Como VENDER MAIS no Mercado Livre? Aumente o seu faturamento!


como vender mais no mercado livre
Reprodução

Para o empreendedor que quer entrar de verdade no jogo do comércio eletrônico, saber vender em grande volume dentro de marketplaces é uma habilidade fundamental.

Dentre todos os marketplaces, que segundo a E-bit foram os grandes responsáveis por boa parte do crescimento do ecommerce brasileiro em 2016, o destaque, é claro, fica por conta do Mercado Livre.

Considerado o maior marketplace do mundo, o Mercado Livre opera centenas de milhões de operações de vendas todos os anos — não é à toa que tantos ecommerces consigam faturar alto em seus primeiros meses sem nem mesmo precisar de uma plataforma.

Para vender lá não existe segredo. Nas dicas que trouxe abaixo, vou tentar fugir do óbvio, de tudo aquilo que você já sabe: “é preciso trabalhar com boas fotos”, “ter um excelente atendimento”, “fazer boas descrições” etc.

Fora isso, o que será que você pode fazer pra ter um poder de fogo maior que o dos outros vendedores?

Criando TÍTULOS MATADORES para o Mercado Livre

No treinamento Ecommerce do Zero eu disponibilizo um módulo bônus inteiro sobre o Mercado Livre… Essa é a importância que dou para esse marketplace.

Dentro desse bônus, separo uma aula inteira apenas para falar sobre a montagem dos títulos dos seus produtos. E sabe por que isso é importante? Porque um bom título, além de ser mais persuasivo, também faz com que você apareça para mais gente (+ visibilidade = + possibilidades de compra).

A primeira (e mais importante) dica que posso te dar é: entenda exatamente como o seu cliente procura pelo seu produto… A busca do cliente e o seu título precisam estar em sintonia, assim você multiplica o número de vezes que o seu anúncio será visualizado.

Para descobrir como os usuários estão buscando pelos produtos do seu mercado é bastante simples: acesse a seção “O mais buscado” do Mercado Livre.

Depois disso, selecione o seu mercado e comece a navegar entre produtos e categorias… O Mercado Livre vai mostrar quais são os 40 termos mais populares entre os usuários daquele segmento.

Como VENDER MAIS no Mercado Livre

Escolhendo a PALAVRA-CHAVE e Estruturando um Bom Título

Agora que você tem a preciosa informação sobre como os clientes procuram pelos seus produtos, precisa saber exatamente como usar isso a seu favor.

No momento de criar o seu título, o primeiro passo é definir qual será a sua palavra-chave, o termo mais importante dentro do anúncio a ser montado. Essa palavra deve aparecer logo no início do título.

Depois disso, faça uma relação com todas as características mais importantes do produto (cor, tamanho, modelo etc), pois tudo precisa constar nesse título.

como vender mais no mercado livre
Reprodução

Ganhando em VOLUME de Vendas

Quanto mais um anúncio converte, mais o Mercado Livre entende que ele é relevante, então é interessante mostrá-lo para mais e mais consumidores.

Sendo assim, é muito importante que você explore todas as estratégias possíveis para criar alguns anúncios que sejam avassaladores em volume de vendas.

Quer uma dica simples de como aumentar as suas chances de vender muito um determinado produto? Então lá vai:

Sabe quando você tem uma camiseta com a mesma estampa, mas que está sendo vendida em diversas cores diferentes? Se você cria um anúncio para cada cor, as vendas correm o risco de minguar:

  • Camiseta Estampa X Vermelha = 8 vendas
  • Camiseta Estampa X Roxa = 12 vendas
  • Camiseta Estampa X Preta = 29 vendas
  • Camiseta Estampa X Branca = 65 vendas

Se você anunciasse tudo em um único lugar, o total de vendas seria muito maior, mostrando ao Mercado Livre que aquele seu anúncio é relevante de verdade — além de ser mais persuasivo aos olhos do seu potencial comprador:

  • Camiseta Estampa X Diversas Cores = 114 vendas

Esse é o tipo de dica prática que funciona e traz resultados para muitos mercados, mas que pouca gente conhece e pratica.

Como vender mais no mercado livre
Reprodução

Finalizado o seu título, confira se ele não tem sinais de exclamação, vírgula, dois pontos, esse tipo de coisa… O único recurso que você deve usar para separar informações, se necessário, é o hífen (-) — isso melhora sua indexação na plataforma.

Criando uma BOA REPUTAÇÃO no Mercado Livre

Se você quer faturar centenas de milhares de reais no Mercado Livre todos os meses, precisará construir uma reputação muito boa por lá — esse é um dos critérios que mais importam na hora que o cliente pondera se vai fechar ou não uma compra com você.

Na verdade não existe segredo para criar uma boa reputação: você só precisa trabalhar bem e com preços e produtos competitivos.

Para o Mercado Livre, é interessante que os seus vendedores assumam o compromisso de trabalharem segundo as boas práticas da plataforma, e foi por isso que ele criou uma hierarquia onde todo vendedor começa no mesmo patamar e pode ser promovido a MercadoLíder, MercadoLíder Gold ou MercadoLíder Platinum.

Quanto mais você escala, obviamente, mais o Mercado Livre te considera como um parceiro importante e prioriza as suas vendas, dando mais visibilidade aos seus produtos e, inclusive, encorajando os clientes a comprá-los:

lider
Reprodução

Para chegar aos níveis que citei no penúltimo parágrafo, você precisará atingir os seguintes requisitos:

requisitos
Requisitos para se tornar um Mercadolíder (Fonte: Reprodução)

Fora isso, capriche no feedback que você dá aos clientes e potenciais clientes nas perguntas sobre cada produto… Esses comentários ficam visíveis a todos e os consumidores costumam valorizar bastante os vendedores mais atenciosos.

Conseguindo QUALIFICAÇÕES

A cada pedido realizado, esforce-se para ser eficiente. Tire todas as dúvidas do comprador, poste o produto o mais rápido possível e acompanhe a entrega para saber se ocorreu algum imprevisto.

Só fazendo isso, as chances são grandes de que, ao final do processo, você receba uma boa qualificação do cliente.

Por outro lado, alguns clientes só lembram de você até o produto chegar… Depois disso, eles simplesmente não querem “perder” um minuto classificando a experiência de compra.

Nesse caso, não perca a oportunidade de enviar um email emocional, dizendo o quanto aquela qualificação é importante para que você continue prestando um bom trabalho no Mercado Livre — aliás, você pode mandar um email desses imediatamente após o cliente receber o seu produto… Ninguém perde nada com isso.

Uma excelente reputação passa por excelentes qualificações, então não deixe nenhuma oportunidade passar.

Como VENDER MAIS no Mercado Livre

Essas 3 táticas (títulos bem construídos, reputação e anúncios com volume de vendas) podem te ajudar demais…

Fora isso, é claro que você precisa trabalhar com boas fotografias, inserir seu produto em um contexto, criar boas descrições… Enfim, tudo aquilo que sempre falamos por aqui.

***

Restou alguma dúvida sobre como vender mais no Mercado Livre utilizando as técnicas citadas aqui? Deixe um comentário e vou responder assim que puder!

Como VENDER MAIS no Mercado Livre

Se você gostou muito do conteúdo e é um apaixonado por comércio eletrônico, não deixe de me seguir também pelas redes sociais… Divulgamos artigos inéditos todos os dias por lá =)

Além disso, deixe o seu email abaixo para entrar na Lista Vip do Ecommerce na Prática. Todos os leitores dessa lista recebem meus emails com conteúdos e sacadas exclusivas sobre o mercado de ecommerce no Brasil e no mundo… É 100% gratuito!

Eu espero de verdade que o nosso artigo de hoje possa ajudar você a construir um império dentro do ML… Depois me conte qual foi o resultado!

Um forte abraço e até a próxima,

Bruno de Oliveira

Comentários

  1. Anibal diz

    Estou entrando no mundo do ecommerce, novo de tudo,,, gostei bastante nada matéria e espero receber outras mais, obrigado