Otimizar sua loja virtual para aparecer nas buscas orgânicas do Google, não é tão complicado quanto parece, principalmente com um Checklist de SEO.

O que você precisa fazer é uma otimização da sua loja para mostrar ao Google que o seu conteúdo é relevante para uma determinada palavra chave, além disso, você também precisa demonstrar autoridade (isso se faz com conteúdo relevante e links de recomendação) no seu domínio.

Apesar desse trabalho de otimização não ser complicado, como eu disse acima, é um pouco demorado, principalmente se o seu nicho e/ou palavra chave escolhida tive muita concorrência.

Nesse caso pode levar meses ou até anos para atingir um bom posicionamento nas buscas.

O ponto é que você precisa considerar e aceitar que SEO é um investimento de longo prazo, você não terá resultados em 1 ou 2 meses, portanto, esse não pode ser um pilar do marketing do seu negócio.

Você precisa investir em publicidade e tráfego pago, enquanto desenvolve seu trabalho de SEO.

A minha recomendação é que você considere o trabalho de SEO do seu Ecommerce, como uma rotina diária. Se você separar 1 hora por dia para trabalhar no SEO da sua loja, em 6 meses a 1 ano você começará a ver uma boa quantidade de tráfego chegando a sua loja virtual, vindo da busca orgânica, ou seja, visitas gratuitas.

Nesse artigo eu vou te apresentar o meu Checklist de SEO. Ele aborda os pontos principais de um projeto de otimização de uma loja virtual, o principal está nele.

Garanto que se você conseguir cumprir todos os pontos desse Checklist, sua loja virtual terá grandes possibilidades de aparecer nas primeiras posições do Google, para várias palavras chave.

checklist-seo-ecommerce

SEO para Ecommerce: como fazer?

1. Configurações Recomendadas

Ative as opções de dados sociais e demográficos, comércio eletrônico e remarketing.

Envie o Sitemap XML do seu site, caso você não saiba o endereço do seu sitemap (geralmente é www.sualoja.com.br/sitemap.xml), consulte sua plataforma, eles certamente saberão informar.

Localize erros de indexação na sua loja e caso encontre, procure corrigi-los imediatamente.

Vincule o seu Google Analytics com o Search Console, assim você terá acesso a dados e estatísticas mais precisas em relação ao tráfego orgânico da sua loja.

2. Pesquisa e Planejamento de Palavras-Chave

Nessa etapa, para utilizar corretamente o seu Checklist de SEO, você vai usar o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords, é uma ferramenta gratuita. Essa ferramenta vai te dar sugestões de palavras chave, junto com seu respectivo volume mensal de buscas no Google.

O interessante nesse momento é tentar imaginar como o seu consumidor faz buscas pelo seu produto, quais as palavras que ele costuma usar na busca?

Use e abuse do planejador, para encontrar diversas variações das palavras chave, relacionadas ao seu negócio / produto.

Ao lado das palavras chave e do volume, a ferramenta também vai lhe mostrar um preço medido de custo por clique, válido em anúncios vinculados a essa palavra chave no Google Adwords.

A concorrência informa o grau de competitividade por essa palavra chave no caso de anúncios no adwords.

Dica: Prefira Palavras de Calda Longa
O ideal é que você escolha sempre uma palavra chave de calda longa. Chamamos assim, palavras chave que tem menos concorrência, por não serem tão “óbvias”. Um volume de buscas mensais interessante seria entre 200 e 1000.

3. Otimização das Páginas

Essa parte é um pouco mais técnica, porém fundamental no seu projeto de Checklist de SEO. É aqui que vamos mostrar ao Google, que o seu conteúdo deve ser vinculado aquela palavra chave previamente escolhida.

Em todas as páginas da sua Loja Virtual, haverão alguns atributos de HTML, os principais que você precisará otimizar são os Cabeçalhos; H1, H2, H3 e H4.

Antes de começar, você precisa definir em seu planejamento, qual palavra chave deseja otimizar em cada página da loja virtual. Somente uma palavra chave por página.

Dica: Lembre-se que não somente os produtos são páginas em sua loja virtual. Cada Categoria, Subcategoria e Marca, também é uma página e podem ser otimizadas para determinadas palavras chave. Não esqueça também que a HOME também é uma página e precisa otimização.

Tenha somente um H1 em cada página: H1 geralmente é o título da página, ele só dever ser usado uma vez em cada página. Caso hajam outros cabeçalhos, estes deverão ser definidos como H2, H3 ou H4.

Também é importante que os “Hs” estejam em ordem na loja, ou seja, um abaixo do outro.

H1 (Título): Se certifique que seus títulos tenham no máximo 70 caracteres.

checklist-seo-h1

Obviamente a palavra chave escolhida deve ser inserida no seu H1, H2 e em outros caso seja possível.

Escreva a "meta description" da sua página com no máximo 150 caracteres: Esse atributo “meta description”, não tem influencia alguma no seu posicionamento nas buscas, porém, mesmo assim é importante preenchê-lo. Pois ele é exatamente como sua página aparecerá nas pesquisas.

checklist-seo-meta

Escreva uma meta description com um resumo do produto, destaque alguns benefícios e desperte um pouco de curiosidade no usuário. Isso irá incentivá-lo a clicar e acessar sua loja.

URL Amigável: A url da sua página precisa ser amigável, sem códigos ou numerações esquisitas. Inclua a palavra chave na url.

Ao separar palavras na URL, use o hífen ( - ) ao invés do ( _ )

checklist-seo-titulo-url

Imagens dos Produtos: Antes de fazer upload e inserir imagens nos produtos, renomeie o arquivo, incluindo a palavra chave no nome do arquivo. Após o upload, insira a palavra chave também no atributo ALT da imagem.

Use imagens leves, quanto mais leve melhor para o carregamento da sua página.

4. Link building

Criar uma Estratégia de Links apontando para a sua Loja: Quando o Google encontra um site com um link (relevante), para o seu site, ele gosta bastante, na prática funciona como se o site que está linkando, estivesse transferindo sua autoridade para o seu site.

O Google entende que o seu conteúdo tem valor, tanto valor que foi até recomendado em outro site.

A essa estratégia damos o nome de link building.

Mas não pense que basta sair por aí, espalhando links pra sua loja “igual a um desesperado”, em todo tipo de site...

Não é assim que funciona.

Na prática, você pode até ser punido se o Google entender que você está espalhando links sem relevância, com o único objetivo de melhorar seu posicionamento nas buscas.

O Link Building tem que ser feito de forma correta e com estratégia. Você precisa ter conteúdo de valor para o usuário de um outro site, sendo assim, o autor cita o seu link como relevante e um complemento ao conteúdo dele.

Esses links podem ser conseguidos espontaneamente, quando você tem um conteúdo épico tão relevante, que outros sites querem “replicar”... ou através de parcerias como artigos  patrocinados, por exemplo.

Alguns pontos que você precisa observar na hora de buscar esses possíveis parceiros são:

Relevância e Autoridade do Domínio: Pesquise a relevância e reputação do domínio do parceiro. O site precisa ser do mesmo segmento que o seu.

Quanto maior a autoridade do domínio do site, melhor pra você, mais relevante será o link.

Onde seus concorrentes têm links?

Essa é uma boa maneira de saber onde conseguir links. Se os seus concorrentes conseguiram colocar um link em determinado site, significa que você também possui grandes chances de conseguir um link lá também, ou até, que o autor troque o link do seu concorrente por um seu. Tudo dependerá da relevância do seu conteúdo.

Para pesquisar os seus concorrentes e encontrar os links que eles possam ter, você pode usar ferramentas como o Open Site Explorer e o Ahrefs.

Após encontrar a fonte dos links, entre em contato e proponha uma parceria ao editor do site, alguns sites aceitam artigos patrocinados gratuitamente.

5. Conteúdo

Criar uma Estratégia de Conteúdo: O objetivo aqui é conseguir posicionamento para palavras chave que servem de referência ou influência a compra do seu produto.

Por exemplo, se você vende tênis esportivos, você precisa criar um blog que fale de corrida. Exemplos de artigos do seu blog:

  • “qual o melhor tênis para correr na areia”,
  • “5 melhores tênis de corrida de 2015”, ou
  • “Qual o tênis de corrida ideal para o seu pé?”.

Existem também alguns termos muito “clássicos” como por exemplo:

  • produto x é bom?,
  • produto x funciona?,
  • loja fulano de tal reclame aqui...

Você pode criar artigos explorando esses assuntos.

Com o blog e esses artigos, você estará criando um conteúdo relevante e que vai ajudar o seu consumidor em potencial a resolver alguns problemas. No artigo poderá haver um link de recomendação para a compra do produto na loja virtual.

Cada artigo do seu blog precisa ter pelo menos 500 palavras e algumas imagens, se conseguir inserir vídeos, melhor ainda.

Crie conteúdo de pelo menos 250 palavras para cada produto e página da sua loja virtual: O robô do Google se baseia em conteúdo (texto) para indexar páginas. Se você não fizer um belo trabalho na criação das descrições dos seus produtos, dificilmente você conseguirá boas posições no ranking.

A cada 200 palavras de texto, tente inserir duas vezes a sua palavra chave, não mais que isso. A ausência da palavra chave é ruim, pois não vai indicar ao Google que o seu conteúdo tem relevância com aquela palavra chave, por outro lado, o excesso também pode lhe prejudicar.

Tente se livrar do conteúdo duplicado: O Google detesta conteúdos duplicados, portanto evite copiar e colar descrições de produto, também evite títulos semelhantes. Quando não houver jeito, usa a “canonical tag” para indicar ao Google que o conteúdo é semelhante a outro.

Adicione Reviews de Clientes em seus Produtos: Isso será muito útil para gerar recomendação na sua loja virtual, além de gerar mais conteúdo em cada página de produto.

Você pode usar a ferramenta nativa da sua plataforma, ou caso queira algo mais profissional recomendo testar a “TrustVox”.

6. Construa a Reputação da sua Marca

Invista um pouco de tempo na construção das suas campanhas em mídias sociais. Algumas que valem a pena no Brasil são Facebook, Instagram, Google+ e Linkedin.

Não se esqueça de criar e configurar as páginas para sua marca nessas redes sociais. Isso vai ajudar seus consumidores a encontrar o seu negócio pelo nome nas buscas.

Google Meu Negócio: Esse é o antigo Google places, se você possui um ponto comercial ou escritório, use essa ferramenta para colocar o seu negócio no mapa do Google. É mais uma forma de ser encontrado pelos clientes que buscam sua empresa pelo nome.

7. Outros Fatores que Influenciam no SEO de Ecommerce

Sua loja precisa ter um layout  responsivo: Layout responsivo é um layout que se adéqua aos vários tipos e tamanhos de telas como computadores, notebooks, tablets e smartphones. Sua loja precisa ter um design responsivo. O Google já avisou o mercado que passará a ignorar sites não responsivos.

Você pode testar se o seu Layout é responsivo aqui >>

Velocidade da Loja: O tempo de carregamento das suas páginas, é um ponto importantíssimo no ranqueamento nas pesquisas. Procure colocar imagens leves no site, isso vai ajudar um pouco. Use a ferramenta Google Page Speed Tools para avaliar a velocidade do seu site. Quanto mais rápido, melhor.

Concluindo: Checklist Seo para Ecommerce

Então meu amigo, uma vez que você conseguir colocar em prática esse Checklist, seu site começará a atrair muito mais tráfego orgânico e gratuito. Lembre-se que esse é um trabalho de “formiguinha” e “longo prazo”.

Estabeleça um horário diário para sua tarefa de SEO, comece pelos fatores onpage, como otimização de páginas, descrições de produtos, imagens e outros fatores que dependam apenas de você.

Depois disso, construa um Blog para sua empresa e ofereça conteúdo de valor para seus consumidores. Tenha em mente que empresas que possuem blog, tem 434% mais tráfego orgânico vindo dos sites de busca. Acho que esse dado é bem relevante, concorda?

O próximo passo é buscar parcerias para link building estratégico. Faça uma lista dos influenciadores do seu Mercado, assim como de blogs e sites de conteúdo que tenham relevância com o seu nicho. Busque parcerias e/ou artigos patrocinados.

Espero que você tenha gostado do Checklist de SEO do E-commerce na Prática. Agora, se você quiser criar o seu próprio negócio virtual, assine o Ecommerce na Prática e faça o curso Loja Virtual do Zero!

Clique aqui para assinar: