenta uma vantagem de peso quando comparado ao Google Adwords.

Enquanto na rede de pesquisa do Google você não consegue ser muito específico na hora de segmentar o público, o Facebook Ads te dá ótimas ferramentas para fazer isso — como o Facebook Audience Insights, por exemplo, que ajuda você a descobrir características bastante específicas da sua persona.

google adwords ou facebook ads
Página inicial do Facebook Insights (Reprodução)

Vamos dizer que você tenha um ecommerce de suplementos alimentares.

Enquanto no Google é possível segmentar anúncios apenas por regiões geográficas e palavras-chave buscadas, o Facebook te permite ser muito mais eficiente.

Com a quantidade de informações detalhadas que cada usuário fornece à plataforma, o Facebook Ads é uma verdadeira mina de ouro para o empreendedor que consegue usar esses dados sem se perder no meio de tanta informação.

Sendo assim, vamos dizer que você faça a seguinte segmentação para o seu anúncio:

Homens e Mulheres > Entre 18 e 40 anos > Que já manifestaram interesse por outras fanpages que falam sobre vida saudável, ganho de massa muscular, emagrecimento etc.

Esse tipo de anúncio, com um direcionamento extremamente eficiente, você não consegue fazer pela rede de pesquisa do Google Adwords…

google adwords ou facebook ads
Pelo Facebook Audience Insights você consegue saber até mesmo quais as páginas preferidas da sua persona (Reprodução)

Outras Comparações

Se você precisa vender o seu produto ou serviço ainda hoje, não tenho dúvidas em indicar o Google Adwords. Como já disse, ele é muito mais objetivo, pois o usuário está no momento de compra ideal… Meio caminho já está andado.

Por outro lado, se você está focado em construir e impactar recorrentemente uma base de fãs, nada melhor que utilizar o Facebook Ads. Lá, aos poucos, sua audiência vai sendo construída… É um ativo que está sendo formado.

Depois disso você continua mantendo o relacionamento e promovendo campanhas para a sua audiência… Se uma pessoa é fã da sua marca nas redes sociais, ela com certeza está propensa a fazer uma compra, indicar seus produtos para outros usuários ou até mesmo associar o nome da sua marca ao produto que está sendo oferecido.

google adwords ou facebook ads

Mais algumas pequenas vantagens do Facebook Ads:

Enquanto no Google Adwords um usuário vê o seu anúncio e precisa decidir naquele momento se compra ou não de você (tudo ou nada), no Facebook Ads as coisas funcionam de uma forma mais sutil.

Por lá um usuário pode simplesmente curtir a sua página e continuar acompanhando suas postagens até que decida comprar alguma coisa.

Template Icon

Apresentação Gratuita: Como Montar seu Ecommerce do Zero

Temos uma Sessão Começando em: min seg

Você vai aprender um método passo a passo que já ajudou Mais de 1500 empreendedores a Começar seus Negócios e VENDER MUITO todos os dias. Assista Abaixo:


Além disso, o Facebook também possui um recurso chamado “lookalike audience”. Através dele, você usa as informações dos seus atuais clientes para procurar por mais pessoas com aquelas características dentro do Facebook.

Por exemplo: o que os seus melhores clientes curtem no Facebook? Quais produtos compraram recentemente? Quais portais costumam visitar? Todas estas são informações que você poderá usar para encontrar mais pessoas que provavelmente vão se interessar pelo que você vende.

Caso a Caso

Eu tenho um vídeo que deu bastante repercussão no canal do Youtube. Nele falo sobre a motivação de compra do seu produto… Você sabe o que motiva o cliente a comprar aquilo que você vende?!

Existem basicamente dois gatilhos motivadores: desejo e necessidade — entender em qual estágio o seu produto se encaixa é fundamental para o sucesso do seu ecommerce, acredite =)

A necessidade é bem simples de entender… É basicamente aquilo que o usuário precisa, ele não tem escolhas.

Se você abre o guarda-roupas e percebe que suas meias estão todas furadas, comprar meias novas não vai ser encarado como uma questão de desejo, mas sim de necessidade.

A necessidade, que geralmente vem junto com a urgência, combina muito bem com o Google Adwords… O usuário sente a necessidade, acessa o buscador, pesquisa e compra. Fim.

google adwords ou facebook ads

Já o desejo é um pouco mais complexo… Um homem entra em uma loja de roupas, fica apaixonado por um par de sapatos, se imagina indo ao trabalho com ele todos os dias, mas lembra que tem mais dois pares novos em casa. Além disso o seu cartão está quase estourando.

Ele vai levar?? Não temos como afirmar, mas sabemos que existem muitas objeções que provavelmente o impeçam de continuar com a compra…

Por outro lado, os dias vão passar, seus outros pares de sapato vão se desgastar e em determinado momento comprar sapatos novos torna-se uma necessidade.

Se o seu ecommerce trabalha com esse tipo de produto, o Facebook Ads é muito útil e eficiente… O cliente pode até não comprar de você naquele momento, mas ele faz parte do seu público-alvo e manifesta isso curtindo sua fanpage. Quando chegar o momento ele pode te procurar novamente.

Resumindo: se você vende um produto muito atrelado à necessidade, comece testando as possibilidades do Adwords. Se o que você vende é muito ligado ao desejo, ele tem mais o perfil do Facebook Ads.

Se você gostou da ideia, assista o vídeo onde falo um pouco mais sobre esse conceito de “Desejo x Necessidade”:

Afinal, Qual Plataforma Atrai MAIS CLIENTES pro Seu Negócio?

Ok, agora já falamos um pouco sobre as principais vantagens que fizeram de Google Adwords e Facebook Ads as plataformas mais bem-sucedidas no mundo do marketing digital.

Mas afinal, Bruno, se cada uma oferece recursos diferentes, em qual eu devo apostar no meu negócio?!

Nas duas!

Sim… nas duas. Na verdade, enxergar Facebook Ads e Google Adwords como concorrentes é uma limitação da sua visão empreendedora.

É claro: comece testando uma possibilidade por vez… Mas não exclua a outra. A maioria dos negócios possui estágios e oportunidades a serem aproveitados tanto a nível de Google Adwords quanto a nível de Facebook Ads.

Por exemplo:

Você é dono de uma loja virtual de brinquedos e sabe que com a proximidade do Dia das Crianças existe um pico nas buscas por esse tipo de produto.

O que você faz? Bom, uma ótima opção é usar o Adwords para, algumas semanas antes, iniciar campanhas com localização pré-definida, oferecendo frete grátis, por exemplo, somente para os clientes da sua cidade e região.

google adwords ou facebook ads

Por outro lado, mesmo depois de passado o Dia das Crianças, as pessoas não param de comprar brinquedos…

Nesse caso, é interessante construir uma audiência através do Facebook Ads. Por lá você conseguirá interagir frequentemente com seu público-alvo e fazer campanhas direcionadas somente para os curtidores da página.

Se essas pessoas curtiram sua página, provavelmente vivem próximas a pelo menos uma criança. Logo, é bom fazer a sua marca ser lembrada por elas, pois tudo indica que em breve muitos desses clientes precisarão comprar algo que você está vendendo…

***

Resumindo: não procure respostas rápidas sobre qual a melhor solução para você. Procure investir bastante tempo estudando sobre ambas as plataformas e testando os resultados nas duas.

É claro que uma provavelmente vai trazer um maior retorno… Aí você aumenta os investimentos nela e, se for o caso, diminui na outra. O que você não pode fazer é parar de testar…

No mundo dos negócios, grandes resultados podem ser conquistados a partir de tentativa e erro. Nunca desista de testar =)

google adwords ou facebook ads

Semana do Ecommerce: Participe do Principal Evento do Ano Sobre ECOMMERCE!

Você está querendo montar uma operação de ecommerce e não sabe muito bem por onde começar? Ou já tem uma loja virtual e quer atrair MUITO MAIS clientes com ela?

Então eu tenho um Convite pra Lá de Especial para fazer: mais uma Semana do Ecommerce vem aí!!

A Semana do Ecommerce é nada menos que o maior evento do ano para empreendedores do comércio eletrônico brasileiro…

Nessa série de vídeos online e gratuitos você vai aprender a planejar e montar um Ecommerce do Zero. Prometo que você sairá do evento com um plano de ação e pronto para colocar a sua operação no ar =)

O primeiro vídeo será liberado no dia 6 de março de 2017. Se você quer ser avisado, faça a sua inscrição gratuita através do site oficial da Semana do Ecommerce.

***

Você também pode me encontrar no Facebook e Youtube =)

Um forte abraço e até a próxima!!